Buscar

Discursiva fundamentos históricos da educação e etnias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s):Estudos das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Questão 1/5
A historiografia europeia, numa época em que só havia História científica na Europa, escreveu, desde meados do século XIX e em boa parte do século XX, a História do homem como história da civilização cristã ocidental e, embora menos abertamente, do processo de formação dos principais estados-nações europeus.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000200002 acesso em 12/07/15
Com a criação dos grupos escolares no século XIX, começou a ser instituído o ensino simultâneo, em que o professor lecionava para vários alunos ao mesmo tempo. A respeito do modelo de ensino simultâneo, descreva quais foram as dificuldades encontradas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
	Resposta certa: As deficiências encontradas existentes na época foram a formação de professores, os materiais didáticos e o mobiliário escolar, a exigência de construção de edifícios adequados para a instalação dos grupos escolares foi uma preocupação dos governantes, considerando o ideal de uma escola civilizadora, moralizadora e, portanto, com a função de ensinar bons hábitos. (p,114).
Questão 2/5
A trajetória do ensino de história no Brasil sofreu com um longo período de estagnação, no mesmo momento em que é aberta a educação pública para todos, as políticas do regime militar, reprimiu e prejudicou a formação de bons historiadores e professores, seja pela falta de incentivo financeiro, cursos de curta duração ou manipulação das matérias estudas.
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 18)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas tele aulas e no livro da disciplina, discorra sobre a educação no Brasil.
	Resposta certa: Atualmente, os municípios são os principais responsáveis pelo atendimento a educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental. A formação de professores é um desafio presente para toda a educação básica, sendo mais sério nas fases iniciais da educação/escolarização. No ensino superior os professores com título de especialistas estão mais concentrados nas instituições de ensino. (p. 152-163)
 
Questão 3/5
A História aprendida na universidade deveria ser para auxiliar o professor em suas aulas, pois a umas grandes diferenças dos conteúdos e fontes das escolas para universidades. Está é uma ampla dificuldade encarada pelos professores de história, pois como fazer a história se torna didática e interessante para os alunos de ensino fundamental e médio. As repostas desta problemática começam a serem respondidas na Europa no século XIX, quando História se torna uma ciência, ela começa e ser ensinadas para alunos, e em universidades europeias.
 
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 55)
 
Com o surgimento dos Estados- nações houve um profundo impacto na educação e na escolarização da Europa. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre os fatores que influenciaram a educação e a escolarização na Europa.
Resposta certa:
	O estado mantinha seus interesses econômicos e políticos ao fornecer os benefícios à educação. Uma contribuição dos estados para a educação o responsabilizou pela instrução elementar universal gratuita, leiga e obrigatória. O pensamento liberal foi predominante para o período e culminou com a menor responsabilidade do Estado em relação à economia (p. 70-73). Nos séculos XVII e XVIII existiram pedagogos preocupados em propor uma educação mais aproximada da realidade, como Comenius. Nos séculos XVII e XVIII existiram pedagogos preocupados em propor uma educação mais aproximada da realidade, como Comenius. (p. 68-72) Em geral, a ampliação nesse contexto está associada a urbanização. A crescente demanda da população pela escola indica uma valorização da cultura escrita. Havia interesse de governos e intelectuais europeus em civilizar o povo por meio da escola (p.92 – 95). As iniciativas de ensino se articularam ao debate a respeito das ciências e da razão, que repercutiu na defesa da educação para a autonomia do pensamento (p. 92)
Questão 4/5
“A passagem do reconhecimento pacífico, por parte dos agentes sociais, de que se inserem em processos diferenciados de devir comunal – aquilo a que certos analistas chamam uma etnicidade do quotidiano – para formas de relacionamento étnico violentas ou fortemente discriminatórias, que assentam sobre atitudes radicais de othering (outramento?), não pode ser compreendida se partirmos da diferença, naturalizando-a.”
 
CABRAL, João de Pina. Crises de fraternidade: literatura e etnicidade no Moçambique pós-colonial. Horiz. antropol.[online]. 2005, vol.11, n.24, pp. 229-253. ISSN 1806-9983. P. 250.
 
A partir da leitura do excerto, discorra sobre qual o significado da expressão etnicidade:
	Resposta certa: Segundo o livro-base “... etnicidade é percebida como um processo de elaboração interna positiva da diferença, que pretende alcançar outros níveis de representação política...” (p. 120)
Questão 5/5
“Mais uma vez o cientista apela para uma relatividade evolucionista e revela como crimes são ´involuntários`, em certas raças inferiores, e não se pode julgá-los com os códigos de “povos civilizados”. A crítica dirige-se, assim, aos códigos ditos universais, pregando-se a aplicação condicional em função dos diferentes estágios de civilização. A saída seria estudar as raças existentes no Brasil (e não um modelo geral); arma dessa ´geração realista` que procurou analisar a realidade a partir dos elementos que encontrava.”
 
SCHWARCZ, Lilia Katri Moritz. Quando a desigualdade é diferença: reflexões sobre antropologia criminal e mestiçagem na obra de Nina Rodrigues. Gazeta Médica da Bahia, v. 76, n. 2, 2008. P. 50.
 Resposta certa:
Conforme o excerto se vê que ao longo do século XIX os cientistas tentaram buscar explicações empíricas para os fenômenos sociais. Muitas vezes, menos do que a expressão de resultados científicos confiáveis, estas pesquisas simplesmente davam o estatuto de científico para preconceitos arraigados na sociedade. Nesse sentido, explique qual a principal crença da chamada a antropologia criminal?
Resposta: Que a criminalidade seria um “fenômeno físico e hereditário”. Ver pg 104.

Outros materiais