Buscar

lais 150039611

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Faculdade do Gama
Disciplina: Engenharia e ambiente
Professora: Josiane do Socorro Aguiar Sousa
Data: 02/06/2015
GRUPO 23: LICENCIAMENTO
Responda aos itens seguintes marcando com V quando considerar uma afirmação verdadeira ou assinalando F quando considerar uma afirmação falsa, justificando todas as que considere falsas:
1 – ( F) Antes da promulgação da Lei Nº 6938/81 o sistema de licenciamento não estava previsto na legislação brasileira.
R: “Embora na época da promulgação da Lei n a 6.938/81 o sistema de licenciamento já estivesse previsto na legislação de vários Estados, ele foi disciplinado por essa lei, em nível nacional, tornando-se obrigatório em todo o País.” (Braga: Pag 253)
 2 – ( V ) A fase preliminar do planejamento da atividade empreendedora denomina-se Licenciamento Prévio, e contem requisitos básicos a serem atendidos, podendo também ser solicitado o estudo do impacto ambiental. 
3 – (F) Licença de Operação é a fase do licenciamento que autoriza o inicio da implantação e o funcionamento da atividade empreendedora, sendo necessária uma verificação para que seja concedida. 
R: O licenciamento de instalação que autoriza o início da implantação. (BRAGA, PÁGINA 239, PARÁGRAFO 3). 
4 – (V) Estão sujeitas a licenciamento as obras ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais e que sejam consideradas poluidoras ou potencialmente poluidoras, assim como qualquer atividade que possa degradar o meio ambiente. 
5 – (V) As licenças são normalmente expedidas pelos órgãos de controle ambiental dos Estados, cabendo ao Governo federal, por meio do Ibama, apenas o licenciamento de âmbito nacional. 
6 – (F) Cabe ao Concelho Nacional de Energia Nuclear o licenciamento de estabelecimentos que sejam destinados a produzir materiais nucleares e/ou utilizar energia nuclear, mediante parecer do Ibama e ouvidos os órgãos ambientais estaduais e municipais.
R: Quem é responsável por isso é o Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN). (BRAGA, PÁGINA 239, PARÁGRAFO 8). 
7 – (F) A lei federal nº 6.938/81 estabelece que haja o sigilo industrial, assim, os pedidos de licença não podem ser objeto de publicação. 
R: O sigilo industrial é dado pelo princípio da publicidade que requer o sigilo para todo licenciamento que possui propósito de publicação resumida. (BRAGA, PÁGINA 239, PARÁGRAFO 6).
8 – (V) No modelo de gestão ambiental proposto por Luciene a responsabilidade sobre a fiscalização passa a ser não só do estado, mas também de qualquer um que utilize do recurso em questão.
9 – (V) Diversas iniciativas têm sido tomadas para aperfeiçoar o sistema de licenciamento ambiental sem que se recorra a instrumentos econômicos. 
10 – (V) Para a concessão da Licença prévia é necessária a realização e apresentação de estudos dos impactos ambientais. 
11 – (V) De acordo com LUCIENE, o processo de licenciamento corrente difere da comparação dos processos de tratamento adotados para os efluentes com a qualidade esperada desses efluentes após o tratamento, de acordo com a legislação afim. 
12 – (V) De acordo com LUCIENE e com o Banco Mundial, o licenciamento, tal como está implementado, cria ônus burocrático, mas com avanços ambientais consideráveis. 
13 – (F) A Política Nacional do Meio Ambiente estabelece objetivos que tornam necessário o monitoramento ambiental. Na visão de LUCIENE, esse monitoramento no Brasil é eficiente, porém ainda assim, há uma carência de dados sobre a qualidade do meio ambiente. 
R: O monitoramento no Brasil é ineficiente, por isso é necessária a criação da associação do usuários que torna um modelo menos burocrático, assim qualquer um poderia monitorar
14 – (V) No Brasil, o licenciamento possui bom aparato legislativo, mas a escassez ou precariedade de fiscalização torna difícil a execução da lei. 
15 – (V) O monitoramento ambiental é fundamental no modelo proposto por LUCIENE. Sua implementação será de responsabilidade da associação dos usuários do recurso ambiental sem qualquer orientação de órgãos competentes. 
16 – (V) Quando se trata do uso do recurso natural "ar", as associações de usuários terão exatamente as mesmas características das de recursos hídricos.
17 – (F) Percebe-se que ambos o autores citados (BRAGA e LUCIENE) formularam seus pensamentos sobre licenciamento, porém BRAGA criou um novo modelo proposto para que houvesse uma mudança significativa nas permissões das atividades econômicas que pudessem agredir o meio ambiente, ao contrário de LUCIENE.
R: Luciene é mais ambiciosa e Braga retrogrado 
18 – (V) O cadastramento é o registro uma única informação sobre a atividade que será desenvolvida na pequena propriedade como a atividade agrícola, por exemplo.
19 – (V) Áreas de Preservação Permanente (APP) são áreas importantes para o meio ambiente, pois servem para proteger os rios e as encostas, servem de abrigo aos animais, causam a erosão e o assoreamento dos rios e, de uma maneira geral, protegem o solo. Por isso, essas áreas devem ser protegidas, estando cobertas sempre pela vegetação nativa, já que são importantes para o bem estar dos seres humanos.
