Buscar

Desenvolvimento de projeto de produtos 1

Prévia do material em texto

Projeto de produtos/serviços:
 Projeto em si é a parte conceitual do produto/serviço que poderá vir a ser produzido, tendo como objetivo primordial a satisfação das necessidades de seus eventuais consumidores, concomitante aos recursos disponíveis e objetivos de desempenho estabelecidos para o produto/serviço. Corrêa define projeto como um conjunto de atividades inter-relacionadas para produzir um resultado definido dentro de um prazo determinado, utilizando recursos específicos.
 A natureza do projeto é a tradução do conceito, a partir da especificação detalhada, em um produto ou serviço em consonância com os objetivos de desempenho (qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo) propostos, pois estes afetam diretamente na escolha do produto/serviço pelos consumidores.
Geração do conceito: essa etapa inicia-se com ideias oriundas de fontes externas e internas à organização, como dos consumidores a partir de grupos de foco, sugestões dos clientes e pesquisa de mercado, das ações dos concorrentes, dos funcionários e ideias da pesquisa e desenvolvimento. Essas ideias são transformadas no conceito do produto/serviço dando assim a forma, a função, o objetivo e os benefícios do produto/serviço de forma simplificada e de fácil.
A criação de produtos que atendam as necessidades dos clientes, pode por ventura ser o ponto de partida para estabelecer uma vantagem competitiva, e consequentemente será possível atingir o sucesso estratégico da empresa. 
 Projeto de processos:
 Um processo é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas, que são executadas para alcançar um produto, resultado ou serviço predefinido. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas e as saídas resultantes. Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetar um processo significa idealizar como fazer o produto, que será produzido destinados as necessidades dos clientes. Aqui se define os recursos necessários ( instalações, força de trabalho, matérias primas, entre outros) e a sequência de atividades para a produção.
O objetivo principal é atender as necessidades do consumidor por meio da qualidade, custo, flexibilidade, rapidez do produto.
É preciso:
. alto contato com os clientes e adaptável para atender às necessidades individuais dos clientes;
. baseados em pessoas e ênfase no processo (como o serviço é prestado);
. cada projeto é diferente e alta customização (atendimento personalizado).
 Um bom planejamento vai garantir que não seja necessário repetir tarefas e que possamos revisá-las a fim de melhorar o processo. O processo de melhoria na execução das tarefas é sinal de aumento de produtividade.	
 
 Execução dos processos: 
 Colocar o projeto em ação, produzir o seu produto. O que cabe a organização é gerenciar o processo de produzir, com o objetivo de tornar mínimo o desperdício e fazer com que resultem em produtos adequados, tal qual o planejado.
Clientes como início e fim dos processos: 
Um processo somente terá sentido de existir, se dele resultarem produtos que atendam às necessidades dos clientes, sendo que os clientes constituem o fim de qualquer produto. Ele que vai adquirir o produto e dar lucro a organização.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes