Buscar

resumo febre amarela

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PATOLOGIA
Aula 2|07/02/18
Conceitos a partir do artigo.
Etiologia: o vírus da febre amarela possui o genoma constituído de RNA de fita simples não segmentado e com polaridade positiva. As regiões não codificantes, como indicativo, não codificam a formação de proteínas virais, mas são importantes para a regulação e expressão do vírus. As proteínas não estruturais são responsáveis pelas atividades reguladoras e de expressão do vírus incluindo replicação, virulência e patogenicidade.
Fisiopatogenia (origem do vírus): pesquisas utilizando ferramentas moleculares indicam que as amostras de febre amarela da América perderam parte de uma sequência repetitiva do genoma na região não codificante 3’, o que não ocorre nas amostras africanas.
Manifestações clínicas: resumidamente pode ocorrer sob formas oligossintomáticas, até formas fulminantes, em que os sintomas clássicos de icterícia, albuminúria e hemorragias estão presentes. Mas, também pode vir a ter infecções assintomáticas ou sub-clínicas.
	Forma leve e moderada: revela-se incaracterística e confunde-se com outras doenças infecciosas como malária, hepatites virais, febre tifoide e mononucleose infecciosa.
	Forma moderada: início de febre e cefaleia; pode apresentar náuseas com ou sem vômitos, mialgias e artralgias que não incomodam o paciente nem dificultam a sua locomoção.
	Forma grave e maligna: inicia-se abruptamente com febre elevada e cefaleia intensa. Na forma maligna os pacientes apresentam sintomas clássicos que caracterizam a falência hepato-renal.
	Forma grave ou moderadamente grave: clinicamente diagnosticada porque observa-se sintomas clássicos da enfermidade como hematêmese, icterícia ou oligúria/anúria.
Cite os diagnósticos diferenciais possíveis correlacionando com as manifestações clinicas que o diferenciam.
Os diagnósticos diferencias são: malária, hepatite viral, dengue hemorrágico, febre tifoide, septicemias, purpura trombocitopênica e idiopática e outras formas de envenenamento. As manifestações clinicas que diferenciaram o diagnóstico foi que o paciente viajou recentemente para África, e desconhece seu calendário vacinal, além disso os sintomas apareceram de forma súbita.
Cite e explique os processos patológicos gerais presentes na febre amarela.
Caracteristicamente, as lesões se localizam nos lóbulos hepáticos e atingem dentro de um mesmo lóbulo, certas estruturas, preservando outras. Assim é que um lóbulo, as áreas centrais entre o espaço porta e veia centro lobular são mais atingidas pela necrose, conhecida como necrose médio-zonal, semelhante ao que ocorre em humanos e símios.
O vírus infecta as células de Kupffer e os hepatócitos. Nessas células, o vírus amarílico causa necrose em grandes extensões do parênquima hepático.
A apoptose constitui evento tardio da infecção e tal agressão explica a virtual ausência de processo inflamatório celular na febre amarela, a preservação da estrutura celular na maioria dos casos e a completa regeneração do órgão sem fibrose nos sobreviventes.
Em áreas necrosadas observam-se discreto infiltrado inflamatório com predomínio de células mononucleares, restos celulares, e vários tipos e graus de lesões degenerativas.
Nas hepatites virais, na dengue, na mononucleose infecciosa e em outras febres hemorrágicas virais, é a degeneração hialina, acidófila dos hepatócitos, conhecida como corpúsculo de Councilman-Rocha Lima. Mostra-se também comum a degeneração gordurosa (esteatose), observada em células necrosadas e preservadas.
Etiologia
	- vírus: RNA fita simples, senso positivo, envelopado
	- arbovirose: artrópode, vírus, 
	- Flavivirus flaviviridae
	- arbovirus do grupo B
Infecção da doença
	-Tropismo tecidual especifico do tipo de vírus
	-Quantidade de vírus infectante
	-Resposta inflamatória individual do hospedeiro
1° fase: infecção (3-4 dias)
Meio das fases há: remissão (48h)
2° fase: intoxicação (7-10 dias)
Tempo de duração da doença: 15-20 dias	
Surgem os anticorpos; desaparece a viremia; volta a febre; icterícia instalada; insuficiência renal aguda; manifestações hemorrágicas; coma; choque; óbito

Outros materiais

Perguntas Recentes