20 – (V) A localização da Reserva Legal de uma propriedade tem que ficar registrada em cartório de forma que qualquer possa mudá-la após sua venda, mesmo que a propriedade seja dividida em partes para venda.
Questões – Grupo 24
Assinale V para as VERDADEIRASe F para as FALSAS. Nas falsas justifique.
( V ) O alcatrão possui uma alta razão líquida sendo que para produzir um barril de óleo é necessário quase meio barril de óleo convencional.
( V ) O alto custo dos equipamentos e a ineficiência da produção torna a implantação de uma usina solar inviável economicamente quando comparado com as outras fontes de energia renováveis.
( F ) Apesar de poder ser implantado em vários locais do mundo, a energia proveniente das marés ainda está em processo experimental e se mostram ineficientes economicamente.
R: Os projetos hoje são quase experimentais. Poucos são os locais viáveis para a implementação. (Pág. 63) 
( F ) Considerado o melhor dentre os combustíveis fósseis, o carvão mineral gera impactos ambientais ínfimos quando comparado com outros combustíveis fósseis.
R: Os impactos causados são enormes, pois além de deteriorar habitats, produz materiais tóxicos. Contribui e muito para o efeito estufa e para o chamado “smog indistrial”. (Pág. 60)
( F ) Apesar de possuir um grau de rendimento altíssimo (60% a 80%) e de estar disponível amplamente na natureza, o gás hidrogênio é altamente explosivo e possui um alto custo de produção.
R: Ele não está disponível amplamente na natureza. (pág 64)
(V ) Após o desastre nuclear ocorrido em Fukushima Daiichi em 2011, alguns países começaram a rever urgentemente os sistemas de segurança das suas centrais de produção de energia nuclear. 
( F ) A produção de xisto requer uma grande quantidade de água, geralmente ambundante nas regiões onde os depósitos são mais ricos, além de gerar grande quantidade SO2, CO2, óxidos de nitrogênio e sais cancerígenos, afendo o ar e a água da região.
R: Por serem encontrado em regiões áridas e semiáridas, não há muita abundancia de água. (Pág 59)
( F ) Como a energia nuclear utiliza da fissão nuclear para produzir energia elétrica, sua razão liquida é alta, por ter uma eficiência muito grande.
R: “As usinas nucleares possuem uma razão líquida muito baixa (quantidade enorme de energia despendida na sua construção e produção). Além disso, as usinas atômicas exigem a desativação e o confinamento do lixo produzido , o que implica maior demanda de energia.” (http://pt.slideshare.net/mariosilvaf/energia-meio-ambiente)
( V )- A maioria das emissões do Brasil de SO2 deriva do uso de combustíveis de petróleo com alto conteúdo de enxofre no setor industrial, do uso do carvão na manufatura de aço e do combustível diesel nos transportes. As emissões de SO2 tiveram uma grande redução em 1997, resultante da implementação do programa de melhoria do óleo diesel e da utilização de veículosleves utilizando etanol puro.
( F ) O combustível nuclear usado nas usinas nucleares deixa resíduos como fumaça e fuligem deixando cinzas como qualquer outro combustível prejudicando o meio ambiente.
R: Ele não libera. (Pág. 61)
 ( V ) Atualmente, as análises sobre a geopolítica do petróleo mostram que a maior parte da oferta mundial do petróleo está localizada em países de forte instabilidade política como nos países do Golfo Pérsico, na Rússia ou nos países do Golfo da Guiné, pontos que, na última década, têm colocado em discussão a vulnerabilidade do sistema de energia mundial.
 ( F ) O petróleo pode ser divido em leve e pesado sendo o mais valioso é o leve que possui maior quantidade de enxofre, e consequentemente menor será a quantidade de SO2 lançado na atmosfera.
R: O petróleo leve possui menor quantidade de enxofre e gradne quantidade de compostos orgânicos. (Pág 59)
( F ) O gás natural gera mais poluentes atmosféricos quando comparado a outros combustíveis fósseis, produzindo alta quantidade de SO2, muito material particulado e aproximadamente 2 vezes a quantidade de óxidos de nitrogênio produzidos por carvão, óleo e gasolina. 
R: O gás natural gera menos poluentes atmosféricos quando comparado com outros combustíveis fósseis. Ele produz muito pouco S02, quase nenhum material particulado e aproximadamente um sexto dos óxidos de nitrogênio produzidos por carvão, óleo e gasolina. O C02 produzido por unidade de energia é inferior a outros combustíveis.
 (F) A diferença básica entre as usinas nucleares esta no seu combustível, pois dependendo do material usado produz diferentes quantidades de vapor,que pode produzir menos ou mais energia
R: A diferença básica entre os diversos tipos de usinas nucleares está no reator e na forma como o vapor é gerado para a movimentação das turbinas que irão acionar o gerador elétrico. (Pág 61)
 ( V ) A OPEP é um cartel que atua de forma a evitar grandes flutuações no preço do petróleo mundial.
( V ) Um exemplo de energia não-renovável é a energia geotérmica, que é obtida do calor gerado a partir dos elementos radioativos presentes em depósitos subterrâneos e do magma existente no interior do planeta.
 ( V ) As fonte de energia atômica, usam fissão dos materiais radiotivos como fonte de energia. Entretanto, a quantidade de energia necessária para iniciar e manter a reação, fazem essa fonte de energia cara e ineficiente.
 ( F ) A energia eólica não interfere no ambiente, não produz gases estufa, e sua única desvantagem é sua dependência do clima.
R: Ela interfere na imigração dos pássaros, na transmissão de radio e Tv e na paisagem. (pág. 63)
 ( V ) A fissão nuclear é negativamente avaliada em mais da metade das imprensas mundiais, tento relação com o acidente nuclear de Fukushima no qual deixou o mundo preocupado em relação a segurança de utilizar esse tipo de energia.
( V ) O sistema de refrigeração de uma usina nuclear deve ser muito eficiente para evitar o superaquecimento principalmente a fusão do núcleo usando como blindagem chapas metálicas dentre outras
Grupo 25 - Os Problemas da Energia Hídrica
1- ( F ) A utilização de energia hidráulica na geração de eletricidade ocorre de forma significativa em apenas em alguns países, não incluído o Brasil,por não possuir abundância em recursos hidráulicos.
R: O Brasil possui grande potencial hidrelétrico 
2-( V) Atualmente, mais de 85% da energia elétrica no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas.
3-( V ) Uma usina hidrelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio.
4-( V) A geração hidrelétrica está associada à vazão do rio, isto é, à quantidade de água disponível em um determinado período de tempo e à altura de sua queda. Quanto menores são os volumes de sua queda, menor é seu potencial de aproveitamento na geração de eletricidade.
5-( V ) O potencial hidráulico é proporcionado pela vazão hidráulica e pela concentração dos desníveis existentes ao longo do curso de um rio.
6-( V ) Basicamente, uma usina hidrelétrica compõe-se das seguintes partes: barragem, sistemas de captação e adução de água, casa de força e sistema de restituição de água ao leito natural do rio.
7-( F ) A primeira hidrelétrica do mundo foi construída no final do século XIX – quando o carvão não era o principal combustível e as pesquisas sobre petróleo ainda não existiam.
R: Nessa época, o carvão era a principal fonte e as pesquisas sobre o petróleo tinham apenas começado. 
8-( V) As principais variáveis utilizadas na classificação de uma usina hidrelétrica são: altura da queda d’água, vazão, capacidade ou potência instalada, tipo de turbina empregada, localização, tipo de barragem e reservatório. Todos são fatores interdependentes.
9-( F ) As usinas hidrelétricas são projetadas visando única e exclusivamente a geração de energia elétrica. 
R: Elas não são mais projetas apenas com esses fins.
10-( V ) Os impactos de uma Usina Hidrelétrica sobre o meio ambiente, bem como os efeitos do uso dos recursos naturais em suas áreas de influência, têm diversas magnitudes e abrangências. 
11-( V ) Os impactos ambientais previstos devem ser demarcados no tempo, de forma a permitir que as medidas mitigadas ou compensatórias possam ser implementadas no momento adequado.
12-( V ) Os elementos de projeto potencialmente causados de impacto ambiental ocorrem nas fases de planejamento, construção, alagamento do reservatório, desativação do canteiro de obras e operação do empreendimento.
13-( F ) Para produzir a energia hidrelétrica não é necessário integrar a vazão do rio, verificar a quantidade de água disponível em determinado período de tempo e os desníveis do relevo, sejam eles naturais, como as quedas d’água, ou criados artificialmente.
R: Para a criação de uma hidrelétrica, é de fundamental importância essa analise.
14-( V ) A parte mais polêmica e ainda inconclusa sobre os impactos ambientais de uma usina hidrelétrica é a emissão de gases do efeito estufa.
15-( V ) Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa) constataram que em usinas hidrelétricas, a emissão desses gases pode chegar a ser 10 vezes maior que as das termoelétricas.
16-( F ) Atualmente na construção de um reservatório, é avaliado no projeto os somente o saneamento básico das águas. 
R: Atualmente na construção de um reservatório, são avaliados no projeto os usos múltiplos das águas, tais como: controles de enchentes, saneamento básico, irrigação etc. 
17-( V ) A altura da queda d’água e a vazão dependem do local de construção e determinarão qual será a capacidade instalada - que, por sua vez, determina o tipo de turbina, barragem e reservatório.
18-( V ) A água usada para produzir energia elétrica é retirada do reservatório na tomada d’água e conduzida à casa de máquinas por meio de tubulações, os condutos.
19-( V ) A vazão de um rio depende de suas condições geológicas, como largura, inclinação, tipo de solo, obstáculos e quedas.
20-( V ) Na maioria dos casos as áreas “afogadas” são áreas não produtivas e de pequena diversidade de fauna e flora, demandando a relocação de contingentes de pessoas atingidas com promessas e garantias nem sempre cumprida.

Outros materiais