Buscar

atividade 1 + atividade 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA
LICENCIATURA EM LETRAS – INGLES E PORTUGUÊS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: OP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Francyelle Silverio Egg – RA 
Polo Linhares
2017
Francyelle Silverio Egg – RA
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO
PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
 Trabalho apresentado à UNIP, eferente ao curso de Licenciatura em Letras, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: observação e projeto
Polo Linhares
2017
1 – Localização
 O relato de observação foi realizado a partir da sede da UNIP- polo de Linhares, localizada no endereço: Av. Governador Lindemberg, 870 – Centro, Linhares – ES.
 
 
2 - Ambientes educativos escolares encontrados: 
 
EEEFM Bartouvino Costa (238m – google).
2.1 EEEFM Bartouvino Costa
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartouvino Costa, localizada na Av. Jones dos Santos Neves, 34 – Centro – Linhares – ES. 
Ensino Fundamental II (anos finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - Supletivo. O prédio conta com boa estrutura, incluindo salas de aula, laboratórios de informática, centro de esportes, cantina e refeitório.
3 – Ambientes educativos não escolares encontrados
Praça Nestor Gomes (168m – google);
Praça 22 de Agosto (480m – google);
Biblioteca municipal (229m – google);
3.1 Praça Nestor gomes
Localizada na AV. João Felipe Calmom, 30 – Centro, Linhares – ES. Aberta ao publico em geral, dispões de uma estrutura simples, mas arborizada. É muito utilizada para o descanso das pessoas que estão passando ou com afazeres por perto, também e procurada por artistas de rua.
3.2 Praça 22 de Agosto
Localizada na Rua Conceição, s/n – Centro, Linhares – ES. Aberta ao publico em geral. Dispõe de boa estrutura, com amplo espaço, incluindo palco acústico, lago de peixes, quadra poliesportiva, etc. Conhecida também como praça dos bichos, devido a exposição de animais empalados.
3.3 Biblioteca municipal
Localizada em AV Governador Carlos Lindemberg, 639 – Centro, Linhares – ES. A biblioteca é aberta aos estudantes e pesquisadores em geral. Dispõe de um ambiente relativamente pequeno, porem abriga um excelente acervo de livros, muito utilizada por alunos de diversas escolas e níveis de ensino para pesquisa a respeito de trabalhos escolares.
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA
LICENCIATURA EM LETRAS – INGLES E PORTUGUÊS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: OP)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Francyelle Silverio Egg – RA 
Polo Linhares
2017
Francyelle Silverio Egg – RA
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO
PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
 Trabalho apresentado à UNIP, eferente ao curso de Licenciatura em Letras, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: observação e projeto
Polo Linhares
2017
INTRODUÇÃO
A diferença, diversidade é algo presente no ser humano. O homem desenvolve diferentes formas de viver, conviver simbolismos e solucionar situações de cunho social, prova disso são a diversidade de culturas, religiões, raças e línguas que existe.
Conviver em sociedade sem considerar a diversidade, sendo esta uma característica mais que normal, é um erro que acaba se desenvolvendo em forma de preconceito. Esta triste realidade de preconceito e intolerância é causada pela falta de compreensão à multiplicidade e desrespeito. Mudar o campo de formação ética e moral se faz extremamente necessária.
A escola, sendo um ambiente de aprendizagem, apresenta um papel de grande importância na formação ética e moral, para desenvolvimento de cidadãos compreendidos e comprometidos com o respeito mutuo, sendo estes capazes de viver em uma sociedade tão diversa, sem preconceito ou intolerância à opinião do próximo.
Este projeto surgiu a partir desta missão da escola, integrando as disciplinas de Português, Educação Física e Historia.
A finalidade é trabalhar junto aos alunos do ensino médio, da escola Bartouvino Costa, o tema da diversidade cultural, com foca na mudança da mentalidade para melhor compreensão e respeito às diferenças culturais, étnicas, religiosas, etc.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Introduzir uma situação de aprendizagem diferente e interativa, visando despertar o interesse do aluno, tonando – o capaz de compreender e respeitar todas as diferenças.
