2 lista de Abastecimento de Água   pronta
10 pág.

2 lista de Abastecimento de Água pronta


DisciplinaAbastecim e Tratam D'agua8 materiais27 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1) Quais são os tratamentos que compõem uma Estação de Tratamento de Água? E qual a função de cada tratamento? 
Vejamos as etapas que acontecem no processo de tratamento da água:
1 \u2013 Captação,  a água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos grosseiros (animais mortos, folhas, etc.) no sistema. Parte das partículas está em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução, e por ter dimensões muito reduzidas (como a argila, por exemplo), não se depositam, dificultando a remoção.
2 \u2013 Coagulação, visa aglomerar essas partículas, aumentando o seu volume e peso, permitindo que a gravidade possa agir. Isso é feito, geralmente, através da adição de cal hidratada (hidróxido de cálcio) e sulfato de alumínio, sendo agitada rapidamente. Esses materiais fazem as partículas de sujeira se juntarem.
3 \u2013 Floculação, a água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas de sujeira, formando os flocos. Em solução alcalina, o sulfato de alumínio reage com íons hidroxila, resultando em polieletrólitos de alumínio e hidroxila (policátions) com até 13 átomos de alumínio. Esses polieletrólitos de alumínio atuam pela interação eletrostática com partículas de argila carregadas negativamente e pelas ligações de hidrogênio devido ao número de grupos OH, formando uma rede com microestrutura porosa (flóculos).
4- Decantação, a água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água. O lodo do fundo é conduzido para tanques de depuração. O ideal é que ele seja transformado em adubo, em um biodigestor. A água mais limpa vai para o filtro de areia.
5- Filtração. A água já decantada passa por um filtro de cascalho/areia/antracito (carvão mineral), onde vai se livrando dos flocos que não foram decantados na fase anterior e de alguns microrganismos.
6- Cloração. A água filtrada está limpa, mas ainda pode conter microrganismos causadores de doenças. Por isso, ela recebe um produto que contém cloro, que mata os microrganismos. Na água, o cloro age de duas formas principais: a) como desinfetante, destruindo ou inativando os microorganismos patogênicos, algas e bactérias de vida livre; e b) como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos presentes.
Quando o cloro é adicionado a uma água isenta de impurezas, ocorre a seguinte reação:
Dependendo do pH da água, o ácido hipocloroso (HClO) se ioniza, formando o íon hipoclorito (ClO\u2013), segundo a reação a seguir:
Ambos os compostos possuem ação desinfetante e oxidante; porém, o ácido hipocloroso é mais eficiente do que o íon hipoclorito na destruição dos microrganismos em geral.
6- Fluoretação. Nas grandes cidades brasileiras a água tratada ainda recebe o flúor, que ajuda a prevenir a cárie dentária.
7, 8 \u2013 Reservação. A água tratada é armazenada em grandes reservatórios, antes da distribuição. Esses reservatórios sempre são instalados nos locais mais altos das cidades.
9 \u2013 Distribuição. A água tratada é distribuída para as residências, comércio e indústria a partir dos reservatórios de água potável.
* A correção de PH é feita quando se coloca cal hidratada ou carbonato de sódio, corrigindo uma possível alcalinidade da água (PH). Este procedimento também previne uma possível corrosão futura da rede de encanamento que irá distribuir a água tratada.
2) Quais são os dispositivos hidráulicos utilizados no processo de floculação? 
Chicana horizontal e chicana vertical; mecanizadas
3) Quais são os tipos de decantadores? E como acontece o processo de sedimentação? 
Os decantadores são tanques onde a velocidade da água, após a floculação, sofre uma diminuição para permitir a deposição dos flocos. Geralmente têm formato retangular ou circular. O fundo tem declinidade de acordo com a forma de remoção do lodo (manual ou hidráulica). Possuem dispositivos na entrada, previstos para melhor distribuição de água (evitando curtos-circuitos) e dispositivos na saída para evitar arraste de flocos.
