Buscar

Prova de Fil. Ética e Cidadania - 2013-1 amelia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
CURSO DE DIREITO
FILOSOFIA, ÉTICA E CIDADANIA
DOCENTE: Georgeocohama. D. A. Archanjo
1º. Semestre – 2013 / 1ª. UNIDADE
DISCENTE:
TURMA:_______________________TURNO:_________________
1ª. Questão: Diante das afirmações abaixo as classifique em verdadeiro (V) ou falso (F) –
( ) Como se pode notar, nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, de aceitação de coisas ideias que nunca questionamos porque nos parecem naturais, óbvias. 
( ) Para Hobbes, a fonte da lei é a sabedoria e não o poder. 
( ) Um Estado democrático é aquele que considera o conflito legítimo. Não só trabalha politicamente os diversos interesses e necessidades particulares existentes na sociedade, como procura instituí-los em direitos universais reconhecidos formalmente.
( ) Para Nietzsche e vários filósofos contemporâneos a moral racionalista foi inventada pelos fracos para controlar e dominar os fortes, cujos desejos, paixões e vontade afirmam a vida, mesmo na crueldade e na agressividade.
( ) A sociedade, governada por hipócritas, impõe às pessoas modelos éticos que as enfraqueçam e as tornem prisioneiras dóceis da hipocrisia da moral vigente. 
( ) No sistema de contrato social, imaginado por Rousseau, não há lugar para a democracia direta.
( ) Para Aristóteles é livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, o homem é um ser condenado à liberdade.
 ( ) Na realidade, os direitos humanos, tal como hoje estão compilados na declaração universal das Nações Unidas são uma proposta de regionalização nacional dos princípios que fundamentam idealmente as constituições liberais dos países modernos.
( ) Na sociedade burguesa todos os homens concretos perdem seus perfis submetidos à abstração igualadora do dinheiro, mas não alcançam a autêntica realização do seu ser genérico, mas simplesmente se dobram às exigências do sistema capitalista.
2ª.Questão: De acordo com seus conhecimentos, complete as lacunas das assertivas abaixo:
a) O desejo é ______________________. A vontade, decisão. O desejo nasce da imaginação. A vontade se articula à reflexão. O desejo não suporta o tempo, ou seja, desejar é querer a satisfação ___________________ e o prazer imediato.
 
b) Marx afirmava que os valores da moral vigente – liberdade, felicidade, racionalidade, respeito à subjetividade e à humanidade de cada um, etc. – eram hipócritas não em si mesmos (como julgava Nietzsche), mas porque eram ................................................. e .................................................... numa sociedade violenta como a nossa, baseada na exploração do trabalho, na desigualdade social e econômica, na exclusão de uma parte da sociedade dos direitos políticos e culturais.
c) O imperativo categórico exprime-se numa fórmula geral: Age em conformidade apenas com aquela máxima pela qual possas querer ao mesmo tempo que ela se torne uma .............................. .............................................
d) Qual a origem da diferença entre juízos de fato e de valor? A diferença entre a natureza e a cultura. A ........................................., como vimos, é constituída por estruturas e processos necessários, que existem em si e por si mesmos, independentes de nós; por sua vez, a .................................................. nasce da maneira como os seres humanos interpretam a si mesmos e as suas relações com a natureza, acrescentando-lhes sentidos novos, dando-lhes significados simbólicos e valores.
e) A moral racionalista transformou o que é natural e espontâneo nos _____________________ _____________________em vício, falta, culpa, e impôs a eles, com os nomes de virtude e dever, tudo que oprime a natureza.
f) A simples existência da ____________________ não significa a presença explícita de uma _____________________, entendida como filosofia da moral, isto é, uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais.
g) Os costumes por serem anteriores ao nosso nascimento formam o tecido da sociedade em que vivemos, de modo que acabam sendo considerados inquestionáveis e as sociedades tendem a naturalizá-los (isto é, a toma-los como fatos _____________________ existentes por si mesmos).
h) Para assegurar seu aspecto obrigatório que não pode ser transgredido, muitas sociedades tendem a sacralizar os costumes, ou seja, as religiões os concebem ordenados pelos deuses, na origem dos tempos. Como as próprias palavras indicam, ___________________e __________________ referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade que são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros.
3ª. Questão: Faça uma reflexão filosófica (radical, rigorosa e de conjunto) sobre a LIBERDADE, considerando as classificações estudadas e analisadas durante o curso, até então.
4ª. Questão: Elabore uma breve reflexão sobre CIDADANIA, observando a análise desse tema esboçada na Parte I, do livro Cidadania e Globalização, de Lizt Vieira, estudada nesta 1ª.Unidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes