Buscar

Exercicio de RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

xercício: GST1711_EX_A1_201502913399_V3 
	19/04/2018 12:01:13 (Finalizada)
	Aluno(a): MARJORY SAMPAIO DE A. JUVÊNCIO
	2018.1 EAD
	Disciplina: GST1711 - GESTÃO INTEGRADA DE RH 
	201502913399
	 
	Ref.: 201504178953
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As empresas estão sempre mostrando diferentes características na sua estrutura e nos seus processos com o passar dos tempos. Assim, segundo vimos em aula, podemos considerar três eras das organizações - A Era da Industrialização Clássica, A Era da Industrialização Neoclássica e Era da Informação. Sobre a Era da Informação podemos afirmar que (assinale a única alternativa correta):
		
	
	Nesse período o modelo burocrático era o vigente.
	
	Nessa período havia um pequeno movimento de inovação e capacidade de mudanças.
	
	É o período iniciado logo após a Segunda Guerra Mundial, onde o velho modelo burocrático, centralizador e piramidal tornou-se vagaroso demais para acompanhar as mudanças que ocorriam no ambiente.
	 
	Nesse período a tecnologia da informação provocou o surgimento da globalização da economia. Assim, a competitividade tornou-se mais acirrada entre as empresas.
	
	Nesse período o ambiente era estável e a tecnologia fixa.
	
	 
	Ref.: 201504178681
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Caetano, António (2000), as novas formas de organização do trabalho que marcaram toda a década de 90, atribuem ao responsável pelos recursos humanos não só o maior envolvimento no desenvolvimento das políticas organizacionais em conjunto com a gestão de topo como, igualmente, a necessidade de uma resposta rápida que impõe maior autonomia das equipes de trabalho e a responsabilização dos níveis intermédios da gestão. Diante disto, quais são os serviços prestados pela ARH?
		
	 
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos excepcionais.
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos regulares.
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos convencionais.
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos inadequados.
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos médios.
	
	 
	Ref.: 201504177708
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com início da década de 1990, a Era da Informação tem como principal característica as mudanças, que se tornaram mais rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. Nesta Era, as organizações precisam de agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para enfrentar as ameaças e oportunidades dos novos tempos. Os processos organizacionais e aspectos dinâmicos tornam-se mais importantes que os Órgãos - aspectos estáticos. Com base nesta afirmação, assinale a única alternativa correta.
		
	
	A cultura organizacional passou a receber forte impacto do mundo exterior e por este motivo as organizações passaram a privilegiar apenas as pessoas que dominam as tecnologias mais recentes. As organizações, como fator competitivo, procuram e valorizam apenas os profissionais que possam executar várias tarefas simultaneamente por meio de ferramentas tecnológicas de última geração.
	 
	As organizações, aos poucos, deixam de privilegiar as tradições antigas, a manutenção do status e o conservacionismo, para dar lugar a inovação e mudança de hábitos e da maneira de pensar e agir. A ARH e seu departamento de RH focaram em visualizar as pessoas como seu principal fator competitivo.
	
	As organizações conservadoras e seus processos e padrões de sustentabilidade priorizam a antiga cultura industrial e desta forma se mantêm competitivas por meio de seus valores e métodos na administração de recursos humanos.
	
	As organizações modernas estão cada vez mais investindo em tecnologia como saída para o fator competitivo. A busca de novos mercados leva as organizações a estabelecer como prioridades ferramentas tecnológicas, a administração de seus investimentos, bem como o corte de custo com pessoal.
	
	A ARH privilegiou a Gestão de processos relacionados com a produção rápida e segura, para atender melhor e sobrepujar a concorrência com um atendimento mais eficaz.
	
	 
	Ref.: 201504178226
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	É papel da área de RH pensar no delineamento de um plano de carreiras, ou seja, em uma sequência de cargos que mostre o desenvolvimento gradativo da complexidade do cargo. A existência desse plano pode facilitar o planejamento de sucessão em determinados cargos. Sabendo disto, assinale a alternativa correta.
		
	
	O plano de carreiras não existe em empresas com estruturas achatadas, porque não há possibilidades de movimentação horizontal.
	 
	Os programas de trainee servem para alocar estagiários nas organizações e se configuram como atividade vinculada do plano de carreiras.
	
	Seguir um plano de carreiras é responsabilidade do próprio empregado, que deve buscar empresas que garantam sua estabilidade no cargo.
	
	O plano de carreiras aumenta a ansiedade dos funcionários porque eles ficam sabendo quais são os critérios para demissão.
	
	Um plano de carreiras impossibilita o planejamento da sucessão porque define os critérios para progressão na carreira.
	
	 
	Ref.: 201504178037
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quais são os requisitos exigidos para trabalhar com a competitividade?
		
	
	Motivação superior, foco na gerência e ampliar a visão estratégica.
	
	Treinamento máximo, exigência rigorosa e máxima produtividade.
	 
	Capacitar, motivar, integrar e desenvolver os colaboradores, visando superar os desafios de atender os consumidores cada vez mais exigentes.
	
	Diretoria supermotivadas, desafios altos para os colaboradores e premiação.
	
	Capacitação forte, integração de equipe e atitude pró-ativa no relacionamento com os colegas de trabalho.
	
	 
	Ref.: 201504177855
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um dos desafios da moderna administração de pessoal e de recursos humanos diz respeito à qualidade de vida no trabalho. Sobre esta questão é correto afirmar que:
		
	
	as organizações são legalmente obrigadas a garantir a qualidade de vida no trabalho para os funcionários e isso significa apenas mais gastos para a empresa.
	 
	em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos.
	
	cargos altamente especializados,nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho.
	
	embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título "qualidade de vida no trabalho", nenhuma delas acarreta a reformulação dos cargos.
	
	a qualidade de vida no trabalho não é afetada pela maneira como as tarefas são agrupadas na organização.
	
	 
	Ref.: 201504178480
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quais os principais objetivos da área de Gestão de Pessoas ou ARH? 1. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; 2. Proporcionar competitividade à organização e empregados bem treinados e bem motivados; 3. Aumentar a auto-realização e a satisfação dos empregados no trabalho; 4. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; 5. Administrar a mudança e manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
		
	
	Apenas a 1, 3, 4, e 5 são verdadeiras
	
	Apenas a 1, 2 e 3 são verdadeiras
	
	Apenas a 1, 3 e 5 são verdadeiras
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	Apenas a 3, 4, e 5 são verdadeiras
	
	 
	Ref.: 201504177840
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto aos aspectos internos da organização (abordagem introversiva da ARH) quanto aos externos, ou ambientais (abordagem extroversiva da ARH). Considerando a natureza diversa destes assuntos e a interdisciplinaridade destes conhecimentos, podemos dizer que a ARH envolve conceitos de quais áreas? Assinale a alternativa correta.
		
	
	Psicologia Industrial e Organizacional.
	
	Engenharia de Segurança.
	
	Direito do Trabalho e Medicina do Trabalho.
	 
	O conjunto das alternativas de resposta proposto atende plenamente ao enunciado da questão.
	
	Sociologia Organizacional e Engenharia Industrial.

Outros materiais