Buscar

Prática do Ensino Observação e Projeto

Prévia do material em texto

Prática do Ensino Observação e Projeto
1 LICENCIATURA EM _________________________________ (nome do curso) PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR Nome e RA dos integrantes do grupo Polo de matrícula Ano de postagem 1 PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, referente ao curso de graduação em ________________, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto. Polo de matrícula Ano de postagem
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM
AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à Universidade
Paulista – UNIP INTERATIVA,
referente ao curso de graduação em
_Letras e Inglês como um dos
requisitos para a avaliação na disciplina
de cunho prático Prática de Ensino:
Observação e Projeto.
Polo de matrícula
Ano de postagem
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..........................................................................................03
2. OBJETIVOS..............................................................................................05
2.1 OBJETIVO GERAL...............................................................................05
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.................................................................05
3. DESENVOLVIMENTO..............................................................................07
3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.................................................................07
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS............................................08
3.2.1 AMBIENTES E PÚBLICO-ALVO...........................................................08
3.2.2 DISCIPLINAS, CONTEÚDOS E CONCEITOS ENVOLVIDOS.................09
3.2.3 PROPOSTAS DE AÇÃO E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS........................09
3.2.4 TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO E CRONOGRAMA......................14
4. AVALIAÇÃO ............................................................................................16
4.1 RESULTADOS ESPERADOS................................................................16
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................17
6. REFERÊNCIAS.........................................................................................18
1. INTRODUÇÃO
É comum nos depararmos com a destruição de um monumento histórico em função da modernização. Isso acontece em muitos lugares, mas podemos destacar que acontece com frequência em comunidades pequenas e interioranas que ainda não tiveram seus bens patrimoniais reconhecidos oficialmente pelo estado. Todavia temos que nos conscientizar de que mais importante do que preservar um patrimônio apenas para conservar o passado é aguçar a atividade turística, essa preservação deve ser acompanhada da preocupação de fazê-la ser efetivamente uma ação que resgatará a identidade de uma comunidade, fazendo reviver a cultura e a história local e, além disso, melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas. A valorização do patrimônio histórico e cultural e sua consequente preservação podem causar uma série de melhorias para a comunidade envolvida. Entre as inúmeras funções de preservar um patrimônio, uma é a de realizar a continuidade cultural, sendo o elo entre o passado e o presente além de, nos proporcionar a oportunidade de conhecer a nossa tradição, a nossa cultura e até mesmo nossa identidade e origem. A conservação do patrimônio só é efetivado quando o bem histórico adquiri sentido para as pessoas da comunidade, colocando se como participante daquela história acontecendo isso, a identidade do grupo social e do lugar referido vem a destaque. Quando o povo assume a identidade do lugar, ele preserva o fato de ser ou não ser o bem patrimonial oficialmente preservado pelos órgãos do estado. É possível perceber em muitos lugares os patrimônio como as casas serem demolidos, em muitas das vezes por não apresentarem um valor para a comunidade,e pela própria não reconhecer que também fazem parte dessa história, para que essas residências sejam preservadas, é preciso atribuir valores a elas, é necessário que os moradores do lugar entendam que fazem parte da história e a única forma, de fazer isso seria eles conhecerem a história dos patrimônios que compõem o cenário social da sua comunidade. Conhecer em que época foram construídas sob influências de qual estilo arquitetônico, quem morou, os principais acontecimentos etc. Nesse sentido, nosso projeto buscara desenvolver nos alunos dos anos finais, (8 e 9 ano) do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Bastos Bernardo Vieira, localizada na cidade de Conceição da Barra, Espirito Santo, a importância da valorização do patrimônio histórico de seu lugar. Conceição da Barra é uma cidade com aproximadamente 27.000 habitantes, nasceu no século XVl mas se ergueu no século XlX. Se destaca com o carnaval de rua, artesanatos, e suas belíssimas praias e o encantador pôr do sol sobre as aguas do rio Cricaré. Sua economia está baseada no turismo, na pesca, e gastronomia. .