Objetivos específicos
Compreender a diversidade como uma condição humana;
Valorizar e respeitar todas as formas de expressão cultural;
Levar o aluno a se conscientizar da importância do respeito mútuo;
Combater a intolerância, discriminação e preconceito;
Perceber que a pratica esportiva coletiva é um ótimo modelo de diversidade;
 Aprender, através da pratica esportiva coletiva, a respeitar que cada indivíduo possui seu papel de enorme valor, valorizando a equipe como um todo;
Observar a diversidade cultural expressa nas danças regionais.
DESENVOLVIMENTO
Revisão bibliográfica
Para entender as raízes e buscar uma solução para esse comportamento, o preconceito e as suas origens vem sendo tema de estudo de varias vertentes cientifica.
O Dicionário de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas define preconceito como: “Trata-se de umas atitudes negativas, desfavoráveis, para com um grupo ou seus companheiros individuais. (...) A atitude resulta de processos internos do portador.” (SILVA, 1987, p. 962 apud JOAQUIM, 2006, p.01).
Já o filosofo Gordon Allport afirma que: “o preconceito é uma atitude evitativa ou hostil contra uma pessoa simplesmente porque ela pertence a um determinado grupo.”
Tendo em vista estas e outras definições que não foram citadas, notasse que o preconceito está diretamente relacionado aos valores morais éticos de uma pessoa, em outras palavras trata-se da formação da consciência do individuo.
Observando-se assim, e reconhecendo o papel da escola tem dentro da sociedade. O educador e a escola devem se conscientizar desta responsabilidade, e, através de um trabalho em conjunto, promover trabalhos voltados para a formação da consciência ética e moral de seus alunos.
Procedimentos metodológicos
Ambientes e Publico Alvo
O projeto destina-se aos alunos do Ensino Fundamental, anos finais, da escola EEEFM Bartouvino Costa. Localizada na AV. Governador Santos Neves, s/n, Centro, Linhares-ES.
O ambiente não escolar escolhido é a pracinha 22 de Agosto.
A praça 22 de agosto possui um bom espaço, possuindo também uma quadra poliesportiva e palco que podem ser utilizados na realização da etapa do projeto do trabalho de aproveitamento pedagógico. Localiza-se na Rua Conceição, no Centro de Linhares.
Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos
8
O tema diversidade cultural, será desenvolvido em todas as etapas do projeto e nas três disciplinas participantes da seguinte forma:
-Português: refletir sobre a diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa presente na vida humana com ênfase na compreensão, valorização e respeito mútuo;
-Educação física: estudar os esportes coletivos levando o aluno a compreender que cada membro do grupo, com suas diferenças, contribuem para a conquista de um resultado positivo para a equipe;
-Historia: aprender sobre as danças regionais brasileiras sob um olhar reflexivo a partir da compreensão de que, a cultura humana manifesta a sua diversidade nas expressões artísticas.
Propostas de ação e estratégias didáticas
O projeto deverá se cumprir em quatro etapas:
- Etapa 1: Aprender, refletir
Em primeiro passo, os alunos receberão o conteúdo do projeto em sala de aula. 
O tema, em cada disciplina, será exposto em um debate, dando aos alunos a chance de se expressarem em relação ao conteúdo.
O professor levará o
aluno a refletir a partir da realidade individual, familiar e local para a realidade mundial promovendo assim uma compreensão ampla de que a diversidade está presente em toda a vida humana.
Na disciplina de Português o professor apresentará aos alunos as diversas culturas, refletindo sobre as características peculiares de cada uma, sempre focando a necessidade da compreensão e respeito.
Na disciplina de Educação física os alunos serão levados a perceber que, os esportes coletivos exigem participação de cada membro de características diferentes, onde cada membro é importante, o conjunto, e valorização, dessas diferenças forma uma unidade, forma uma equipe forte.
Na disciplina de Historia o professor fará junto aos alunos uma reflexão acerca da diversidade cultural, focando nas manifestadas nas expressões artísticas da dança. Os alunos conhecerão, através da pesquisa, as danças regionais brasileiras.
- Etapa 2: Pesquisar, elaborar trabalhos
Ao termino dos debates, os alunos em seus anos letivos serão divididos em grupos de trabalho para a realização de pesquisas e trabalhos. 
As pesquisas serão feitas no horário da aula da disciplina, usando a biblioteca e o laboratório de informática, podendo o aluno pesquisar também em casa.
Após a pesquisa, os grupos deverão entregar um trabalho simples aos professores.
- Português: cada grupo pesquisará sobre uma cultura mundial. Conteúdo da pesquisa: o nome do país, a língua ou línguas utilizadas, costumes, as religiões, a raça.
