Buscar

Epistemologia atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
DISCIPLINA DE EPISTEMOLOGIA
Aluna: Cleciane Suad Madruga Ramirez
ATIVIDADE 2
UNIDADE 1 – SEMANA 1
O PROBLEMA DO CONHECIMENTO
AULA 2 – TIPOS DE CONHECIMENTO. ESPECIFICIDADES DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
ATIVIDADE 2
Comparando as características do conhecimento científico com as do conhecimento de senso comum, pense em algum tipo de situação pedagógica em Letras (ensino de línguas) baseada em fatos reais que você diagnosticaria como de senso comum e por quê. Se fosse você a protagonizar hoje essa situação, como procederia para aproximar-se da atitude científica que se requer de um profissional competente? Consulte, se achar conveniente, seu/sua orientador (a) de TCC a respeito, e expresse seu parecer em um parágrafo de 10 a 15 linhas
Nos meus tempos de ensino médio, lembro de passar por vários professores de literatura brasileira, pois era frequente a troca de professor na escola. Eu particularmente odiava a matéria, não tinha nada que me interessasse, até porque parecia que os professores não tinham aquela paixão em transmitir o conhecimento e a forma de ver a literatura era diferente. Foi então que conheci o professor X, não me recordo o nome dele, mas posso dizer que ele fez a diferença, ele conseguia fazer com que todos os alunos da sala prestassem atenção e interagissem com ele, conseguia fazer com que lêssemos livros os quais nunca me imaginei ler sem ser obrigada. Mas liamos porque da forma como ele descrevia nos dava aquele gostinho de quero mais e, claro, ele sempre deixava bem evidente que tínhamos que ter um dicionário em mãos, pois nem sempre poderíamos compreender o significado da palavra empregadas ali na obra. O professor X não tinha recursos de multimídia, ele apenas tinha um livro e a paixão pela literatura que o fazia especial.
Por um longo tempo odiei a disciplina, pelo fato da grande maioria da turma não compreender o conteúdo e os professores não se interessarem em atingir de forma positiva seus alunos, e por acreditar que ela não poderia contribuir de forma alguma para a minha vida (senso comum). Através dos recursos utilizados para despertar senso comum, o professor X pode aplicar seus conhecimentos científicos e metodologias, adquiridos durante sua formação, para despertar a curiosidade nos alunos, fixar e valorizar o estudo da literatura (conhecimento científico). No meu ponto de vista, seguiria o exemplo deste professor, que, apesar das limitações de recursos, foi um dos raros profissionais de sua classe que conseguiu, por puro esforço e paixão, se tornar um verdadeiro Mestre, digno de admiração de seus alunos.

Outros materiais