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver ações educativas com os alunos que estudam e residem em Conceição da Barra, mas que muitas vezes não conhecem a história da sua cidade ou não tenham qualquer relação afetiva com os patrimônios históricos. Dessa forma a função da escola é trabalhar intensamente o tema meu patrimônio histórico minha história através de ações reflexivas, teóricas praticas para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira a responsabilidade para com o patrimônio histórico e o olhar crítico sobre o processo de escrita da história. Sensibilizar os alunos a partir da realidade local, discutindo temas como cultura, identidade, memoria, patrimônio cultural, preservação sobretudo a importância de tudo isso para a história, a realidade e a identidade dos alunos num ambiente não escolar.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Promover ação educativa sobre a história de sua cidade e seus patrimônios de forma a auxiliar na formação de indivíduos multiplicadores para a comunidade. – Estudar a história local como reflexo da história universal e sua importância como fator para construção da cidadania. 
- Despertar a consciência crítica sobre as graves questões da depredação desses patrimônios. 
-Construir uma visão sistêmica sobre o problema da má conservação dos arquivos memoriais até o tombamento desses patrimônios. 
–Incentivar e promover trabalhos coletivos entre os alunos e os professores, entre escolas e a comunidade e autoridades para transformação humana e social, alcançando a preservação desses patrimônios históricos 
-Desenvolver trabalhos artístico voltados a escola e a comunidade 
 - Conhecer histórias de pessoas, através de documentários, dos saberes da suas vidas e das suas culturas.
-Realizar a feira cultural, com culminância do projeto expondo os trabalhos compreender a interdisciplinaridade inerente ao projeto com relação às
disciplinas ;
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Os patrimônios são elementos da memória da história e da geografia do lugar; carregam em si as marcas do tempo e oferecem uma identidade urbana: São testemunhas de todos os processos de transformação que ocorrem na cidade. Nos últimos anos é crescente o interesse na pesquisa que tem como tema o patrimônio cultural e histórico dentro da geografia, história e de outras ciências humanas e sociais. O motivo do interesse pela temática se amplia a medida que os processos de globalização cultural também se expande, o queresulta no medo da perda da identidade, das memorias locais, A escolha das casas, da história e da cultura de Conceição da Barra exerce enorme admiração e fascínio especialmente pela história, arquitetura e a cultura retratada pelos artista plástico e pelo jongo e reis de boi; elementos históricos que chamam a atenção. Diante disso serão realizado trabalhos expositivos que possibilitem a construção da consciência histórica. A fim de preservar e conservar os patrimônios históricos é necessário implementar programas que transmitam conceitos históricos para aprendizagem do estudante, Dessa forma, a utilização dos ambientes não escolares é de extrema importância para a construção de uma aprendizagem. 
Para o desenvolvimento desse projeto que envolva a história do patrimônio cultural é necessário que tenha aula de campo no centro histórico da cidade. Nessas aulas, os alunos deverão visitar as principais ruas e monumentos históricos, retomando discursões em sala de aula e buscando sempre relacionar o debate com a realidade do aluno, de modo a aproximar o ideal de pertencimento próprio de cada um para com os patrimônio local. Os alunos deverão participar de oficina de arte com artistas locais. Na produção dos trabalhos os alunos utilizarão como suporte as imagens que chamaram sua atenção durante as aulas de campo. A utilização dessa alternativa lúdica favorecerá a comunicação das ideias e a consolidação dos saberes construídos. 
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
3.2.1 Ambientes e Público-alvo
Para a produção deste projeto foi proposto o aproveitamento pedagógico do centro histórico, composto pelas casas antigas, igreja matriz Nossa Senhora da Conceição localizada na praça Jose Luiz da Costa, cais do porto, trapiche com o acervo histórico localizado na praça do cais tendo em vista o desenvolvimento de um projeto de trabalho multidisciplinar, envolvendo os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola João Bastos Bernardo Vieira (aproximadamente 480 estudantes).
- Escola João Bastos Bernardo Vieira: Rua Manoel Duarte da Cunha s/n Bairro Centro, Conceição da Barra- ES. 
- Centro histórico: situado no entorno da escola, na Avenida Dr. Mario Vello Silvares, Conceição da Barra–ES. 
