Buscar

Algumas questões Panorama Econômico avs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Algumas questões Panorama Econômico avs
Em aula, vimos que a taxa de juros é determinada pela interação entre oferta de moeda e demanda por moeda. Mas também sabemos que é o BACEN que decide, mensalmente, qual vai ser a taxa básica de juros na economia. Como isto é possível? É possível porque, assim que divulga a taxa de juros determinada, o Bacen age para que ela realmente reflita o equilíbrio entre oferta e demanda por moeda. Portanto, se ele quer aumentar a taxa, reduz a oferta de moeda, causando escassez de moeda, o que faz a taxa de juros (que é o preço da moeda) subir. 
Qual o foco de atuação da política monetária? Explique o que é política monetária contracionista. A política monetária atua sobre a quantidade de moeda existente na economia (oferta de moeda), sobre a taxa de juros e sobre as condições do crédito. Uma política monetária contracionista é aquela que deprime a demanda agregada da economia ( ou seja, a demandas por diversos bens e serviços), reduzindo emprego e produção. Isto é feito através da redução da oferta de moeda, o que leva a aumento dos juros, e deprime o investimento produtivo.
O que significa a expressão “inflação de demanda”? E “inflação de custos”? Uma inflação de demanda é um aumento generalizado e contínuo de preços, causado por um excesso de demanda em relação à oferta de determinados bens. Em termos da economia como um todo, ocorre quando há excesso de demanda agregada para uma oferta agregada reduzida. Já uma inflação de custos, é um aumento generalizado e contínuo de preços causado pelo repasse de alta de alguns custos aos preços finais dos bens; por exemplo, se os empresários concedem aumento de salário e depois aumentam seus preços devido à alta do salário, ocorre uma inflação de custos.
De que forma a política monetária pode ser conduzida se a meta prioritária for conter a inflação? Se a meta é conter a inflação, o governo pratica uma política monetária contracionista, tentando elevar a taxa de juros. Isto cria um ambiente de recessão, dificultando os aumentos de preços, já que as vendas tenderão a cair. Não resolve a inflação, mas impede que ela se efetive. 
No caso em que a meta que um governo prioriza é o alto crescimento, como deve ser conduzida a política monetária? Se a meta é o crescimento, o governo age de forma contrária ao que faz em combate à inflação. Procura estimular a economia, aumentando a oferta de moeda e reduzindo a taxa de juros, o que leva o investimento produtivo a crescer. Se aumenta o investimento em produção, aumentam também o emprego e o produto, bem como a taxa de crescimento da economia (que é a própria taxa de crescimento do produto).
O que o governo pode fazer em relação à taxa de câmbio, para aumentar as exportações? Deve desvalorizar o câmbio, ou seja, aumentar a taxa. Para isso, pode comprar dólares no mercado, fazendo com que a taxa de câmbio suba.
O que o governo pode fazer em relação à política comercial, para aumentar as exportações e ter superávit na balança comercial? Neste caso, é importante promover uma política que incentive as exportações (por exemplo, crédito mais barato ou subsídios ao preço final), e também desestimule as importações – como tarifas sobre os produtos que vêm do exterior, ou regras burocráticas que entravem a entrada do produto importado.
O que é uma política fiscal expansionista? A política fiscal é expansionista, quando expande a demanda agregada. Se for expansionista, o governo aumenta gastos e diminui impostos, o que estimula investimento e consumo.
Qual é o efeito de uma política fiscal contracionista sobre o crescimento? Diz-se contracionista quando o governo corta gastos e aumenta impostos, o que reduz investimento e consumo, e diminui a demanda agregada, que por sua vez, causa um crescimento mais lento.
Explique: a política de rendas tem o objetivo de redistribuir renda? Não, ela é mais aplicada ao combate à inflação, pois envolve tabelamento e congelamento de preços . 
Segundo reportagem de O Globo, 25/02/2006, “Os juros altos, o dólar baixo e o fraco desempenho da agropecuária derrubaram a economia brasileira em 2005., quando o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de riquezas produzidas pelo país ao longo do ano) cresceu apenas 2,3%, informou ontem o IBGE. [...] Explique de que forma os juros altos podem atrapalhar a economia brasileira. Atrapalham porque se os juros sobem, cai o investimento produtivo, a produção e o emprego diminuem e também o consumo. Desta forma o Produto cresce menos.
“Brasileiro gosta é de governo: 80% dos brasileiros defendem a intervenção estatal na economia. Numa lista de vinte países a defesa da intervenção estatal só é maior no Quênia. No Brasil, a população se sente protegida com a ação do Estado.” (Veja, 08/03/2006) Explique qual é a política que trata dos tributos e gastos do governo, e porque o governo consegue ter superávit primário. È a política fiscal, e o superávit primário ocorre se as Receitas superam os Gastos do governo em reais; o governo consegue este resultado positivo porque não inclui a dívida pública nas contas.

Outros materiais