- Educação Física: cada grupo pesquisará um esporte coletivo. Conteúdo da pesquisa: a modalidade coletiva, a origem, as funções dos membros da equipe;
- Historia: cada grupo pesquisará uma dança regional brasileira. Conteúdo da pesquisa: região de origem, tipo de dança, a técnica da dança.
- Etapa 3: apresentação dos trabalhos
Os alunos farão a apresentação dos trabalhos de cada disciplina pertencente ao projeto, para o professor e os demais colegas de turma.
Etapa 4: Realizar a Manhã de Integração Cultural, Artística e Esportiva na
Praça 22 de Agosto.
A Manhã de Integração Cultural acontecerá em data agendada com a prefeitura. O evento será aberto aos pais, familiares dos alunos e ao publico.
Para a realização da Manhã da Integração Cultural os alunos serão divididos em três equipes, mesclando as turmas:
- equipe do painel, que ficará responsável em elaborar o painel da diversidade com recortes d revistas, ilustrando a diversidade cultural, os esportes coletivos e as danças regionais brasileiras.
.Os professores farão uma leitura do painel e deixarão como mensagem final a importância de compreender, valorizar e respeitar a diversidade. O painel será colocado em local visível e de fácil acesso.
11
- equipe do esporte, organizará um, ou mais, esporte coletivo para ser praticado, pelos alunos da equipe, durante a realização da manhã cultural.
- equipe da dança, escolherá uma dança regional para ser executada, pelos alunos da equipe, durante a realização da manhã cultural.
Todos os alunos e participantes do evento deverão usar trajes típicos de uma cultura, país ou de um esporte.
Os alunos e participantes deverão assistir o jogo coletivo na arquibancada e prestigiar a dança regional no pátio.
A manhã cultural terá inicio as 8:00 horas da manhã e fim as 11:00 horas, a programação das apresentações serão definidas pelos professores.
Após finalização do projeto o painel devera ficar exposto no pátio da escola.
Tempo de duração
O projeto deve ser desenvolvido em quatro semanas, podendo ser prorrogado a critérios dos professores e a escola:
1ª semana: realização da etapa 1;
2ª semana: realização da etapa 2;
3ª semana: realização da etapa 3:
4ª semana: realização da etapa 4 e encerramento do projeto.
AVALIAÇÃO
A avaliação deste entendimento se dará pela observação do comportamento dos alunos dentro da escola na sala de aula, na prática das atividades esportivas e artísticas e outros eventos que ocorrem na escola.
O aparecimento de situações de preconceito, bullying, desrespeito, será indicativo da necessidade de se trabalhar novamente o tema.
Resultados esperados
Ao final do projeto, espera-se que os alunos tenham assimilado a compreensão de que, a diversidade está presente na sociedade humana, sendo capaz de observar esta diversidade no contexto individual, local, regional e mundial, e conviver harmoniosamente, sem preconceito ou intolerância.
É esperado ainda que, ao praticar o esporte coletivo, e executar a dança regional, o aluno tenha compreendido algumas expressões da diversidade abrindo-se para a atitude de respeito mútuo e valorização das diferenças.
CONCIDERAÇÕES FINAIS
O principal objetive deste projeto é a mudança da mentalidade preconceituosa e intolerante que encontramos em meio a sociedade. Para um resultado mais eficaz deve se trabalhar com os adolescentes principalmente, pois estes estão em faze de formação de ideias e opiniões sobre os mais variados assuntos. Sendo este o melhor momento se se implantar uma ideia de respeito mutuo, tolerância e convivência social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
- Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) – 6ª a 8ª séries (EF II): http://goo.gl/ gGz3CK 
-Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: http://portal.mec.gov.br/ component/content/article?id=12598:publicacoes - (PCN)
 – Temas Transversais: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf
- SARAIVA, 2004 – Revista Ciências e Letras – Faculdade Porto-Alegrense. http://www1.fapa.com.br/cienciaseletras/pdf/revista36/art12.pdf?origin=publication_ detail 
- HERNÀNDEZ, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho – o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.
 - ZABALA, Antoni. A prática educativa – como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 
- PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed, 2000. 
- REVISTA NOVA ESCOLA http://novaescola.org.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/sao-objetivoconteudo-conceito-428234.shtml

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais