Buscar

Questões do Professor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Financeiro e Tributário I
Questões do Professor
(Respostas)
Aula 3
1) (Cespe/ TCU? Técnico Federal de Controle Externo/ 2015) Quanto à natureza, à competência e à jurisdição do TCU, julgue o item a seguir:
(Certo/ Errado e Justifique) O TCU é órgão vinculado e subordinado ao Poder Legislativo.
R: Errado, não podemos confundir o auxílio previsto no Art. 71 da CF/88 com hierarquia entre Poder Legislativo e Tribunal de Contas.
2) (FGV/ TCE-RJ/ Conselheiro-Substituto/ 2015) À luz do princípio da separação de Poderes insculpido na Constituição de 1988, considerada a concepção contemporânea de Estado policrático, o Tribunal de Contas:
(X)c) é órgão funcionalmente vinculado ao Poder Legislativo, mas dotado de autonomia;
3) (Cespe/ TCDF/ Auditor de Controle Externo/ 2014) Com relação aos conceitos, tipos e formas de controles da Administração Pública, julgue os itens a seguir:
A fiscalização contábil e financeira dos órgãos e entidades que compõem a estrutura do DF é exercida pela Câmara Legislativa (CLDF), mediante controle externo, com auxílio do TCDF, e pelo sistema de controle interno dos Poderes Legislativo e Executivo.
R: Certo, Art. 74 CF/88.
4) (FGV/ TCM-SP/ Agente de Fiscalização – Ciências Jurídicas/ 2015) Segundo a Constituição da República , o controle externo de cada município é exercido pelo Poder Legislativo municipal com auxílio do órgão municipal de contas, onde houver, ou de órgão estadual de contas.
Considerando esse modelo de controle externo, caso um município que ainda não possua, mas pretenda instituir, um órgão de contas municipal.
(X)d) de acordo com o arcabouço constitucional vigente, não poderá criar um órgão municipal de contas, pois essa possibilidade é vedada pela Constituição da República.
(Art. 31, §4º, CF/88.)
5) É requisito essencial da responsabilidade na gestão fiscal:
(X)a) a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos de competência constitucional do ente da Federação.
(Art. 11 LC nº 101/2000)
6) (ACE – ESAF) As contas anuais da gestão financeira, orçamentária e patrimonial do Tribunal de Contas da União são apreciadas e julgadas, quanto à sua regularidade,
(X)e) pelo próprio TCU
7) I. Para financiar seus déficits orçamentários o governo poderá emitir títulos públicos, os quais poderão ser vendidos ao mercado, implicando assim em enxugamento da base monetária, ou serão vendidos ao Banco Central do Brasil, que os adquirirá mediante a emissão de moeda, como o objetivo único de regular a oferta monetária.
II. O endividamento público de uma economia só terá efeito sobre a taxa de juros vigente quando for financiado por meio da emissão de moeda.
III. O aumento do endividamento público pode ser uma das causas de elevação dos déficitis públicos futuros, na medida em que seus juros constituem uma das despesas orçamentárias de um país.
IV. Não há qualquer limite para o endividamento público de um país como proporção de seu Produto Interno Bruto, posto que os adquirentes de títulos públicos sempre considerarão tais títulos de risco zero, já que eles deverão ser honrados pelo governo desse país.
Está correto o que se afirma APENAS em:
(X)D. I e III.
8) Sendo um instrumento de planejamento da Administração Pública, o período de vigência da Lei Orçamentária corresponde a:
(X)A. Um exercício financeiro, que se inicia em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro.
9) Constituem infrações administrativas contra as leis de finanças públicas:
I. Deixar de divulgar ou de enviar ao Poder Legislativo a ao Tribunal de Contas o relatório de gestão fiscal, em prazos e condições estabelecidas em lei.
II. Propor lei de diretrizes orçamentárias anual que não contenha as metas fiscais na forma da lei.
III. Expedir ato determinando limitação de empenho e movimentação financeira, em casos e condições estabelecidos em lei.
IV. Deixar de ordenar ou de promover, na forma e nos prazos da lei, a execução de medida para a redução do montante da despesa total com pessoal que houver excedido a repartição por poder do limite máximo.
São corretas apenas as afirmativas:
(X)D. I, II e IV.
10) A lei complementar nº 101 de 4 de maio de 2000, no que se refere à consignação na lei orçamentária de créditos com finalidade imprecisa ou com dotação limitada:
(X)b) veda, explicitando proibição que não admite nenhuma exceção.
(Art. 5º, §4º, LC 101/2000)
Aula 4
1) A expressão “legislativa tributária” compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes (art. 96 do Código tributário Nacional). Assinale a alternativa correta.
(X)a) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda corrente ou cujo valor nela se possa exprimir, incluindo sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
(Art. 3º CTN)
2) Caracteriza-se pelo ingresso de recursos temporários nos cofres do Estado cuja arrecadação gera a este a obrigação de restituir a importância arrecadada. É determinado por lei e independe da vontade dos sujeitos da relação jurídica. Tal descrição se refere a que figura tributária?
(X)c) Empréstimo compulsório.
3) A definição de tributo contida no CTN
(X)d) não se estende às penalidades pecuniárias tributárias.
4) É correto afirmar que:
(X)b) O CTN foi veiculado por uma lei ordinária, todavia tem reconhecido o seu status jurídico como de lei complementar e assim foi recepcionado pela Constituição Federal vigente.
5) De acordo com a Constituição Federal,
(X)a) a União poderá instituir, mediante lei ordinária, na iminência ou no caso de guerra externa, impostos extraordinários, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criação.