O Centro histórico cultural encontra-se no centro de 	Conceição da Barra município, localizado a cerca de 261 km da capital do estado Vitoria, ocupa uma área de 1188km2 contendo praias com um extenso calçadão na orla marítima; um rio com uma chalana para passeios; floresta da mata atlântica que vai até o rio preto onde se encontra o parque flora, com direitos a visitação ; um Trapiche que guarda a história da cidade e aquarelas dos ex-prefeitos; a igreja matriz Nossa Senhora da Conceição no seu estilo barraco de aspectos arquitetônicos das construções dos jesuítas. E o Parque Estadual de Itaúnas com seu museu marinho e as Dunas de Itaúnas que guarda sua história com direito a visitação, também tem a Art. barra Associação dos artesãos de Conceição da Barra ES com venda de produtos artesanais. Os festejos culturais como; Jongo, Pastorinhas, Alardo e Reis de Boi, e o carnaval de rua com trio elétrico e a bandinha Oliveira Filho. 
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos
- História; Danças típicas da nossa região; comidas típicas; exposição de objetos antigos; arsenal histórico do patrimônio com suas histórias; 
- Artes visuais: confecções de objetos; pinturas desenhos, grafites, teatro; 
- Português; Biografia e releitura de um escritor, autor, artista da nossa região; musica populares que marcaram época; linguagem popular da região; Além das disciplinas e dos conteúdos relatados acima, serão
trabalhados de forma interdisciplinar, em todas as etapas do projeto.
3.2.3 Propostas de Ação e Estratégias Didáticas
1° etapa – Desenvolvimento na Escola João bastos Bernardo Vieira
Inicialmente, no período da aula de cada disciplina, serão apresentados
aos estudantes os assuntos que serão abordados no projeto:
	História: conteúdos envolvidos nos procedimentos de pesquisa oral e local, história da cidade seus moradores antigos, arquitetura das casas, aulas de campo; danças nos festejos local, as comidas típicas como beiju, moqueca, caranguejo, ostras, siri, pamonha, pero a assado. Objetos antigos.
	
	
Português: Biografias dos escritor, artistas; acervos de livros dos escritores barrense com seus contextos históricos, criar situações de pesquisa, semelhante as vividas por esses historiadores.
	
	Artes visuais: oficinas praticas, artes locais, artesanatos, festas com rica coreografia. Cânticos ao som da viola, reis de boi ticum bi, alado, pastorinhas, comidas típicas da região.
Os estudantes serão estimulados pelas seguintes propostas e
questionamentos:
A) Verificar se os estudantes tem conhecimento do patrimônio histórico e cultural da existência das casas que foram tombadas do contexto histórico dos antigos moradores.
B) Dialogar sobre o assunto por meio das seguintes questões:
Qual a importância da história do município, fragmentos presentes sobre a conservação do memorial; Quais são as formas de convívio social que são observadas? 
De que forma o modo de vida das pessoas pode interferir na história nos saberes das comunidades?
Vocês conhecem o históricos dos patrimônios públicos e sua conservação?
1) preservação;
 2) Sustentabilidade; 
3) Proteção;
4) Patrimônio; 
5) Historia; 
6)Educação;
7) memorial; 
8) turismo.
A partir das respostas dos estudantes, o professor irá realizar comentários, citar exemplos e situações de forma a melhor ilustrar e contextualizar o assunto;
C) Solicitar aos alunos coleta de informações, analise das informações coletadas, elaboração de texto e do documentário objetos antigos que possuam em casa ou de familiares para o projeto. Em seguida, propor as seguintes questões: Promover debates sobre políticas de preservação do patrimônio histórico cultural, identidade e cultural, história oral e história local colocando em discussão a importância da pesquisa e do estudo da história. 
 A arte se dá no fato das pessoas expressarem sua alegria, história, através do teatro, da música das aquarelas e a identidade desses povos através desses objetos. Que mensagem poderíamos aprender através da arte? D) Propor aos alunos pesquisa na internet sobre a história da cidade e seus patrimônios históricos, retirando imagens de pessoas da época seus vestimentas; imagens da cidade no passado e na atualidade; de festas típicas da época. Reflexões a partir das seguintes perguntas
Como podemos ser influenciado pelas informações da história dos acontecimentos do passado?
