Buscar

Selo Verde ISO 14000

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma autodeclaração ambiental é desenvolvida pelos fabricantes, importadores ou distribuidores de modo a comunicar informação sobre os aspectos ambientais dos seus produtos ou serviços, sem estar sujeito a verificação externa. Ela pode ser uma autodeclaração Tipo II, o que significa que uma empresa que pretende fornecer informação ambiental relacionada com um produto (ou serviço) sem ter uma certificação ou um rótulo ambiental, pode fazê-lo através do uso das declarações ambientais. Elas podem aparecer no produto, na embalagem, na literatura relacionada, na rotulagem, publicidade, materiais promocionais e todas as outras formas de marketing, de uma forma direta ou por insinuação. Exemplo: um texto ou símbolo informando que o produto foi elaborado com certo percentual de material reciclado, o equipamento que economiza energia, etc.
Existem 3 tipos de rotulagem ambiental: Rotulagem Tipo I – Programas de Selo Verde; Rotulagem Tipo II – Auto-declarações Ambientais; Rotulagem Tipo III – Inclui avaliações de Ciclo de Vida.
Rotulagem Tipo I – NBR ISO 14024 Esta Norma “estabelece os princípios e procedimentos para o desenvolvimento de programas de rotulagem ambiental, incluindo a seleção de categorias de produtos, critérios ambientais e características funcionais dos produtos, e para avaliar e demonstrar sua conformidade. Esta Norma também estabelece os procedimentos de certifi cação para a concessão do rótulo”.
Rotulagem Tipo II – NBR ISO 14021 Esta norma “especifi ca os requisitos para auto-declarações ambientais, incluindo textos, símbolos e gráfi cos, no que se refere aos produtos. Ela descreve, ainda, termos selecionados usados comumente em declarações ambientais e fornece qualifi cações para seu uso. Esta Norma também descreve uma metodologia de avaliação e verificação geral para autodeclarações ambientais e métodos específicos de avaliação e verificação para as declarações selecionadas nesta Norma”.
Rotulagem Tipo III – ISO 14025 Esta Norma tem alto grau de complexidade devido à inclusão da ferramenta Avaliação do Ciclo de Vida. A percepção é de que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que este tipo de rotulagem ganhe o mercado, visto que a ferramenta de ACV ainda não está definitivamente consolidada do ponto de vista técnico.
As desvantagens são: Impossibilidade de estabelecer critérios objetivos e cientificamente defensáveis que identifiquem produtos “melhores do ponto de vista ambiental” em uma dada categoria. Os selos verdes constituem uma barreira à inovação, tanto com relação ao meio ambiente como com relação ao melhor desempenho dos produtos. Os selos verdes treinam os consumidores a procurar símbolos, e não os informam a respeito dos aspectos específicos dos produtos que compram. Também criam barreiras comerciais porque seus critérios contemplam somente as prioridades nacionais ou regionais, e não as que tem relevância internacional.

Outros materiais