Aula 5
1)
Aula 6
1) Conforme prevê expressamente o artigo 76 da Lei Orgânica do Município de Santa Terezinha do Progresso/ SC, que trata das receitas tributárias repartidas, pertence ao município:
I- O produto de arrecadação de impostos da união sobre rendas e proventos de qualquer natureza incidente na fonte sobre rendimentos pagos a qualquer título, por ele suas autarquias e fundações que instituir ou manter;
II- Cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto da união sobre propriedade rural relativamente aos móveis nele situados;
III- Trinta por cento do produto da arrecadação do imposto do estado sobre propriedade de veículos automotores e licenciados em seu território;
IV- A sua parcela de 25% (vinte e cinco por cento) da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas a circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transportes interestadual e intermunicipal de comunicação ICMS.
Está(ão) corretas:
(X)c) Apenas as afirmativas I, II e IV.
2) No que diz respeito à repartição de receitas tributárias, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Pertencem aos Municípios ___________________ do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
(X)d) 25%
3) Sobre o tema “competência para legislar em matéria tributária”, analise os itens a seguir:
I. É concorrente a competência para legislar sobre matéria tributária, cabendo à União, Estados e Municípios instituírem modalidades diversas de tributos, nos limites que lhe são conferidos pela Constituição Federal.
II. A competência tributária detém característica de indelegabilidade , ou seja, não pode um ente político delegar sua atribuição a outro, mesmo que em virtude de lei, sendo que a repartição de receitas não gera a perda da competência tributária.
III. A União detém a competência para criar impostos diferentes daqueles previstos na Constituição, desde que o faça por meio de aprovação de lei
complementar e este não seja cumulativo, bem como o fato gerador e a base de cálculo sejam próprios e distintos daqueles previamente discriminados na Carta Republicana.
IV. A União é o único ente que possui competência extraordinária em matéria tributária, podendo criar impostos em casos de guerra externa ou na sua iminência.
Assinale a alternativa correta.
(X)e) I,II, III e IV são corretos
4) Com relação à repartição das receitas tributárias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Pertence aos Estados e ao Distrito Federal o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, pelas empresas públicas, fundações e sociedades de economia mista.
( ) Adicionais e acréscimos do IPI podem ser retidos pela União, não ingressando na repartição das receitas tributárias com os Estados.
( ) Caberá ao Município que fiscalizar e cobrar o ITR dos imóveis situados em seu território a totalidade da arrecadação deste tributo.
A sequência está correta em
(X)b) F, F, V.
5) Segundo a Lei Orgânica do Município de Cuiabá, as receitas tributárias listadas a segui, pertencem ao Município, à exceção de uma. Assinale-a.
(X)a) O produto da arrecadação do imposto da União, sobre rendas e produtos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, pelo Município.
6) No regime de repartição de receitas tributárias,
(X)b) os municípios podem ficar com a totalidade da arrecadação do imposto sobre a propriedade territorial rural, caso assumam a fiscalização e a cobrança do imposto.
7) Considerando o disposto na Constituição Federal sobre a repartição das receitas tributárias, avalie as afirmações a seguir:
I. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no execício da competência residual que lhe é atribuída pelo art. 154, I da Constituição Federal.
II. Pertencem aos Municípios vinte e cinco por cento do produto de arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
III. Pertencem aos Municípios o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, pelos Estados, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem.
IV. Pertencem aos Municípios cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seu território.
É correto apenas o que se afirma em:
(X)b) II e IV
Aula 7
1) Em matéria tributária, as medidas provisórias podem
(X)d) instituir ou majorar impostos.
2) Conforme o Sitema Tributário Nacional previsto na Constituição Federal do Brasil, leia as assertivas e marque a CORRETA.
(X)a) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: impostos: taxas, em razão do execício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição; contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.
3) O Estado Alfa intitui, por meio de lei complementar, uma taxa pela prestação de serviço público específico e divisível. Posteriormente a alíquota e a base de cálculo da taxa vêm a ser modificadas por meio de lei ordinária, que as mantém em patamares compatíveis com a natureza do tributo e do serviço público prestado. A lei ordinária em é
(X)d) integralmente válida, pois a matéria por ela disciplinada não e constitucionalmente reservada a lei complementar.
4) Assinale o veículo introdutor habilitado para delimitar a zona urbana, com a finalidade de incidência do IPTU.
(X)a) Lei Municipal.
5) O Código Tributário Nacional (CTN), em seu livro II, contém regras próprias referentes às denominadas normas gerais de direito tributário. Nesse sentido, está correto afirmar que:
(X)c) A expressão “legislação tributária”, conforme o art. 96, CTN, compreende os tratados e convenções internacionais, as leis, decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.
6) Sobre as fontes do Direito Tributário é correto afirmar que
(X)d) a fixação das alíquotas máximas do Imposto sobre Transmissão causa mortis e Doação – ITCD e das alíquotas mínimas do Imposto sobre propriedade de Veículo Automotor – IPVA se dá por Resolução do Senado Federal.
7) A respeito da disciplina das fontes do direito tributário, assinale a opção correta.
(X)a) Qualquer alteração no CTN deve ser feita por lei complementar ou por normas superiores, dada a determinação constitucional acerca da fixação de normas gerais de direito tributário.
8) Os convênios que, celebrados entre os entes da Federação, estabelecem regras sobre a concessão de benefícios fiscais tem de acordo com o CTN, natureza de:
(X)b) normas complementares, consideradas fonte formal secundária do direito tributário, dado que adstritas à predominância das normas contidas nas fontes principais.
Aula 8
1)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais