Buscar

Fisiologia Renal - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fisiologia Renal
A manutenção de volume relativamente constante dos líquidos corporais é extraordinária, pois existe troca constante de líquidos e solutos com o meio externo, bem como entre diferentes compartimentos do corpo.
Entrada Diária de Água
	A água é ingerida na forma de líquidos ou pela água nos alimentos ( +/- 2100mL/dia). Pode ser sintetizada pelocorpo como resultado da oxidação de carboidratos, adicionando em torno de 200mL/dia. Isso proporciona entrada total de água de 2300mL/dia.
Perda diária de Água no Corpo
Perda Insensível - aquela não perceptível conscientemente: A perda constante de água por evaporação no trato respiratório por difusão através da pele ( 700mL/dia). Esta perda ocorre independentemente da sudorese e está presente inclusive em pessoas que nasceram sem as glândulas sudoríparas.Essa quantidade gira em torno de 300 a 400 mL/dia. É minimizada pela camada córnea, que possui em sua concepção colesterol, que forma uma barreira contra a difusão excessiva. Quando ocorre lesão dessa barreira, como em casos de queimaduras a intensidade dessa perda pode aumentar até 10x, podendo chegar a 5 L/dia. A perda insensível pelo trato respiratório gira em torno de 300 a 400mL/dia. Quando o ar entra no trato respiratório, fica saturado por umidade, com pressão de vapor em torno de 47mmHg, antes de ser expelido. Em razão de a pressão do vapor do ar inspirado ser geralmente menor que 47mmHg, a água pe continuamente perdida pelos pulmões durante a respiração. Em climas mais frios, a pressão do vapor atmosférico diminui até quase 0, causando perda de água ainda maior pelos pulmões com a diminuição da temperatura. Isto explica a sensação de ressecamento nas vias respiratórias durante o frio.

Outros materiais