Buscar

Estudo Dirigido de Monitoria – Epigenética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido de Monitoria – Epigenética
Genética Geral 2017.1
Qual a diferença entre o genoma inato e o genoma adquirido?
R: A diferença é que o genoma inato é o qual o indivíduo nasce, compondo o material genético de suas células e o genoma adquirido é sujeito à influência de fatores ambientais, tal como sistema imune quando apresenta sistema de reação contra infecções. Irmãos gêmeos idênticos possuem um sistema imune diferente, apesar de terem a mesma carga genética.
De acordo com o falado em aula, discorra sobre o gene da Monoamina Oxidase A.
R: Monoamina Oxidase A é o gene responsável pela produção da enzima monoamina oxidase, encontrada no sistema, fígado e placenta. Realiza a degradação de moléculas como dopamina, serotonina e noraepinefrina. Altos níveis desse gene levam à produção de quantidades maiores da monoamina oxidase, bem como baixos níveis levam à baixa produção da enzima. Baixos níveis do gene foram associados à sintomas de agressividade, apelidando-o de “gene do guerreiro”.
De acordo com o paper “Gene Environment Interactions with a Novel Variable
Monoamine Oxidase A Transcriptional Enhancer are Associated
with Antisocial Personality Disorder”, qual a importância deste estudo, e quais as três condições são linkadas à este gene?
R: Temáticas importantes relacionadas ao comportamento humano são associadas ao estudo deste gene, tal como agrassividade, abuso de substâncias químicas e estado depressivo. As próprias temáticas justificam sua importância.
No paper “Novel monoamine oxidase A knock out mice with human-like spontaneous mutation “ se fala da ação da enzima MAO-A, explique em suas palavras, qual a ação da enzima-proteína MAO-A.
R: A monoamina oxidase degradada substâncias que contêm amina, alocadas em neurotransmissores, tais como serotonina e noraepinefrina.
Ainda de acordo com o paper acima:
Qual é, e onde ocorre a mutação da síndrome relatada?
R: É uma mutação pontual nonsense, que ocorre no éxon 8 do gene MAOA.
Qual o nome “vulgar” desta síndrome?
R: Síndrome de Brunner.
Segundo Jason Fallon, como acontece o “nascimento” de um Serial Killer?
R: Segundo ele, variáveis como interação gênica (principalmente o MAOA), lesão cerebral epigenética/biológica e ação do ambiente (fortes traumas, por exemplo), podem fazer com que uma pessoa seja um Serial Killer.
De acordo com Jablonka e Gal Raz, qual a diferença entre Epigenética e Herança Epigenética?
R: A epigenética aborda processos relacionados à plasticidade de desenvolvimento que afeta tanto procariotos e eucariotos. Uma vertente da epigenética, a herança epigenética, estuda eventos que ocorrem quando variações fenotípicas não ligadas a mudanças na sequência de bases do DNA são transmitidas para as próximas gerações.
Quais os três mecanismos que podem acarretar o silenciamento ou ativação de genes? Discorra sobre cada um.
R: Na metilação do DNA ocorre o silenciamento do promotor, interrompendo a transcrição e impedindo a expressão do gene. Na metilação das histonas ocorre sua desacetilação, condensando a cromatina, tornando-a inacessível ao processo de transcrição e impedindo a expressão do gene. A acetilação funciona apenas caso não ocorra a metilação das histonas, permitindo que os genes sejam expressos.
Emma Whitelaw fez um experimento Epigenético em 1999 com ratas grávidas, foi o primeiro experimento em mamíferos. O que ela pode observar de resultados? Porque?
R: A artigo demonstra que células germinativas não contêm um material genético impassível de modificações epigenéticas. A partir de observações de filhotes de ratas que tiveram um alelo silenciado também tendo esse alelo silenciado, verificou-se que as alterações epigenéticas são herdadas também pelas células germinativas, e consequentemente, pela prole.
As zonas azuis citadas pelo palestrante Dan Buettner tem características comuns. Quais são elas?
R: Correspondem a lugares do mundo em que há uma alta população de pessoas com média de 100 anos. Nesses locais as populações têm hábitos de vida semelhantes, como uma boa nutrição, com muita ingestão de vegetais, prática de atividades físicas e uma grande proximidade social, sem isolamento dos idosos.

Outros materiais