Quais os efeitos das informações obtidas para o nosso contexto histórico?
Qual a importância da prática da preservação do memorial histórico? Como essa prática influencia as comunidades?
2ª etapa 
– Desenvolvimento no centro histórico cultural
Serão propostas as seguintes atividades a serem desenvolvidas no centro histórico da cidade.na praça do cais com a belíssima vista do Trapiche.
na praça do cais. 
– Patrimônio Histórico cultural
Para realizar o diagnóstico da percepção que os estudantes têm em
relação ao ambiente em que vivem e como suas vidas são afetadas direta ou
indiretamente, propõe-se a realização das cartas viajantes onde cada grupo de alunos escreveriam cartas sobre a história do patrimônio histórico cultural. Estas cartas seriam trocadas e lidas por alunos dos outros grupos escolares, como forma das comunidades escolares se comunicarem, ensinando e aprendendo com pessoas de uma mesma faixa etária, porem situados em locais diferentes. 
• Como é o memorial que deixaríamos para os nossos descendentes ?
• Como é a comunidade dos nossos sonhos? Cada grupo deve escrever cartas contendo todas as informações obtidas sobrea história do município, as danças as músicas, as artes desenvolvidas naquela época as comidas típicas. O sonho desse memorial ser preservado para as futuras gerações; E transmitir para outras pessoas informações descobertas da história local os seus sonhos de preservação; os estudantes devem responder: 
• Que dificuldades podem encontrar para alcançar o objetivo de transmitir conhecimentos e até mesmo aprender com as descobertas?
Desenvolver um debate sobre cada problema encontrado.
As Soluções: Depois de identificados os anseios e as dificuldades, os
estudantes devem discutir quais são as mudanças de atitudes pessoais e da
comunidade que podem contribuir para a solução desses problemas.
Após a realização do diagnóstico inicial sobre , dificuldades e
soluções, serão desenvolvidas as atividades de sensibilização, apresentadas a
seguir:
- Dinâmica do encadeamento2
A capacidade de entender os conceitos do patrimônio histórico cultural pode ocorrer de uma maneira divertida, Assim, propõe-se uma atividade que torne evidente através de cartas escrita de uma maneira simples que leve os conhecimentos adquiridos de toda vivência do aluno compartilhando com outros estudantes todo o aprendizado adquirido. Propõe-se que essas cartas sejam escritas na praça Jose Luiz da Costa e aborde assuntos do contexto do patrimônio histórico Cultural, valorizando a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos. O professor de português devera: 1) Providenciar os seguintes materiais: Folhas para cartas
, envelopes, canetas etc.
 
2) Os alunos serão organizados em grupos. 
3) Cada grupo deverá receber as folhas de carta junto com o tema a ser desenvolvido; 
4) Os grupos deverão escrever suas cartas, em uma linguagem simples e objetiva; 
5) Esses procedimento de escrita e linguagem objetiva é muito importante, pois as cartas viajantes faz parte do intercambio extra escolar, pois traz em si experiências de vida em um presente retratando o passado. 
6) Iniciar discussões sobre a experiência vivida com a escrita das cartas sobre o povo, sua história, seus patrimônios e sua cultura; como isso se refletira no futuro, como se portarão as pessoas que receberem essas informações a respeito de um assunto que traz a identidade de um povo. 
- Oficina de artes visuais
Produção de aquarelas; os estudantes deverão ser orientados por artesãos e professores de artes na produção da retratação dos ambientes visitados, exemplo; arsenal com os pôsteres dos ex-prefeitos, casas antigas, igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, a pracinha da igreja matriz, a centenária figueira que fica do lado esquerdo do pátio da igreja, a igreja de São Sebastião em Itaúnas. - Oficina musical
Produção de instrumentos musicais a partir sucatas, orientados por artesãos e professores de artes. Os alunos deverão coletar materiais recicláveis, pelos artesãos para a confecção desses instrumentos. E com a escola de música Oliveira Filho aprenderem a tocar músicas com esses instrumentos. Muitos músicos começam com instrumentos simples, daí são forjados verdadeiros talentos. E de muita importância esse aprendizado musical, e ainda valorizando os instrumentos de materiais reciclados.
