Buscar

ESPELHO DE CORREÇÃO NPJ ll, SEÇÃO 1 DIREITO PENAL

Prévia do material em texto

Prezado (a) aluno (a),
Segue espelho de correção de sua atividade. Oriento que independente da nota atribuída na sua peça, sempre busque analisar o quadro abaixo, pois, deste modo, você estará aprimorando seu conhecimento e tendo ferramentas para melhorar cada vez mais!
OBS:
a)    Aproveito o ensejo para ressaltar que TODO o conteúdo necessário para a perfeita elaboração da peça processual, encontra-se disponível no ícone Sua Petição, não deixe de estudá-lo por completo.
b)    Atentem-se, também, as regras de português.
c)     A peça deve conter apenas as informações constantes do caso exposto na atividade. Nunca invente dados.
d)    Nunca coloque seu nome como advogado da parte, para não caracterizar identificação de peça.
 
Bons estudos!
Att.
Ludmila Lima
Tutora do Núcleo de Prática Jurídica
 
	 
CRITÉRIOS
	 
CONSIDERAÇÕES E NOTA
	 
TIPO DE AÇÃO OU PEÇA (10)
	 
A providência a ser tomada é a impetração de uma ordem de Habeas Corpus com pedido Liminar, nos termos dos artigos 5º, LXVIII, da CF/88, e arts. 647 e 648, I e IV, do CPP.
 
NOTA:10
	 
ENDEREÇAMENTO CORRETO (10)
	 
EXCELENTÍSISMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ/CE
 
NOTA:10
	 
PREÂMBULO /
QUALIFICAÇÃO (10)
	 
NOME DO IMPETRANTE, advogado, inscrito junto à OAB/__ sob o nº ________, com escritório profi ssional situado na (endereço), impetra a presente ORDEM DE HABEAS CORPUS COM PEDIDO LIMINAR em favor de JOSÉ PERCIVAL DA SILVA, ora Paciente, (nacionalidade), (estado civil), vereador, residente e domiciliado à (endereço), atualmente recolhido no (nome do local onde o Paciente está preso), com fundamento no art. 5º, LXVIII, da Constituição da República, em combinação com o art. 648, I e IV, do Código de Processo Penal, apontando como autoridade coatora o MM. Juiz da __ª Vara Criminal da Comarca de Conceição do Agreste,com base nos argumentos que passa a apresentar para, ao final, requerer:
 
NOTA:10
	 
DOS FATOS (20)
 
	Faça um breve relato dos fatos, de acordo com o que foi apresentado no enunciado. É importante se atentar a coesão, coerência e precisão das informações descritas. Apresente um esquema lógico com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Importante mencionar que o Paciente foi preso em flagrante delito acusado da prática do crime de corrupção passiva. Posteriormente, o MM. Juiz acatou o pedido ministerial, decretando a prisão preventiva do Paciente.
 
NOTA:20
	 
DO DIREITO (30)
	 
- DA PRIMEIRA COAÇÃO ILEGAL: DA ILEGALIDADE DA PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO - Ausência de situação de flagrante – Art. 302, do CPP – Pedido de Relaxamento de Prisão – Art. 5º, LXV, da CF/88, e art. 310, I, do CPP.
 
- DA SEGUNDA COAÇÃO ILEGAL: DO FLAGRANTE PREPARADO- Prisão ilegal – Flagrante Preparado- Orientação do Delegado – Súmula 145, do STF – Pedido de Relaxamento de Prisão – Art. 5º, LXV, da CF/88, e art. 310, I, do CPP.
 
- Medida Liminar – demonstrar “fumus boni juris” e “periculum in mora”.
 
OBS: Lembre-se que a fundamentação não é a simples transcrição de artigos. Demonstre com fundamentos jurídicos, o porquê a pretensão do autor deve prosperar (apresentar doutrina e jurisprudência).
 
NOTA:15
	 
DO PEDIDO (10)
	Apresentar os pedidos essenciais abaixo:
 
·         Concessão da liminar.
·         Concessão da presente ordem de Habeas Corpus.
·         Relaxamento da Prisão em Flagrante.
·         Expedição imediata de alvará de soltura.
·         O regular prosseguimento do feito, oficiando-se a autoridade coatora para prestar as informações de praxe, com posterior remessa dos autos à Procuradoria-Geral de Justiça. Após, que sejam os autos conclusos para julgamento, nos termos do Regimento Interno deste Tribunal.
·         No mérito, a concessão definitiva do presente writ.
 
NOTA:10
	 
ENCERRAMENTO (10)
	 
1.       Local e Data;
Assinatura, OAB/__nº__ e endereço:
 
OBS: Lembre-se de não fazer qualquer espécie de identificação na assinatura do advogado além do que foi permitido no enunciado para não caracterizar identificação (critério de correção utilizada pelos examinadores da prova do Exame de Ordem).  Sendo assim, você NUNCA pode colocar seu nome ou de qualquer outra pessoa fictícia ou não. Você deve assinar da seguinte maneira, por exemplo:
Advogado __, OAB/UF nº __
***UF é a sigla para Unidade da Federação. Unidade da Federação refere-se aos Estados brasileiros
 
Ex:
Nesses termos, pede deferimento.
Local e data.
[Assinatura do Advogado] [OAB...]
NOTA:10

Continue navegando