Buscar

2018.1 EAD - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ref.: 201709085370
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Analise as afirmações a respeito de PRODUÇÃO e PRODUTIVIDADE e assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Para o cálculo da produtividade deve se dividir as saídas do processo produtivo (bens e serviços) pelas entradas do mesmo (matéria prima, mão de obra e etc).
	
	A produtividade é a medida da eficiência com que as entradas estão sendo convertidas em saídas.
	
	Produção é uma medida de resultados, ou seja, um dado sobre o que foi produzido em determinada empresa por um período de tempo.
	
	Produção e produtividade são palavras sinônimas, significam uma medida de resultados, ou seja, um dado sobre o que foi produzido em determinada empresa por um período de tempo.
	
	Considerar a produção e a produtividade na APO é um fator essencial.
	
	
	Ref.: 201709245204
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Em um modelo de transformação que represente uma fábrica de automóveis, existem vários recursos utilizados na produção, dentre eles podemos dizer que não são recursos de transformação:
		
	
	pessoal
	
	chapa de aço
	
	parafusadeira
	
	torno
	
	galpão da fábrica
	
	 
	Ref.: 201709157472
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	É importante destacar que Capacidade Máxima possui algumas características e definições, essas definições permitem enxergar a capacidade de produção da empresa, de forma a ser utilizada nos momentos mais propícios. Sendo assim, podemos dizer que é o conceito correto da Capacidade Nominal a opção que diz que: 
		
	
	É quando temos a produção / operação ou execução de serviço dentro da normalidade, com as paradas programadas, com seus horários regulares.
	
	É quando temos a produção / operação ou execução de serviço dentro da normalidade, sem as paradas programadas, com seus horários regulares.
	
	É quando temos a produção / operação ou execução de serviço no máximo ideal, com paradas, sem intervalos, sem interrupções. 
	
	É quando temos a produção / operação ou execução de serviço no máximo ideal, sem paradas, sem intervalos, sem interrupções.
	
	É quando temos um equipamento ou uma máquina, com a sua capacidade direta e simples.
	
	 
	Ref.: 201708645521
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Dentre os diversos fatores que afetam a APO e que guardam relação com o cliente podemos citar a qualidade, o custo (do qual muitas das vezes depende o preço final e o próprio serviço que é prestado a esse cliente). Neste contexto, o grande desafio dos gerentes de produção é:
		
	
	resolver os problemas operacionais do dia a dia.
	
	escalar os melhores profissionais disponíveis.
	
	motivar a sua equipe.
	
	avaliar constantemente a concorrência. 
	
	buscar novas formas para o sistema de produção organizacional, de modo a obter vantagem competitiva na empresa e torná-la lucrativa e duradoura.
	
	 
	Ref.: 201708639070
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Vários são os fatores que podem afetar a produção, sendo alguns deles observados abaixo. Correlacione os fatores com suas descrições e assinale a opção que apresenta as relações corretas. 
I - Layout 
II - Localização geográfica 
III -Estoque 
a. Embora necessário, pode tratar de um grande passivo, envolvendo grande espaço físico, vigilância, seguro, equipamentos, organização e limpeza, entre outros. 
b. Em alguns setores está relacionado diretamente à logística e distribuição. 
c. Está relacionado ao fluxo interno de produção e deve levar em conta elementos como risco de acidentes e possibilidade de contaminação. 
		
	
	I - a , II - c , III - b
	
	I - c , II - a , III - b
	
	I - b , II - a , III - c
	
	I - a , II - b , III - c
	
	I - c , II - b , III - a
	
	 
	Ref.: 201709081096
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Até os dias de hoje existe a PRODUÇÃO ARTESANAL mas até o aparecimento da máquina a vapor esta era a única forma de produção. A produção artesanal tem algumas características a seguir relacionadas. Mas uma das alternativas NÃO É UMA CARACTERÍSTICA da produção artesanal no período pré revolução industrial. Marque-a.
		
	
	A força motriz era natural. No Brasil era comum os engenhos de açúcar serem movidos por escravos que, na visão do senhor do engenho, valiam menos do que animais como bovinos ou equinos.
	
	O volume de produção era grande o suficiente para atender as necessidades de quem podia pagar pela produção. Pelo preço caro que cobravam, a produção artesanal era destinada a poucos consumidores.
	
	As Oficinas de Artesãos eram os locais de produção. Eram espaços "acanhados" mas de tamanho suficiente para a produção de poucos produtos.
	
	Os funcionários que não se adaptavam ao processo de produção artesanal eram demitidos sumariamente pelo patrão e não recebiam seus direitos trabalhistas.
	
	O produtor conhecia todo o sistema de produção mas somente o Mestre da Oficina fazia as peças mais sofisticadas.
	
	 
	Ref.: 201709026860
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	O sistema Toyota de produção revolucionou a indústria automobilística com o mecanismo de Just in Time (JIT) e operações enxutas. Sobre esse mecanismo é correto afirma que: 
		
	
	No modelo JIT, o aumento do lote de produção, um dos pilares de sua filosofia, busca a redução da burocracia dos pedidos e a redução dos custos através da diminuição dos set-up time. 
	
	O sistema produtivo empurra a produção desde a compra de matérias primas e componentes até os estoques de produtos acabados, otimizando, dessa forma, o processo. 
	
	No modelo JIT, os estoques são considerados nocivos por ocuparem espaço e representarem altos investimentos de capital, mas, principalmente, por esconderem os problemas da produção, que geralmente resulta em baixa qualidade e produtividade. 
	
	Nesse sistema, as operações são disparadas, respectivamente, pelas seguintes condições: disponibilidade do material; presença de ordem no programa, definida a partir de previsões; e disponibilidade do equipamento. 
	
	 
	Ref.: 201708472366
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A Gestão de Operações é importante para a eficácia do processo produtivo. Podemos dizer que a Gestão de Operações (GO) está relacionada com: 
		
	
	Performance de faturamento.
	
	O conjunto de atividades que criam bens e serviço por meio da transformação de entrada e saída
	
	As operações de itens não produtivos.
	
	Apenas uma operação do sistema logístico
	
	Apenas as operações de transporte

Outros materiais