Buscar

Tipos de limpezas de tubulações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A limpeza de tubulações abrange inúmeros segmentos industriais, como os de mineração, alimentícia, siderurgia e metalurgia. Tubulações de indústrias costumam transportar grandes quantidades de lubrificantes, óleos, gases, líquidos e produtos corrosivos. Os resquícios destes produtos se depositam nas partes internas dos tubos, tornando necessária uma higienização regular.
Os tubos devem ser higienizados com frequência, já que isso faz parte da manutenção desses equipamentos. Este trabalho deve ser executado de forma bastante minuciosa, de maneira a manter a segurança do trabalhador e executar de maneira eficaz a limpeza dos tubos.
A higienização de uma tubulação garante o bom funcionamento de todo o sistema abastecido por ela, além de evitar danos futuros gerados pelo acúmulo de sujeira nas paredes do tubo. A limpeza visa a remover partículas de diferentes processos industriais, inclusive as mais sólidas que estão bem aderidas à parede do tubo.
A realização de limpezas periódicas em tubulações aumenta significativamente a qualidade dos processos industriais e de seus produtos finais, já que depois de tal higienização os líquidos em questão não entram em contato com resíduos antigos.
Essa ação também garante o bom funcionamento dos tubos, minimizando os danos causados ao meio ambiente e à saúde ocupacional durante processos industriais. Isto ocorre porque compostos químicos não são usados para a limpeza, evitando a emissão de partículas tóxicas, fumaça e poluentes.
Além disso, existem diversos tipos de higienização que podem ser praticados em tubulações industriais, o que garante a remoção, inclusive, de partículas bastante aderidas às áreas interna e externa. Essa ação mantém o padrão de qualidade industrial, o correto funcionamento de todo o processo industrial e o controle do produto final. Tal procedimento também evita a perda de vazão, sobrecarga de bombas, corrosão, alterações de cor do produto final e de sabor e odor da água.
É de suma importância que aconteçam limpezas constantes nas tubulações, tanques de armazenamento e em todos os tipos de equipamentos que participem do processamento de alimentos. Esses pontos são críticos para o acúmulo de resíduos sólidos e para a proliferação de microrganismos.
Essa preocupação também acontece em outros setores industriais. Contudo, as limitações existentes podem variar. A indústria civil, por exemplo, precisa que suas galerias e adutores estejam sempre limpos, bem como a naval precisa que higienizações sejam feitas para que as reformas de cascos possam ser bem executadas. Além disso, há diversas outras indústrias que precisam passar por rigorosas limpezas em seus tubos, como é o caso da química, da petroleira siderúrgica, da metalúrgica, da farmacêutica, da mineradora, de cosméticos e de celulose.
Existem diversos métodos que podem ser utilizados para realização da limpeza de tubulações e sua escolha depende do fluido operacional, do sistema envolvido, de requisitos específicos de proteção contra contaminação, do diâmetro da tubulação, ente outros. O método a ser utilizado em cada sistema ou subsistema operacional é definido por cada empresa, que varia entre indústrias do mesmo ramo.
Limpeza Mecânica:
A limpeza de tubulação de forma mecânica nada mais é do que uma limpeza manual. Esta é realizada em tubos que possuem grandes diâmetros internos, permitindo, assim, o acesso de pessoas para a execução de tal serviço. Essa limpeza é feita com o auxílio de escovas de fio duro e trapos, a fim de remover resíduos acumulados, sendo o método de mais fácil execução.
Limpeza com água:
A limpeza com água, ou hidrojateamento, é feita através da circulação forçada de água fria por toda a extensão da tubulação selecionada. Essa movimentação é feita com uma velocidade mínima de aproximadamente 3 m/s.
Esse método é utilizado a fim de se obter um bom funcionamento das tubulações e garantir a minimização de riscos causados ao meio ambiente e à saúde do trabalhador. A junção do tanque de água e da bomba de alta pressão garante uma higienização rápida e eficiente. Além disso, essa técnica é bastante sustentável, já que utiliza apenas a água, não impactando negativamente a superfície que a recebe. As bombas apresentam diferentes níveis de pressão, retirando até as partículas mais aderidas nas paredes da tubulação.
Limpeza com pig:
O pig nada mais é do que um dispositivo cilíndrico de espuma utilizado no auxílio da remoção de resíduos, como ferrugem e outras impurezas. Esse material é fabricado com poliuretano, podendo ser utilizado com diferentes densidades, dependendo de sua aplicação. E para a aplicação esse método se baseia na circulação forçada do pig pelos tubos a serem limpos, através de uma pressão de sucção, a fim de retirar todos os resíduos existentes na linha, além de materiais estranhos e outros depósitos.
Limpeza por sopragem de ar:
Outro tipo de limpeza que pode ser realizada em tubulações é a sopragem de ar. Essa é feita através de um sopro dentro do sistema de tubos de uma empresa, a fim de remover água e resíduos com a pressão resultante do processo. Esse método é bastante usado como complementação de serviços de limpeza com pig, além de ser altamente recomendado para linhas de ar de instrumentos.
Limpeza por flushing:
Flushing é um método de limpeza de tubulações que realiza a circulação do próprio fluido do sistema em um circuito fechado, fazendo uso de filtros e ciclos temporários. Tal líquido circula sob energia, velocidade e temperatura controladas para que haja a remoção das partículas alojadas nas paredes dos tubos.
Seu uso é indicado para locais que não podem ser contaminados com certas substâncias, como é o caso dos sistemas de acionamento hidráulico e de lubrificação. Durante esse procedimento, análises são feitas, no sentido de garantir o rendimento e a eficiência do trabalho que está sendo realizado.
Limpeza química:
A limpeza química é um método especial utilizado em sistemas que não podem ser contaminados com resíduos de graxa, óleo e ferrugem.
Esta pode ser realizada com produtos ácidos ou alcalinos que sejam compatíveis com um compresso complementar de passivação após sua aplicação. Muitas empresas fazem uso de materiais menos prejudiciais ao meio ambiente, como é o caso do desengraxante biodegradável neutro.
Essa forma de realizar a limpeza de uma tubulação tem a finalidade de remover depósitos contaminantes, oxidações e incrustações. Além disso, a limpeza química elimina carepas de solda, resíduos e imperfeições em tubos recém-construídos, gerando um maior grau de durabilidade ao material através da passivação existente nas superfícies.

Outros materiais