Buscar

TCC A IMPORTÂCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA E EDUCAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ROSICLÉIA XAVIER BARBOSA SILVA
IRECÊ-BAHIA 
19 DE JUNHO DE 2017
A IMPORTÂCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA E EDUCAÇÃO ESPECIAL
A inclusão escolar nas aulas de Educação Física é uma necessidade, além de grande desafio para todos os envolvidos na educação. O artigo visa promover a integração, conhecimentos, socialização e o respeito entre os envolvidos no processo. As atividades desenvolvidas são adaptadas a cada especificidade beneficiando a todos. A Educação Física é de extrema importância para o desenvolvimento psíquico, cognitivo, social e inclusivo das pessoas, promovendo a qualidade de vida. O tema ‘’a Importância da Educação Física para Educação Especial foi norteada a partir da realidade encontrada nas escolas de todo país. São descritas reflexões a cerca da problemática, o conceito de inclusão deve ser revisto.Tem por objetivo a conscientização e desenvolvimento de atividades voltadas para a inclusão de todas as necessidades especiais, os materiais utilizados para sua realização são pesquisas, observações diretas e indiretas e entrevistas com os principais envolvidos. Os principais conteúdos abordados são a Capoeira, Jogos Cooperativos, Competitivos, Jogos e Brincadeiras, entre outros. 
INTRODUÇÃO
Este trabalho destina-se especificamente para alunos do ensino Fundamental II da Educação Básica (6º ao 9º anos). Por tratar-se de alunos com mais dificuldades de interação, por serem adolescentes. Ele serve de suporte para o profissional de Educação Física por abranger uma diversidade de informações relevantes e pertinentes para a prática e socialização entre professores e alunos. 
Podendo ser adaptado e utilizado para todas as idades.
SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA
As aulas de Educação Física, através dos conteúdos propostos pelos PCNs, conteúdos como, Capoeira, Jogos e Brincadeiras, Jogos Cooperativos, Jogos Competitivos, promovem igualdade e socialização entre alunos portadores de necessidades especiais?
PROBLEMATIZAÇÃO
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
§ 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
§ 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
§ 3º A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
Art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96
Objetivo geral: 
Proporcionar integração promovendo o direito à inclusão, a diversidade entre os alunos com necessidades especiais, portadores de deficiências múltiplas e demais envolvidos na educação. 
Objetivos específicos:
Desenvolver nos alunos a participação nas atividades propostas, à capacidade de relacionamento com as pessoas independente de suas limitações físicas, intelectuais, sociais ou econômicas;
Conscientizar a todos sobre a importância da inclusão, do respeito mútuo, igualdade de direitos e solidariedade;
Proporcionar o desenvolvimento no ensino aprendizagem através de atividades voltadas ás necessidades de cada aluno.
OBJETIVOS
Este projeto de pesquisa foi realizado através de análises descritivas. 
As fontes de informações para a realização do presente estudo foram livros, periódicos, artigos e sites da internet, entrevistas entre outros. A coleta de dados se deu através de observações nas aulas teóricas e práticas de Educação Física, foram realizadas também entrevistas com questionários bem estruturados para todos os alunos e os profissionais da instituição pesquisada. As atividades incentivam os alunos portadores de necessidades especiais a enfrentarem seus medos, suas dificuldades e limitações, oportunizam novas vivências, melhorando a qualidade do processo pedagógico. Para finalizar as atividades foi proposto para todos os alunos durante as aulas de Educação Física o preenchimento de um questionário com perguntas relacionadas aos conteúdos propostos no projeto, entre os quais se encontram a Capoeira e os jogos e Brincadeiras.
DESENVOLVIMENTO/ METODOLOGIA
Os valores culturalmente construídos sobre a deficiência são o produto do modo como os ditos normais vêem a deficiência (...) Daí a exacerbação dos critérios de normatização, que selecionam e estratificam pessoas e comportamentos, definindo quem pode e não pode ser integrado.(MARQUES, 1997,p.22)
É importante destacar a importância e relevância da participação dos alunos com ou sem deficiência, pois a cooperação, integração e socialização são os principais fatores para garantir a verdadeira inclusão
CITAÇÃO
 ATIVIDADES 
 
Reformulação do projeto
Leitura da Bibliografia
Coleta de dados no campo
Análise dos dados
Elaboração do Sumário
Redação da 1ª versão do texto
Revisão do texto
Redação definitiva do texto
Elaboração do questionário da entrevista
Envio da pesquisa
 
PERIODO
De 10 de abril de 2017
De 10 a 13 de abril de 2017
De 17 a 19 de abril de 2017
De 20 a 21 de abril de 2017
De 22 a 24 de abril de 2017
De 25 a 28 de abril de 2017
De 28 a 30 de abril de 2017
De 02 a 04 de 2017
05 de maio de 2017
09 de maio de 2017
TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA
INCLUSÃO
A prática de atividades diversificadas favorece a socialização dos envolvidos na educação. Incluir é dá suporte, orientação para execução de habilidades individuais e coletivas, pois as pessoas são diferentes em suas especificidades. Inclusão na Educação Física é possível, proporciona aprendizagens e desenvolvimentos cognitivos, psíquicos, sociais e educacionais.
O projeto é de extrema importância para o aprendizado dos alunos e professores, pois aproxima uns aos outros, respeitando as diferenças de cada um. Foi uma vivencia prazerosa e significativa.
 
Conclui-se que a escola não é mais a mesma de alguns anos atrás, visto que ao longo dos tempos mudanças significativas aconteceram, no que diz respeito à Educação inclusiva a luta ainda é grande, mas existem muitas conquistas alcançadas no campo educacional e social. Compreendeu-se que a educação é a mais importante ferramenta para a mudança. conscientização e transformação na vida das pessoas. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
11

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais