Buscar

HDB caso concreto 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aplicação Prática Teórica
As eleições são de fundamental importância, pois além de representar um ato de cidadania, possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um mau governante pode representar uma queda na qualidade em nossas vidas.
Analise a figura abaixo e, depois, responda as seguintes questões:
a) Quais as características do processo eleitoral estabelecidos pela Constituição brasileira de 1891?
R = Na constituição de 1891 houve o estabelecimento do voto universal masculino. Ou seja, somente os homens poderiam votar. Além das mulheres, não podiam votar: menores de 21 anos, mendigos, padres, soldados e analfabetos. 
Além disso, existiam os colégios eleitorais, o total de cidadãos com direito a voto em determinada região, os maiores colégios eleitorais eram Minas Gerais e São Paulo ao mesmo tempo em que eram, também, as principais economias, começou a ser construído um modelo político sustentado pelos acordos, pelo controle do voto e predomínio das elites agrárias nos seus respectivos estados, enfim da prática do Coronelismo. 
O Coronelismo consistia no controle político exercido pelo Coronel em determinada região onde ele predominava. Na sua região era eleito quem o Coronel desejasse.
b) Explique a relação entre a charge e o chamado voto aberto.
R = Na época existia o chamado voto de cabresto, que ocorria por meio da utilização da força, manifestado, fosse pela presença dos jagnços desse coronel nos lugares onde ocorria a votação, fosse pela semples ameaça ou ainda pelo medo da violência contruída no dia a dia. 
A coerção eleitoral era facilitada pelo fato das votações serem abertas e não secretas.

Outros materiais