A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS - Seminário em Gestão da Saúde Pública I

Pré-visualização | Página 1 de 1

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 
O presente capítulo está estruturado para explicar o conjunto de procedimentos metodológicos organizados, a partir dos objetivos traçados, que ajudaram na investigação do problema apresentado pela tese. Apresentam-se as pesquisas adotadas neste estudo, tendo em conta o método, a abordagem, os instrumentos de coleta de dados, de análise e interpretação dos resultados. A composição corresponde o que Fachin (2006) afirma:
[...] todo o trabalho científico deve ser baseado em procedimentos metodológicos, os quais conduzem a um modo pelo qual se realiza uma operação denominada conhecer, outra agir, e outra fazer. Tais operações são desempenhadas pelo ser humano a fim de desenvolver adequadamente um estudo (FACHIN, 2006, p. 29).
A saúde é a condição mínima que o homem necessita para se desenvolver e, embora esta seja uma das prioridades dos Direitos Humanos ainda se percebe algumas falhas no sistema para que essa necessidade seja contemplada a contento, nesse sentido há necessidade de se refletir sobre o tema, para isso necessitamos de utilizar a pesquisa.
Para melhor compreensão dos procedimentos metodológicos, retoma-se o objetivo da tese que tem, como foco principal as diferentes resoluções para os problemas ocasionados pela má administração dos recursos financeiros na saúde pública do município do Rio de Janeiro. Para tanto, buscou-se identificar por meio de pesquisa bibliográfica consistindo na coleta e análise de dados científicos de trabalhos acadêmicos, livros, sites, estudos de casos, Secretarias de Saúde e opiniões de profissionais da área, tornando-se uma pesquisa de natureza básica.
Referência
FACHIN, Odila. Fundamentos de Metodologia. 5. Ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.