Buscar

semana 5 teoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA UNIVESP
ORIENTADOR DE DISCIPLINA: Larissa Ramires de Moraes, 
ALUNA: Angélica Dalolio Olivetti
POLO: Pirassununga MODULO: Semana 5 DISCIPLINA: Teorias do currículo
Atividade: Estabeleça as diferenças entre um currículo comum e um currículo integrado.
O currículo Comum é uma definição determinada pelo ministério da educação através da base Nacional Curricular Comum (BNCC) que tem por objetivo definir o mínimo de conhecimento necessário para todas as crianças e adolescentes.
O currículo integrado abrange o conteúdo para além do mínimo necessário. Ele abre as portas do conhecimento, afunilando a área de estudo e se aperfeiçoando nela.
Outro ponto a ser considerado no currículo integrado é a ligação que existe entre uma matéria e outra na sala de aula e de como elas se fundem no decorrer do aprendizado.
 Esta integração ajuda o aluno a assimilar o conteúdo para sua rotina. Por exemplo, nas aulas de historia, o professor pode fazer uma ligação da historia com a geografia atual daquela região. Facilitando para o aluno perceber a importância daquela matéria para sua vida.
No currículo integrado a facilidade em se respeitar a cultura e o ambiente do aluno tende a ser maior, pois traz as duvidas e questionamentos para dentro da sala de aula, diversificando o conhecimento, e trazendo ao aluno a visão pratica que aquele conteúdo pode lhe oferecer em sua vida.
A evolução histórica esta se transformado e a ética escolar esta mudando. Ou seja, não da mais para determinar conteúdos rígidos e pautados, com essa geração que tem tanto acesso a informação.
Ainda há um longo caminho a se percorrer no Brasil no quesito integração. Porem já esta melhorando e à medida que a sociedade evoluir este conceito deve aprimorar-se.
Com as novas tecnologias chegando se faz necessária a valorização da criatividade. E esta nasce dos questionamentos e argumentos do aluno sobre todas as coisas e como elas podem ser melhoradas na sociedade.
Portanto percebe-se que a integração vem a ser uma nova tendência para a base curricular.

Outros materiais