- Oficina do memorial histórico
Para essa oficina, o professor de história utilizará todas as informações l coletado nas aula de campo pelos alunos. Os alunos junto com os professores e os artesãos utilizarão materiais reciclados para a fabricação dos livros, , 
- Oficina das danças típicas
Nessa oficina os alunos deverão aprender com os mestres do reis de boi, alardo. Pastorinhas, ticumbi o passo a passo das danças. É um memorial cultural de suma importância pois terá uma aprendizagem revivendo as memorias dos povos antigos que festejaram com muita alegria, trazendo para nossos dias essa riqueza de aprendizagem que ficara para as futuras gerações.
 
3ª etapa – Fechamento do projeto (produto final)
O material produzido deverá ser exposto no ginásio esporte Aluízio Feu Smiderle e os estudantes deverão explicar aos participantes a intenção da exposição apresentando os conhecimentos adquiridos, Haverá galeria de fotos com atividades desenvolvidas pelos estudantes. Todos os envolvidos ou não deverão ser convidados inclusive as autoridades como prefeito, secretaria de educação, comunidades escolares e dos bairros, pais responsáveis e público em geral. Esta etapa será utilizado para a avaliação do projeto. Tempo de duração do projeto e cronograma. Esse projeto terá a duração de 90 dias ou seja um trimestre 
3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma
Esse projeto terá a duração de 90 dias letivos divididos em três etapas.
1ª etapa: de 16/08 a 29/09 – Na escola: apresentação dos conceitos que serão
abordados no projeto.
2ª etapa: de 1/10 a 26/11 – No centro histórico cultural desenvolvimento das
atividades.
	HORÁRIO 
	Dia 16 de agosto
	13:00 - 13:30 
	Apresentar aos alunos toda a área do centro histórico 
	13:30 - 14:30 
	Trapiche com os acervos patrimonial hos)
	14:30 - 15:00 
	Dinâmica do encadeamento
	15:00 - 16:00 
	Lanche na padaria fruto da massa)
	16:00 - 18:00 
	Oficina Musical - produção de instrumentos musicais a partir de sucata
	HORÁRIO 
	Dia 17 de setembro 
	13:00 - 15:00 
	Oficina de artes 
	15:00 - 16:00 
	Lanche na pizzaria terra e mar 
	16:00 - 18:00 
	Oficina Musical - finalização da produção instrumental
15
	HORÁRIO 
	Dia 3 de outubro
	13:00 - 15:00 
	Oficina de arte- finalização da produção artística que será exposta
no fechamento do projeto
	15:00 - 16:00 
	Lanche no kaquito sorveterias localizado no centro histórico na praça Jose Luiz da Costa; s sorvetes saudável - 
pães integrais, água mineral e sucos naturais)
	16:00 - 17:00 
	Consciência Corporal (alongamento e relaxamento)
	17:00 - 18:00 
	Ensaio Musical (utilizando os instrumentos produzidos pelos
estudantes)
	HORÁRIO 
	Dia 20 de outubro
	13:00 - 14:00 
	Oficina de música com os professores da escola de música Oliveira Filho de, mestre Antônio do Reis de Boi 
	14:00 - 15:00 
	Ensaio Musical (utilizando os instrumentos produzidos pelos
estudantes)
	15:00 - 16:00 
	Lanche saudável - piquenique na orla marítima na praia do farol um descanso para nosso estudante na brisa suave desse cenário (frutas, pães integrais, água mineral e sucos naturais) 
	16:00 - 17:00 
	Oficina memorial histórico os alunos continuam com as historias da cidade na confecções dos livros 
	17:00 - 18:00 
	Acabamento Final (da produção artística e instrumental)
3º etapa: 5/6 – No centro histórico cultural : fechamento e avaliação do
projeto.
