Buscar

Tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disc.: CCJ0030 - DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I  
	2018.1 (G)
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		No curso de execução do orçamento, a realização de despesas para as quais não haja dotação orçamentária, será viabilizada por meio de créditos adicionais:
	
	
	
	
	Especiais.
	
	
	Extra orçamentários
	
	
	Extraordinários.
	
	
	Suplementares.
	
	
	Contingenciais.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Acerca do PPA, assinale a opção correta. 
	
	
	
	
	No âmbito estadual, o prazo de vigência do PPA deve coincidir integralmente com o do mandato de governador, ou seja, quatro anos.
	
	
	No âmbito da União, o projeto de lei do PPA é de iniciativa do Poder Executivo e a sua apreciação limita-se ao do Senado Federal.
	
	
	A CF delegou aos diversos entes federados, em suas esferas de competência, a elaboração de normas sobre a vigência, os prazos, a elaboração e a organização de seus PPAs.
	
	
	Não existe, atualmente, dispositivo de lei complementar nacional que disponha acerca de vigência, prazos, elaboração e organização dos PPAs.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		8. São requisitos à concessão de incentivo de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita: I. Demonstração de que a renúncia foi considerada na estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes. II. Demonstração de que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária e de que não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo próprio da lei de diretrizes orçamentárias. III. Acompanhamento de medidas de compensação por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição. IV. Demonstração da adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias. Quais estão corretos? 
	
	
	
	
	Apenas I, II e III.
	
	
	Apenas III.
	
	
	a) Apenas I 
	
	
	Apenas I, II, III e IV.
	
	
	Apenas II e IV. 
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Quanto ao Direito Financeiro e ao Direito Tributário afirma o Ilustre doutrinador, Professor Luciano Amaro, afirma que o direito financeiro como sistema normatizador de toda a atividade financeira do Estado, abarca, por compreensão, as prestações pecuniárias exigidas pelo Estado, abrangidas no conceito de tributo. Analise as assertivas abaixo: I - O direito financeiro e o direito tributário são dois ramos da ciência jurídica muito próximos. Em parte, concorrem ao tratar de temas em comum, como o tributo; em parte se distanciam, pois o direito financeiro é mais abrangente do que o direito tributário; II - Enquanto o direito financeiro tem por objeto as formas financeiras do Estado, englobando as receitas, as despesas, a autorização de gastos e a fiscalização do dinheiro público, o direito tributário é mais restrito, cuidando apenas de uma parte das receitas públicas, justamente as tributárias; III - As receitas públicas podem ser divididas entre originárias, derivadas e transferidas. As receitas originárias são as provenientes de normas de direito privado, como as doações, o recebimento de bens vacantes e os preços públicos, dentre outras; as receitas derivadas são assim chamadas por derivarem das leis de ordem pública e incluem receitas tributárias e não tributárias, como multas; IV - A Constituição Federal de 1988 distinguiu rigidamente o direito financeiro e o direito tributário. Comprova essa afirmação o fato de que, dentro do título ¿Da tributação e do orçamento¿ há um capítulo dedicado exclusivamente ao ¿sistema tributária nacional¿, que não veicula nenhum comando de direito financeiro, enquanto o capítulo seguinte é dedicado, exclusivamente, às finanças públicas. Assim, considerando que o constituinte originário dedicou uma seção à ¿repartição das receitas tributárias¿ dentro do capítulo dedicado à tributação, referida matéria deve ser vista, cientificamente, como própria do direito tributário. A respeito das afirmações acima, assinale a única resposta correta: 
	
	
	
	
	somente as assertivas II e IV são falsas
	
	
	todas as assertivas são verdadeiras;
	
	
	somente a assertiva IV é falsa
	
	
	somente as assertivas II e IV são verdadeiras
	
	
	todas as assertivas são falsas
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		É o princípio da Lei de Responsabilidade Fiscal, inserido pela LC nº 131/2009 e que determina ampla divulgação de todos os atos e fatos ligados à arrecadação de receitas e à realização de despesas pelo poder público:
	
	
	
	
	Transparência
	
	
	Planejamento
	
	
	Responsabilidade
	
	
	Controle
	
	
	Publicidade
	
	
	
	CONFERIR E ENCAMINHAR

Outros materiais