Buscar

AV2 DIREITO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 DIREITO AMBIENTAL
1- O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. Indique, na ORDEM CORRETA, os procedimentos para que um empreendimento de significativo impacto ambiental possa adquirir o licenciamento ambiental.
Resposta: estudo de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental, licença ambiental prévia, licença ambiental de instalação, seguido da licença ambiental de operação -
2- A competência para legislar sobre energia nuclear na Constituição brasileira é: 
Resposta: privativa da união
3- O SNUC é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municipais. Marque a resposta CORRETA. Os objetivos do SNUC incluem: 
Resposta: a promoção do desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais, bem como a proteção de paisagens naturais e pouco alteradas, de notável beleza cênica.
4- Considere as afirmativas: 
I - Doutrinariamente, pode-se afirmar que, num conceito de meio ambiente latu sensu, ingressam não apenas os elementos naturais ( os chamados recursos naturais), mas também, elementos culturais ( compreendendo, latu sensu, a paisagem, o patrimônio histórico e artístico, etc. ); 
II - O artigo 3º da lei 6938/81, define meio ambiente de forma muito ampla, pois este é formado pelo conjunto de condições, leis, influências e alterações, interações de ordem física, química e biológica, que permite , abriga e rege a vida em todas as suas formas; 
III- No direito brasileiro, o meio ambiente é matéria conceitual que abriga os recursos naturais e seus aspectos biodiversos; 
IV- O nosso direito positivo indicou como elemento caracterizador do meio ambiente a vida em geral, não apenas a humana, mas de todas as espécies animais e vegetais, abrangendo ainda os aspectos culturais e artificiais. 
Resposta: I, II, IV 
5- Marque a alternativa Correta em razão dos conteúdos estudados sobre poluição visual e poluição sonora. 
Resposta: considerado crime causar poluição, seja sonora, visual ou de qualquer outra natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana e ao meio ambiente. 
6- São penas restritivas de direito na lei ambiental todas, exceto: 
Resposta: destruição ou inutilização do produto 
7- Os princípios exercem papéis importantes, pois além de serem alicerces fundamentais dos mais variados ramos, assumem diferentes funções, como por exemplo, a função interpretativa e a função integrativa. Dentro do direito ambiental há um princípio que se destaca, por garantir a observância de uma responsabilidade intergeracional, ou seja, possibilitar a utilização de recursos naturais finitos pelas presentes e futuras gerações, bem como o contínuo crescimento econômico do país. Qual o nome que se dá ao princípio mencionado? 
Resposta: Princípio do Desenvolvimento Sustentável
8- No que se refere à proteção judicial e à responsabilidade em matéria ambiental, assinale a opção CORRETA. 
Resposta: Para efeito de responsabilidade administrativa, considera-se infração administrativa ambiental toda ação 
ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do ambiente, podendo qualquer pessoa que constatar infração ambiental dirigir representação às autoridades competentes para que exerçam o poder de polícia. 
9- A Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA - é uma política pública que tem objetivos institucionais, econômicos, gerenciais e ecológicos. Explique o que vem a ser tal objetivo econômico. 
Gabarito: Refere-se ao ato de compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico. 
10- O Art.225 da Constituição Federal impõe ao Poder Público definir espaços territoriais especialmente protegidos, em todas as unidades da Federação. A Lei 9.985/00 instituiu o SNUC, regulamentando o dispositivo previsto no art.225. Responda: como são denominados esses espaços territoriais especialmente protegidos pela Lei 9.985/00 e qual a finalidade de sua criação? 
Gabarito: São denominadas unidades de conservação (UCs). Dentre as finalidades de criação das Unidades de Conservação: conservar a diversidade biológica, proteger as espécies ameaçadas de extinção, preservar e restaurar a diversidade de ecossistemas, proteger as paisagens naturais, promover a sustentabilidade do uso dos recursos ambientais. As unidades de conservação se diferenciam também quanto à forma de proteção e usos permitidos: aquelas que precisam de maiores cuidados, pela sua fragilidade e particularidades, as de proteção integral e aquelas que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo tempo, as de uso sustentável.

Outros materiais