Buscar

Caso concreto 8 falta jurisprudência e consertar edição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUÍZ DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITAPERUNA/RJ
Distribuição por dependência ao processo nº 6002/2015
 JOSÉ AFONSO, nacionalidade, estado civil, Engenheiro, portador da carteira de identidade nº , inscrito no CPF sob o nº , residente e domiciliado na Rua Central, nº123, Funcionários – Murici/ES, CEP: , vem por meio de seu advogado, com endereço profissional da Rua , CEP: com fundamento nos artigos 676 e seguintes do Código de Processo Civil, opor:
EMBARGOS DE TERCEIRO
 Pelo rito ESPECIAL, em face de CARLOS BATISTA, nacionalidade, estado civil, Contador, portador da carteira de identidade nº , inscrito no CPF sob o nº , residente e domiciliado na Rua Rio Branco nº 600 – Itaperuna/RJ, CEP:, pelos fatos e fundamentos expostos a seguir:
 
I – DOS FATOS 
José Afonso, engenheiro, solteiro, adquiriu de Lúcia Maria, enfermeira, solteira, residente na Avenida dos Bandeirantes, 555, São Paulo/SP, pelo valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), uma casa para sua moradia, situada na cidade de Mucurici/ES, Rua Central, nº 123, bairro Funcionários. O instrumento particular de compromisso de compra e venda, sem cláusula de arrependimento, foi assinado pelas partes em 10/01/2015. O valor ajustado foi quitado por meio de depósito bancário em uma única parcela. Sete meses após a aquisição do imóvel onde passou a residir, ao fazer o levantamento de certidões necessárias à lavratura de escritura pública de compra e venda e respectivo registro, José Afonso toma ciência da existência de penhora sobre o imóvel, determinada pelo Juízo da 4ª Vara Cível de Itaperuna / RJ, nos autos da execução de título extrajudicial nº 6002/2015, ajuizada por Carlos Batista, contador, solteiro, residente à Rua Rio Branco, 600, Itaperuna/RJ, em face de Lúcia Maria, visando receber valor representado por cheque emitido e vencido três meses após a venda do imóvel. A determinação de penhora do imóvel ocorreu em razão de expresso requerimento formulado na inicial da execução por Carlos Batista, tendo o credor desprezado a existência de outros imóveis livres e desimpedidos de titularidade de Lúcia Maria, cidadã de posses na cidade onde reside. Elabore a peça processual prevista pela legislação processual, apta a afastar a constrição judicial invasiva sobre o imóvel adquirido por José Afonso.
II– DOS FUNDAMENTOS
  A Súmula de nº 84 do STJ, autoriza a oposição de embargos de terceiro fundados em alegação de posse advinda do compromisso de compra e venda de imóvel mesmo quando tal compromisso não tenha sido levado a registro.
 O artigo 674 do Código de Processo Civil, autoriza a utilização do procedimento especial dos embargos de terceiros sempre que determinada pessoa, que não for parte do processo, sofrer contrição ou ameaça de constrição sobre bens que possua ou sobre os quais tenha direito incompatível com o ato constritivo.
 No caso em exame, o embargante adquiriu os direitos sobre a propriedade imobiliária cuja constrição foi requerida pelo embargado.
 Como se vê, a transação foi regularmente realizada de boa-fé com o pagamento integral do preço ajustado.
III – DA ATRIBUIÇÃO DO EFEITO SUSPENSIVO
 Nos termos do artigo 678 do Código de Processo Civil o juiz, quando arrestar demonstrado o domínio ou a posse, determinará a suspenção das medidas constritivas sobre o bem objeto dos embargos de terceiro.
 No caso em apresso o compromisso firmado entre o embargante e a Sra. Lúcia Maria demonstra de maneira suficiente que o embargante adquiriu os direito sobre a propriedade que foi constrita, motivo pelo qual, requer, desde já, a suspensão dos atos executivos sobre o bem.
IV – DOS PEDIDOS
Diante do exposto, reque a V. Exa:
Que seja determinada a suspensão dos atos constritivos sobre o imóvel do embargante localizado na cidade de Mucurici/ES, Rua Central, 123;
A citação do embargado, com observância do artigo 677 §3º do Código de Processo Civil, para, querendo, contestar os embargos no prazo de 15 dias, conforme determinação do artigo 679;
A procedência total do pedido para cancelar/desconstruir a penhora sobre o imóvel do embargante, situado na Rua Central, 123;
A condenação do embargado ao pagamento de custas processuais e honorários de sucumbência.
V – DAS PROVAS
 Conforme o artigo 677 do Código de Processo Civil, requer o embargante a juntada da prova documental, que demonstra, de forma sumária, a sua posse e o seu domínio, bem como a sua qualidade de terceiro.
 Outrossim, requer a produção de todas as provas que se fizerem necessárias, na amplitude do artigo 369 do Código de Processo Civil.
VI – DO VALOR DA CAUSA
 Dá-se à causa o valor de R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais).
Nesses termos, 
Pede deferimento.
Itaperuna, data.
Advogado
OAB /UF nº

Outros materiais