Buscar

Preparação de Creme Lanette

Prévia do material em texto

Introdução
Formas Farmacêuticas Semi-Sólidas: As preparações tópicas semi-sólidas são para aplicação na pele ou em certas mucosas, para ação local ou penetração percutânea dos medicamentos, ou ainda por sua ação emoliente ou protetora.
Creme: forma farmacêutica semi-sólida que consiste de uma emulsão, formada por uma fase lipofílica e uma fase aquosa. Contém um ou mais princípios ativos dissolvidos ou dispersos em uma base apropriada e é utilizado normalmente para aplicação externa na pele ou nas membranas mucosas.
Desenvolvimento
Formulação
Fase Oleosa: Lanette N (15%), Oleato de Isodecila (3%), Óleo Mineral (2%), Nipazol (0,05%), Propilenoglicol (5%).
Fase Aquosa: Nipagin (0,15%), EDTA (0,15%), Água destilada (q.s.p 200)
Componentes da Formulação
Lanette N: É uma cera auto-emulsionante para fabricação de cremes aniônicos. Quando fundido e acrescido de água, forma emulsão o/a estável na qual podem ser incorporados emolientes, umectantes, hidratantes e outros ativos cosméticos para enriquecer o tratamento dermatológico. Lanette N confere emoliência e suavidade à pele.
Oleato de Isodecila: É um ester emoliente utilizado pricipalmente em cremes e loções e óleos para o corpo (principalmente em peles secas).
Óleo Mineral: Produz emoliência e lubricidade quando usado em formulações de cremes e loções. Tem uma grande capacidade de oclusão, protegendo a pele da evaporação excessiva de água, impedindo a desidratação.
Nipazol (Propil Parabeno) e NIPAGIN (Metil Parabeno): Utilizados como conservante, possuem ação contra a maioria das bactérias, fungos e leveduras.
Propilenoglicol: É utilizado como um hidratante em medicamentos, cosméticos, alimentos, pastas de dentes, enxaguatórios bucais e produtos de tabaco. As formulações com propilenoglicol são menos viscosas que aquelas com glicerol.
Nipagin: Utilizado em shampoos, condicionadores e cremes, atuando como conservante, possui ação contra a maioria das bactérias, fungos e leveduras. 
EDTA: É um quelante de metais que potencializa o sistema conservante da formulação e previne a rancidez em produtos emulsionados.
Materiais Utilizados
- Balança
- Bastão de Vidro
- Becker (250 mL)
- Espátula
- Papel Vegetal
- Placa de Aquecimento
- Termômetro
- Caneco Inox
- Provetas (100 e 10 mL)
- Agitador mecânico
Cálculos
As quantidades foram convertidas de porcentagem para grama ou mL de acordo com cada componente. Em seguida, a quantidade de cada componente foi multiplicada por 2 para a preparação de 200mL, e não 100mL, como mostra a formulação original. Sendo assim, as quantidades foram as seguintes: 30g de Lanette N, 6ml de Oleato de Isodecila, 4mL de Óleo Mineral, 0,10g de Nipazol, 10ml de Propilenoglicol, 0,30g de Nipagin, 0,30g de EDTA Na. Somando tudo e diminuindo de 200mL de água (q.s.p.) obtivemos 149,3 ml de água destilada.
Técnicas de Preparo
1. Pesamos os componentes separadamente na balança, utilizando papel vegetal. Em seguida, medimos a água utilizando a proveta de 100mL e os demais componentes líquidos utilizando a proveta de 10mL. Isso foi feito pois a fase aquosa demora mais para aquecer do que a oleosa.
2. Colocamos os componentes da fase aquosa no becker de 250ml e os da fase oleosa no caneco inox.
3. Começamos a aquecer a fase aquosa, que deve ser aquecida até 80°C. Quando atingiu 70°C colocamos também a fase oleosa, que deve ser aquecida até 75°C, porém retiramos da placa de aquecimento quando a mistura tornou-se límpida. 
4. Vertemos a fase aquosa sobre a fase oleosa e misturamos utilizando o agitador mecânico. Conforme a mistura esfriava a viscosidade aumentava.
Resultados
Após a pesagem dos componentes e aquecimento necessário das fases aquosa e oleosa, vertemos a fase aquosa sobre a oleosa e misturarmos utilizando o agitador mecânico, obtivemos 200 ml de uma mistura branca e bastante viscosa, o creme lanette. 
Conclusão
Ao final do procedimento obtivemos o creme lanette, com a viscosidade esperada. Logo a pratica foi realizada com sucesso.
Bibliografia
Digital, Farmacêutico. Formas Farmacêuticas. Disponível em: <http://www.farmaceuticodigital.com/2012/09/formas-farmaceuticas.html> Acesso em: 11 de set. de 2014.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Vocabulário Controlado. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/497d908047458b5f952bd53fbc4c6735/vocabulario_controlado_medicamentos_Anvisa.pdf?MOD=AJPERES>Acesso em: 11 de set.de 2014.
Cósmica Homeopatia e Manipulação. Lannete N. Disponível em: <http://farmaciacosmica.com.br/Lanette.htm>Acesso em: 11 de set. de 2014.
Desconhecido, Autor. Oleato de Isodecila. Disponível em: <http://cdn.fagron.com.br/doc_prod/docs_2/doc_200.pdf>Acesso em: 11 de set. de 2014
Gramalux. Oleo Mineral USP. Disponível em: <http://www.gramalux.com.br/comm_oleo.asp>Acesso em: 11 de set. de 2014
Codosssal Química. Nipazol. Disponível em:<http://codossal.com.br/index.php/solidos/46-nipazol-propril-parabeno>Acesso em: 11 de set. de 2014
Codosssal Química. Nipagin. Disponível em: <http://codossal.com.br/index.php/solidos/45-nipagin-metil-parabeno> Acesso em: 11 de set. de 2014
Desconhecido, Autor. EDTA Dissódico. Disponível em: <http://www.fagron.com.br/Literaturas/LITERATURAS%20COSMETICAS/EDTA_DISSODICO.PDF> Acesso em: 11 de set. de 2014
 
Garden Química. Propilenogicol. Disponível em: <http://gardenquimica.com.br/propilenoglicol.php>> Acesso em: 11 de set. de 2014

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes