Buscar

APOL LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Libras
Leia o trecho de texto a seguir:
“Se por um lado vemos a busca do conhecimento sobre os processos intelectuais, o pensamento e a linguagem dos surdos, por outro, vemos a necessidade de contextualizá-los numa esfera psicossocial, fundamental para o seu processo de formação como indivíduo. Isto posto, torna-se claro que não é possível discutirmos temas como linguagem e cognição sem refletirmos sobre as influências que estas pessoas sobrem no meio em que vivem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. p. 67.
Sobre as interações entre crianças e adultos e as primeiras aprendizagens das crianças surdas, tendo em vista os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, analise as afirmativas abaixo:
I. Os conjuntos de sinais visuais, como o sorriso e a expressão dos olhos e da face, adquirem para as crianças uma importância equivalente à da voz.
II. No escuro a criança surda fica completamente isolada, porque, além de não poder ouvir, não tem mais a referência visual.
III. A criança surda esta privada da riqueza produzida pela voz humana em relação ao ritmo, intensidade, melodia e entonação, mas aprendem pelas expressões faciais e movimentos.
IV. As interações emocionais da criança surda são a base não apenas da cognição, mas da maioria das capacidades intelectuais de uma criança.
V. A criança surda, tal qual a qualquer outra criança sem deficiência auditiva, em um ambiente escuro, não perde experiências significativas dentro de um contexto predominantemente oral-auditivo.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, III e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas III, IV e V, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas I, II, III e IV, apenas.
Leia a afirmação a seguir:
“A atitude dos pais diante da surdez de seu filho terá uma influência considerável. As reações podem ser muito diversas. Há pais que tentam negar sua existência e, consequentemente, tratam seu filho como se fosse ouvinte. Outros, ao contrário, desenvolvem atitudes de superproteção. Em uma posição intermediária, mais positiva, estão os pais que aceitam as consequências da surdez, criam um ambiente descontraído de comunicação e se dispõem a aprender e a utilizar com seu filho o tipo de comunicação mais enriquecedor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús e colaboradores: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 176. 
Sabe-se da diversidade na organização das famílias na sociedade atual e a liberdade de escolha que elas têm em relação à educação de seus filhos. Entretanto, de acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda e o fragmento de texto lido, ao observar que a criança não fala, mesmo estando no período em que todas as outras crianças estão falando, analise as afirmativas quanto aos comportamentos mais assertivos tomados pela família para não atrapalhar o desenvolvimento do surdo: 
I. A família deve procurar um especialista médico (pediatra) e fazer os exames solicitados para a constatação ou não da surdez.
II. Diante de um laudo de surdez, a família deve compreender a situação e oferecer à criança um sistema de comunicação: a língua de sinais.
III. A família deve se resignar, ressentir, aceitar e assumir que é culpada pela surdez do(a) filho(a).
IV. A família deve lutar pelo filho tão desejado, criando um ambiente descontraído de comunicação.
V. A família deve aprender e utilizar com seu filho o tipo de comunicação mais enriquecedor, garantindo o desenvolvimento satisfatório da criança.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas II, IV e V, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas III e IV, apenas.
Leia o extrato de texto a seguir:
“Com relação às crianças surdas, devemos ter a pretensão de modificar o quadro vigente no que diz respeito aos déficits cognitivos e linguísticos, pois, atualmente, reconhece-se que os surdos possuem as mesmas possibilidades cognitivas que os ouvintes e, socialmente, apresentam-se como pertencentes a um grupo não deficiente, com direito à língua e cultura próprias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. p. 78.
Sobre o potencial do indivíduo surdo, em todo o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda é defendida a ideia de que, mesmo que não tenha sido exposto a nenhum tipo de língua, seja ela espaço-visual ou oral-auditiva, ele possui mecanismos e processos mentais em atividade. Isso reforça a ideia de que:
	
	A
	A falta de língua não implica em perdas cognitivas.
	
	B
	A falta de língua implica em perdas cognitivas.
	
	C
	A falta de língua é própria do sujeito surdo.
	
	D
	A falta de língua promove os aspectos cognitivos e emocionais da mesma maneira que promove para os não surdos.
	
	E
	A falta de língua promove os aspectos linguísticos e emocionais.
 
Considere o trecho de texto a seguir:
“Aprendizes tardios da primeira língua são praticamente inexistentes em comunidades de língua falada, o que não é o caso em comunidades sinalizantes. Uma vez que cerca de 95% das crianças surdas possuem pais ouvintes [conforme Mitchell e Karchmer], não é de se admirar que a grande maioria não esteja exposta à língua de sinais desde o nascimento. [...] Não se entende muito bem como essa exposição linguística tardia afeta o desenvolvimento linguístico, porém, fica evidente que os efeitos existem".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LILLO-MARTIN, Diane. Estudos de aquisição de línguas de sinais: Passado, presente e futuro. In. QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de (Org.). Questões teóricas das pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, p. 191-210, 2008. p. 203.
Conforme o estudado no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, pode-se compreender que a comunicação não verbal é insuficiente para as interações sociais e para a aquisição de aprendizagens mais complexas pelo sujeito surdo, havendo então...
	
	A
	a necessidade da comunicação por desenhos.
	
	B
	a necessidade da aquisição de uma língua.
	
	C
	a necessidade da construção da identidade surda.
	
	D
	a necessidade da aprendizagem sistemática de objetos.
	
	E
	a necessidade da pesquisa linguística.
 
Considere a citação a seguir:
“O bilinguismo, sendo bem utilizado, ou seja, expondo a criança surda à comunidade que utiliza Libras e possibilitando a aquisição dessa língua por meio de diálogos, somado à estimulação sistemática dos resíduos auditivos e da língua oral, pode oferecer iguais condições de aprendizagem e desenvolvimento para crianças surdas em comparação com as crianças ouvintes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: A linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. Rio de Janeiro: Plexus, 2002. p. 165.
De acordo com os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre o fato de as crianças surdas sem língua adquirida serem capazes de realizar provas perceptivas e cognitivas com igual eficiência que as crianças ouvintes da mesma idade, analiseas seguintes afirmativas:
I. A criança surda utiliza mecanismos não linguísticos para resolver seus problemas cognitivos.
II. A criança surda desenvolve mecanismos linguísticos para resolver suas atividades cognitivas.
III. A criança surda possui potencial cognitivo, mas precisará adquirir uma língua para aprendizagens mais complexas.
IV. A criança surda usa sua criatividade infantil para interpretar símbolos visuais.
V. A criança surda tem a capacidade de criar sinais para se comunicar.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas II, III, IV e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II, III, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas II e V, apenas.

Outros materiais