Buscar

SAUDE NA AMERICA LATINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NOME: Alana Fraga
1. Dimensão ética 
2. Dimensão ecológica 
3. Dimensão epidemiológica 
4. Dimensão estratégica 
 DATA: 11/04
5. Dimensão econômica e política 
6. Dimensão educacional 
7. Dimensão psico-sócio-cultural 
8. Dimensão transcendental 
Numere as colunas abaixo conforme o texto, e responda às perguntas conforme sua compreensão fundamentada:
(8) Incluem-se nesta dimensão tanto as práticas de saúde com base em fé religiosa, como todas as que não têm base científica. Inclui-se aqui o médico que vai a um centro espírita, a engenheira que faz “cirurgia pelo espaço”, o matemático que frequenta terreiro de umbanda ou igrejas cristãs de várias confissões, a cientista que experimenta ervas xamânicas (indicação tradicional indígena), todos buscando ajuda para suas dificuldades na vida. 
(3) A pesada carga da doença absorve de tal modo, que falta desenvolver um indicador próprio para a saúde, mantendo o modelo biomédico com foco na doença, quando deveria ser na saúde (prevenção). Ela fornece elementos para analisar a importância relativa das doenças e causas externas na produção de discapacidades. É preciso refletir primordialmente sobre a prevenção das doenças e males. O QUE SIGNIFICA DISCAPACIDADE? EXPLIQUE A ORIGEM DO TERMO: 
A discapacidade é uma condição que afeta o padrão de vida de um indivíduo em um grupo. O termo é usado para definir uma deficiência física ou mental, como sensorial, cognitiva, intelectual ou vários tipos de doenças crônicas
(2) Ela engloba a preocupação com o desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente e seus recursos naturais para uso das futuras gerações. A solução desses problemas depende, na maioria das vezes, de vários setores do governo e sociedade civil trabalharem de forma integrada.
(4) Serve de guia para uma atuação preventiva nos serviços de saúde (e em outros serviços). Refere-se ao planejamento e execução de ações (e suas bases constitutivas). Atua-se e produz-se práticas no sentido de prevenir um mal maior. O QUE É REDUÇÃO DE DANOS? 
Redução de danos é um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas.
(1) Pilar central para suporte a todas as demais dimensões. Os princípios éticos de equidade e solidariedade e os contidos na Declaração Universal de Direitos Humanos permitem sua aplicação prática no setor saúde (e demais setores da sociedade) como valores fundamentais que servem de base para práticas que promovam a beneficência e evitem a maleficência. O QUE É BIOÉTICA? 
A bioética tem a função de assegurar o bem estar das pessoas, garantindo e evitando possíveis danos que possam ocorrer aos seus interesses. O dever da bioética é proporcionar ao profissional e aos que são atendidos por ele, o direito ao respeito e a vontade, respeitado suas crenças e os valores de cada indivíduo.
(5) Pode-se calcular a perda econômica por razão do absenteísmo causado por uma determinada doença. Mas e a vida perdida pela doença? Como efetivar uma integração entre o econômico e o social? Qual o fim último da economia, se agirmos conforme indicado na dimensão ética? 
A dimensão ética, afinal, é a dimensão propriamente humana da existência, não só da moral, não só da ciência da ação comunitária, social, política, universal, a resultar racionalmente em lei ou em uma ordem mundial, local, regional e global, que possa ser aceita livremente e reconhecida por sua harmoniosa justiça e pacificação
 (7) Abrange os fatores sociais, relacionais e culturais como fortes determinantes do estado de saúde física e mental dos indivíduos, grupos e comunidades. Ser desprezado e discriminado pode provocar agravos à saúde. Vivendo numa cultura inclusiva, livre e solidária, as pessoas têm mais chance de atingir bons níveis de saúde geral, incluindo saúde mental.
(6) A educação é considerada como essencial para qualquer programa de governo que busque o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Com bons níveis de educação formal e informal, as pessoas adquiram maior autonomia para identificar e utilizar as formas e os meios para melhorar a sua vida, desde que lhes sejam oferecidas condições materiais para tanto. EXEMPLIFIQUE A DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL:
A educação formal é baseada na transferência de conhecimento através da comunicação. Já a educação informal é baseada na aquisição de conhecimento através de estudos e experimentações auto-motivadas.

Outros materiais