	HORÁRIO 
	Dia 5 de novembro 
	13:00 - 14:00 
	Palestra ministrada por professores de história, sobre os temas a história seus anseios, sua memória. Para quem deixaremos nossa historia
	14:00 - 15:00 
	Consciência Corporal Interativa (propõe-se que pais e filhos interajam
através de exercícios e alongamentos em dupla)
	15:00 - 16:00 
	Lanche saudável – Rústicos no Hotel (frutas,
pães integrais, água mineral e sucos naturais)
	16:00 - 17:00 
	Apresentação Musical (com os instrumentos elaborados pelos
estudantes)
	17:00 - 18:00 
	Exposição patrimônio histórico cultural (produto final do projeto)
16 -AVALIAÇÂO; -No final deste projeto os alunos deverão ter produzido aquarelas que será necessária para mostrar a sociedade, em especial ao público escolar como resultado desse projeto. O caminho será montagem de exposição com participação dos próprios artista da obra, ou seja os aluno. Será feita uma seleção, serão escolhida aquarelas, emolduradase preparadas para serem expostas. Todos os alunos deverão ser convidados a participar do processo de planejamento e montagem da exposição. Deste modo a equipe realizara reuniões e oficinas com os alunos abordados, desde a história dos povos, patrimônios, cultura, princípios gerais da exposição, visitação entre outras atividades. Poderíamos relatar experiências do trabalho com a comunidade, memorias da comunidade local enfocando seus modos de viver, seus saberes e fazeres; seus lugares e seus patrimônios vivos, entendidos como as pessoas do lugar. O principal objetivo dessa avaliação é o conhecimento adquirido pelos alunos como: identificação , conhecimento e valorização da história, artes, cultura, patrimônios .Que tenham curiosidades de saberes sobre a história de Conceição da Barra .
4.1 RESULTADOS ESPERADOS; Este projeto tem a finalidade de resgatar a identidade do patrimônio histórico e cultural do povo barrense, desvendar sua história, seus mitos, reivindicações, constatações e ações de seus moradores enquanto cidadãos onipresentes e colaboradores na trajetória de construção e preservação , caracterização e descaracterização, considerado patrimônio histórico cultural de conceição da Barra. Como construção de cidadania que são dirigidas todas as ações. Nessa perspectiva, elas devem levar a capacitação qualificação de recursos humano na área do patrimônio sua história e cultura. Foram feitos pesquisa e catalogação das informações dos grupos da cultura popular, da história e do patrimônio. Produção das danças típica. Formação dos grupos para a execução dessas danças como: Reis de boi, ticum bi, alardo e pastorinhas. Realização de oficinas de arte e cultura, artes plásticas, fotografias, 
17-CONSIDERAÇÕES FINAIS; -Como resultado desse projeto cabe destacar a pesquisa sobre os espaços que foi incluído, no roteiro que culminou com a visitação do centro histórico de Conceição da Barra.Com a realização das atividades propostas nesse projeto, acredita-se que foram gerados impactos positivos na sociedade, como o levantamento e a divulgação de informações acerca dos locais a serem analisados, conhecidos, investigados, fomentar a formação de agentes multiplicadores sobre a importância da preservação do patrimônio histórico cultural da cidade; e a valorização do centro de Conceição da Barra e o desenvolvimento dos sentimentos de apropriação, afetividade e pertencimento. A memória na qual cresce a história por sua vez alimenta, a procura de salvar o passa para ser vivido no presente e no futuro. 18
REFERÊNCIAS
http//www.mma.gov.br/estruturas/educamb/arquivos/com-vida. 
descubraoespiritosantoes.gov.br/pts./cidade/conceição da barra Guia básico de educação patrimonial. Brasília; Instituto do patrimônio histórico artístico nacional, museuimperialhistórico 1994; Meira, Ana Lucia Goélzi:o passado no futuro da cidade; políticas públicas e participação dos cidadãos na preservação do patrimônio cultura. Porto Alegre. Editora da UFR GS 2004; CAMPELO, G Patrimônio histórico e cidade e patrimônio. Iam revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional n-23/1994pp117-125 BARROS-I.D História da cultura material-notas sobre um campo historio em suas relações interdisciplinares e interdisciplinares. 
www,ConceiçãodaBARRA.ES.LEG./GOV.BR/arquivos-diversos/1aprimeira-sessão-ordinaria; www.conceiçãodabarra.es.gov.br

Outros materiais