Buscar

1º Atividade Biologia Humana

Prévia do material em texto

Primeira Atividade Biologia Humana 
1) Descreva as diferenças entre os tipos celulares eucarióticas e procarióticas.
De maneira geral, essas duas células se diferenciam pela presença ou ausência de membranas.
Enquanto as células eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo, as células procariontes não contém núcleo e outras organelas ligadas à membrana.
As células procariontes foram a única forma de vida na Terra por milhões de anos, até que as células eucarióticas mais complexas surgiram, através do processo de evolução.
2) Quais são as principais organelas que compõem uma célula eucariótica animal, com suas respectivas funções?
As principais organelas que compõem uma célula eucariótica animal é :
1- Nucléolo - produção dos componentes ribossômicos
 
2 - Núcleo - conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular as funções celulares.
 
3 - Ribossomos - produção de proteínas
4 - lisossomos – é a digestão intracelular feita por duas formas, heterofagia, digestão de substâncias que entram na célula por processo de fagocitose ou pinocitose. 
 
5 - Vesículas - transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula.
 
6 - Retículo endoplasmático rugoso - participa da síntese e transporte de proteínas.
 
7 - Complexo de Golgi - faz a secreção celular.
 
8 - Citoesqueleto - participam do transporte de substâncias e dão forma a célula.
 
9 - Retículo endoplasmático Liso - participa do processo de transporte celular, além de participar da síntese de lipídios.
 
10 - Mitocôndrias - são responsáveis pela respiração das células.
 
11 - Vacúolo - atuam no processo de digestão intracelular.
 
12 - Citoplasma - nele está um fluído chamado citosol, O citoplasma tem a função de albergar as organelas e favorecer seus movimentos.
 
13 - Lisossomos - participam da digestão de substâncias orgânicas.
 
14 - Centríolos : estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cilios.
3) Como é composta a membrana plasmática?
membrana plasmática é constituída de uma dupla camada de lipídios, proteínas e carboidratos presos a esses lipídios.
4) Quais as funções da Mitose? Descreva as suas fases.
A mitose é o processo de divisão celular no qual uma célula denominada célula-mãe se divide em duas células-filhas geneticamente idênticas. Pode ser dividida em dois processos: a mitose propriamente dita ou cariocinese, que é a divisão do núcleo celular, e citocinese, que é a divisão do citoplasma.
a mitose é utilizada pelo nosso organismo para reconstituir a perda natural de células, também é por mitose que um zigoto se divide várias vezes até formar um embrião.
A mitose é dividida em 4 etapas: 
1- Prófase: é a primeira etapa da mitose e caracteriza-se pelo início da condensação dos cromossomo
2 - Metáfase: nessa etapa, o processo de mitose está no meio e finaliza a condensação do cromossomo e a formação do fuso mitótico
3 - Anáfase: é a etapa na qual os centrômeros se quebram, separando as cromátides, e logo se inicia o encurtamento das fibrilas do fuso mitótico, levando consigo uma das cromátides para os polos da célula.
4 - é a etapa final da mitose, considerada como a etapa de reconstituição, na qual se forma o núcleo-filho. Logo depois de os cromossomos filhos terem atingido os polos, ocorre o desaparecimento do fuso mitótico e a reorganização do envoltório nuclear, sendo regenerada. No final da telófase, ocorre a citocinese, isto é, a divisão do citoplasma, formando, assim, duas células-filhas com conteúdo idêntico ao da sua mãe.
5) Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática? Explique cada um. 
O transporte da membrana plasmática pode ser dividido em dois tipos principais: o transporte passivo e o transporte ativo.
1 - Transporte passivo: é o tipo de transporte em que não há gasto energético. A molécula passa do meio de maior concentração para o de menor concentração, tendo um caráter decrescente e bidirecional. Pode ser subdividido em três tipos
Difusão simples: As moléculas passam do meio mais concentrado para o menos concentrado, sem gasto de energia.
Difusão facilitada: é o transporte das moléculas do meio mais concentrado para o menos concentrado com o auxílio de uma proteína transportadora. É um processo mais rápido que a difusão simples.
Osmose: é um transporte especial, no qual ocorre a difusão da molécula da água através da membrana, seletivamente permeável, de um meio de alta concentração de água para um meio de baixa concentração. É semelhante à difusão simples, porém a osmose é exclusivamente para transporte da água.
2 - Transporte ativo: é o tipo de transporte no qual há gasto de energia. O gasto energético ocorre porque a molécula deverá ser transportada contra o gradiente de concentração, ou seja, do meio de menor concentração para o de maior concentração.
6) Faça uma breve descrição dos tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Analise como esse conhecimento será útil para sua formação.
Tecido epitelial: O tecido epitelial é constituído por células justapostas, isto é, intimamente aderidas umas às outras, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular. Distinguem-se basicamente dois tipos de tecidos epiteliais, segundo sua estrutura e função, sendo eles o epitélio de revestimento e o epitélio glandular. Os epitélios de revestimentos, como o próprio nome sugere, revestem as superfícies externas e as cavidades do corpo, como pele, cavidade bucal, tubo digestório, mucosas das fossas nasais, árvore respiratória etc. Já os epitélios glandulares são formados por células com capacidade de secreção, como, por exemplo, glândulas salivares e sudoríparas. Não podemos deixar de falar de um tipo especial de epitélio, cuja função é captar estímulos externos como luz, odor, gosto, denominado neuroepitélio.
Tecido conjuntivo: O tecido conjuntivo caracteriza-se pela presença de diversos tipos celulares separados por abundante material extracelular ou matriz extracelular, do ponto de vista funcional, o tecido conjuntivo proporciona a sustentação estrutural e metabólica para os tecidos e órgãos do corpo humano, estabelece a integração entre os diferentes tecidos corporais, bem como regula a troca de nutrientes, gases e metabólitos entre os tecidos e sistema circulatório. Também está envolvido no armazenamento de gorduras em seus adipócitos e participa das defesas do organismo, fazendo uma barreira contra a entrada de micro-organismo e participando do sistema imune.
Tecido muscular: O tecido muscular é um tecido constituído de células especializadas em contração, proporcionando os movimentos corporais ou mudança na forma dos órgãos. Essas células apresentam uma enorme capacidade de transformar energia química em mecânica, através da quebra do ATP, O tecido muscular, dependendo de suas características morfológicas e funcionais, pode ser classificado em tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular estriado cardíaco e tecido muscular liso.
Tecido nervoso: O tecido nervoso consiste num complexo sistema de comunicação entre o meio ambiente e o organismo, denominado sistema nervoso. O sistema nervoso possui as funções de receber as informações sensoriais (temperatura, dor, tato, pressão, visão, audição, paladar) do meio ambiente e do próprio organismo, além de processar ou integrar essas informações e produzir uma resposta que pode ser uma contração muscular, uma secreção hormonal ou uma contração visceral. É dividido anatomicamente em sistema nervoso central (SNC), composto pela medula espinhal, tronco encefálico, cérebro e cerebelo; e sistema nervoso periférico (SNP), composto pelos nervos (espinhais e cranianos), pelos gânglios sensitivos e pelas terminações nervosas (receptor e placa motora). O tecido nervoso é constituído por células e pouca quantidade de matriz extracelular. As suas células são os neurônios e os vários tipos de células da glia ouneuroglia
