Buscar

BASES ZENITE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIPAMPA- Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé
Engenharia de Alimentos
Bases do Gerenciamento Empresarial
Nomes: Carolina Wolff, Murilo Machado e Victor Torbes
Estudo de caso - Zênite Distribuidora
 Durante o estudo de caso sobre a empresa Zênite distribuidora, foram levantadas questões sobre logística de venda e transporte, gestão e estrutura organizacional da mesma, dando a possibilidade de debate sobre tais pontos.
 A empresa conta com vendedores especializados em toda alinha de produtos fornecidos (desde alimentos até produtos de limpeza), entretanto, por meio de pesquisas, foi observado que os clientes tentem a consumir mais quando são visitados por vendedores especializados apenas em um ramo dos produtos oferecidos pela companhia. Contudo, não é viável o transporte em duas vezes na semana (mesmo sendo de produtos diferentes) para o mesmo cliente.
 Em debate em grupo, foi possível perceber que caso a Zênite distribuidora optasse por enviar dois vendedores para cada cliente, sendo que cada um seria especializado em apenas uma linha específica de produtos, tais visitas poderiam ser intercaladas semanalmente, facilitando assim a logística de transporte.
 Outro fator abordado pela empresa é quanto a sua gestão e estrutura organizacional,uma vez que tanto a matriz (armazém e transporte) quanto a filial desejam termais autonomia sobre as decisões pertinentes a cada uma. Até então, as decisões que a filial deve seguir são do gerente administrativo que está localizado na matriz, enquanto que esta última não tem poder de escolha em relação as rotas,veículos ou do processo de separação de seus produtos.
 Para tal questionamento, uma redistribuição de gerenciamento, em caráter de teste, deveria ser aplicada. Logisticamente, ambos os setores (tanto filial quanto matriz) deveriam ser autossuficientes, apenas sendo orientados e reportando seu desempenho para o gerente administrativo.

Outros materiais