Podem ser agrupados:
Convencionais (decantador horizontal) \u2013 recebem a água floculada e processam apenas a decantação;
De Fluxo Laminar ou Tubulares (decantador vertical) \u2013 utilizam elementos tubulares ou placas paralelas para direcionar o fluxo (trajetória mais regular, por isso exigem menor tempo para a sedimentação).
A sedimentação é um processo de separação de misturas heterogêneas, que apresentam mais de uma fase (por exemplo, água misturada com areia). A técnica consiste em deixar a gravidade atrair para o fundo do recipiente a substância mais pesada (densa), e a mais leve ficará concentrada na parte de cima. Quando as partículas das substâncias são muito pequenas, demoram muito para sedimentarem.
4) Quais são os tipos de sedimentação? 
5) Como acontece o processo de sedimentação discreta e floculenta. 
6) Conceitue TAS e Vs baseando na equação abaixo. 
 7) Quais são as propriedades da sedimentação discreta e floculenta? 
8) Diferencie os processos de sedimentação e decantação? 
A sedimentação é um processo de separação de misturas heterogêneas, que apresentam mais de uma fase (por exemplo, água misturada com areia). A técnica consiste em deixar a gravidade atrair para o fundo do recipiente a substância mais pesada (densa), e a mais leve ficará concentrada na parte de cima. 
Decantação
Partículas mais pesadas do que a água podem manter-se suspensas nas correntes líquidas pela ação da turbulência. Anulando-se ou diminuindo-se a velocidade de escoamento das águas, reduzem-se os efeitos da turbulência, provocando a deposição das partículas.
9) Quais são os problemas reais da sedimentação discreta? 
10) A remoção de lodo da ETA é função de quais parâmetros? 
Decantação, a água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água. O lodo do fundo é conduzido para tanques de depuração.
????????????
11) Conceitue filtração e como podem ser classificados os filtros? 
Filtro Lento e Filtro rápido, filtro ascendente e filtro descendente
12) Qual o objetivo da desinfecção? 
Eliminar, de modo econômico, os microrganismos patogênicos presentes na fase líquida.
13) Quais as funções da desinfecção? 
14) Quais são os parâmetros que influenciam na eficiência do processo de desinfecção? 
- Tempo de contado com a água;
- Dosagem;
- Tipo de agente químico;
- Intensidade e natureza do agente físico;
- Tipo de organismos.
15) Defina fluoretação e fale sobre os pontos positivos e negativos do processo? 
Etapa do tratamento de água com a finalidade de adicionar produtos com flúor necessários para a prevenção de problemas odontológicos.
16) Defina reservatório de distribuição? 
\u201cUnidade do sistema de abastecimento de água constituída por tubulações e órgãos acessórios que tem por finalidade fornecer, em regime contínuo, água potável em quantidade, qualidade e pressão adequadas a múltiplos consumidores.\u201d
17) O tipo de SAA adotado no Brasil é eficiente? Justifique. 
Não, pois nenhuma cidade brasileira conta com uma rede pública de abastecimento que funcione 24 horas por dia com a vazão e pressão suficientes para chegar diretamente às torneiras das edificações verticais ou grandes consumidores.
18) Como são classificados os reservatórios (em relação ao terreno, localização no sistema e forma)? 
- Em relação ao terreno: Elevado, Stand pipe, Enterrado, Semienterrado, Apoiado;
- Localização do reservatório no sistema: Reservatório de montante e de jusante
- Forma: Podem ser circular, retangular, hexagonais, octogonais, outras.
 
19) Quais são as características hidráulicas que devem ser consideradas no dimensionamento dos reservatórios? E quais são os limites estipulados em norma? (Pressão, volume, tipo de adução, volumes) 
Velocidade, vazão, pressão e perdas de cargas.
Pressão dinâmica mínina 10 mca
Pressão estática máxima: 50 mca
Velocidade mínima recomendada: 0,6 m/s
Velocidade máxima recomendada: 3,5 m/s
Diâmetro mínimo da tubulação secundária: 50 mm
 velocidade 		 durabilidade