Sem esse conhecimento não teria como entender o funcionamento dos principais tecidos do corpo, ele é o essencial para a formação de um educador físico, entender para depois trabalhar com excelência e alcançar o objetivo de cada aluno trabalhado.
7) Quais são as células componentes do tecido ósseo, suas funções e sua importância durante o processo de reparo ósseo após fraturas?
As células do tecido ósseo são as células osteogênicas, os osteoblastos, os osteócitos e os osteoclastos.
Células osteogênicas: estão presentes na superfície da matriz óssea e são capazes de se proliferar e se diferenciar em osteoblastos; portanto, são importantes para o crescimento e para a reparação óssea.
Osteoblastos: estão dispostos nas superfícies ósseas e são semelhantes funcionalmente ao condroblasto e ao fibroblasto, apresentando alta capacidade de divisão e síntese. Produzem a parte orgânica da matriz óssea, as fibras colágenas, e outros elementos da matriz óssea não mineralizada, chamada osteoide, que posteriormente será mineralizada. Alguns osteoblastos sintetizam a matriz ao seu redor, ficando aprisionados por ela, tornando-se um osteócito.
Osteócitos: localizam-se no interior da matriz óssea, em espaços denominados lacunas, que se comunicam entre si pelos canalículos, os quais permitem o fluxo intercelular de íons e pequenas moléculas. Embora possuam pouca atividade sintética, são essenciais para a manutenção da matriz óssea.
Osteoclastos: são células móveis, grandes e multinucleadas que se originam da fusão de células do sangue (monócitos). Apresentam no seu citoplasma vesículas contendo enzima digestiva colagenase, que ataca a parte orgânica da matriz óssea e libera cálcio. Portanto, sua principal função é reabsorver a matriz óssea, promovendo o modelamento ou remodelamento ósseo no reparo de fratura.
Processo de reparo ósseo após uma fratura:
1) Logo após a fratura, os macrófagos chegam ao local e fazem a "limpeza" da área da fratura, removendo coágulos sanguíneos, restos celulares e da matriz.
2) O periósteo e o endósteo respondem com proliferação, formando tecido rico em células osteogênicas. 
3) Entre as extremidades ósseas fraturadas, surge o tecido ósseo primário pela ossificação endocondral de pequenos pedaços da cartilagem, como pela intermembranosa.
 4) Ocorre a formação do calo ósseo (tecido ósseo primário). 
5) A remodelação óssea ocorre gradualmente com a volta das atividades devido às pressões e à atividade dos osteoclastos, Reconhecemos dois tipos de neurônios, os aferentes (sensoriais) e os eferentes (motores)
Neurônios aferentes: são responsáveis por transmitir as informações sensoriais para a medula ou encéfalo (cérebro, tronco encefálico e cerebelo).
Neurônios eferentes: transmitem os impulsos (resposta) gerados no SNC para o órgão efetuador (músculos e glândulas)
8) Quais as células do tecido nervoso e suas funções?
As suas células são os neurônios e os vários tipos de células da glia ou neuroglia.
O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso responsável pela recepção e transmissão das informações sensoriais e motoras.
Neurônios aferentes: são responsáveis por transmitir as informações sensoriais para a medula ou encéfalo (cérebro, tronco encefálico e cerebelo).
Neurônios eferentes: transmitem os impulsos (resposta) gerados no SNC para o órgão efetuador (músculos e glândulas)
Células gliais ou neuroglia: As células da glia estão localizadas entre os neurônios, e suas funções não são de gerar impulsos nervosos, mas, sim, de dar suporte estrutural e funcional para os neurônios. Acredita-se que há cerca de dez células da glia para cada neurônio. Outras funções relacionadas a essas células, além de suporte, são de sustentação e defesa do sistema nervoso, revestimento ou isolamento das fibras nervosas e modulação da atividade neuronal.
Celulas gliais: 
Astrócitos: são as maiores células gliais, com o formato de estrela, possuindo diversos prolongamentos, cujas funções estão relacionadas com as trocas metabólicas entre neurônios e sangue, oferecendo, também, uma barreira adicional, denominada barreira hematoencefálica, que controla a entrada de substância no tecido nervoso, aumentando as defesas do sistema nervoso
Oligodendrócito: são menores que os astrócitos e possuem poucas ramificações e prolongamentos. Estão dispostas em fileiras entre os neurônios e são responsáveis pela produção e pela manutenção da bainha de mielina, bainha protetora que envolve os neurônios e aumenta a velocidade da condução nervosa.
Células ependimárias: são as células que revestem as cavidades ventriculares do encéfalo e do canal medular. Suas funções estão envolvidas com a produção e movimento do líquor (líquido encefalorraquidiano). O líquor é um fluido aquoso e incolor que tem como função a proteção mecânica do sistema nervoso central.
Micróglias: são as menores das células gliais e têm como função fagocitar resíduos e estruturas danificadas do sistema nervoso central, tendo, portanto, função de defesa do tecido nervoso.
Células de Schwann: são células que envolvem os axônios do sistema nervoso periférico, sendo responsáveis pela formação da bainha de mielina desse sistema.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

45 pág.

Perguntas Recentes