Buscar

Sociologia: Estudo da Sociedade e suas Transformações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 - A Sociologia é uma ciência que se propõe estudar os diversos grupos sociais que compõem a sociedade. Ela analisa as formas de organização criadas pelos homens e as relações que estabelecem entre si, além do próprio nível de coesão da estrutura social.
2 – “Embora cubra amplamente os diversos campos da vida humana, a Sociologia não é uma ferramenta de resolução dos problemas sociais. Ao contrário, sua grande tarefa é apresentar os fatos tais como são e possibilitar a reflexão e tomada de decisões sobre os mesmos, contribuindo para o aperfeiçoamento de todo o sistema. ”
 Na engenharia precisamos analisar os fatos como eles são, para poder propor soluções aos problemas relacionados, a sociologia pode nos ajudar a entender formar de pensar e agir, com isso podemos ser mais assertivos na resolução de problemas.
3 – Por que durante aquela época da revolução industrial e francesa houveram muitas mudanças na forma de se pensar, o mundo estava mudando agindo de uma forma mais inteligente para poder ganhar poder e gerar riquezas.
4 - a) Adoção do vapor como fonte de energia: o imenso salto tecnológico produzido pela máquina à vapor revolucionou a produção e o transporte. Teares gigantes e poderosas locomotivas se transformaram no grande símbolo desse período. b) Mão de obra disponível: no período anterior à Revolução Industrial ocorre no continente europeu o crescimento da população, sobretudo em decorrência da ampliação da expectativa de vida graças à incorporação de medidas de higiene e saúde.
5 – Durante o período da revolução industrial ocorreu um grande salto tecnológico a forma de de trabalhar passou a ser diferenciada, antes se predominava os trabalhos braçais, artesoes. Isso tudo deu lugar a industrialização, pessoas saíram do campo para procurar empregos na indústria, naquela época várias pessoas deixaram suas fazendas para procurarem emprego nas indústrias.
Hoje em dia a tecnologia vem avançando cada dia mais, hoje percebemos que uma atividade que era necessárias 10 pessoas para ser realizada, com o avanço da tecnologia foi reduzindo muito a quantidade de trabalhadores para uma determinada atividade, hoje os sistemas de controle, que executam atividades remotamente estão tomando conta do mercado, como aconteceu na época da revolução industrial.
6 – Augusto Comte, foi o pai do positivismo, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas.
Ele Publicou Curso de filosofia positiva, Discurso sobre o espírito positivo, Discurso sobre o conjunto do positivismo, Sistema de política positivista, Sistema de política positivista e Síntese subjetiva.
7 - O positivismo é uma corrente de pensamento originária da França em meados do século XIX. Essa teoria afirmava que o conhecimento científico era o único conhecimento verdadeiro e que as crenças e as superstições, assim como as religiões e os ensinamentos teológicos, deveriam ser abandonadas pois não contribuíam para o avanço da humanidade. Sua teoria está ancorada naquilo que ele próprio nomeou como a “lei dos três estados.
O terceiro deles era o estado positivo, é o estado onde o homem celebra o estágio final da evolução da mente e o conhecimento cientifico chega à perfeição. Os fenômenos são explicados cientificamente e não mais dependem das vontades divinas, da natureza ou do próprio homem.
8 - Émile Durkheim foi o pensador responsável pela consolidação da Sociologia como ciência e para a sua implantação no universo acadêmico, transformando-se no primeiro professor universitário da disciplina.
É considerado um dos fundadores da sociologia moderna. Com suas contribuições, o campo sociológico se estabeleceu como uma nova ciência.
9 - O fato social seria toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior: ou então, que é geral no âmbito de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais
10 - Nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha), numa família de burgueses liberais. Desenvolveu seus estudos de direito, filosofia, história e sociologia, constantemente interrompidos por uma doença que o acompanhou por toda a vida. Iniciou a carreira de professor em Berlim e em 1895, foi catedrático da Universidade de Heidelberg. Na política, defendeu com afinco seus pontos de vista liberais e parlamentaristas. Sua maior influência nos ramos especializados da sociologia foi o estudo das religiões, estabelecendo relações entre formações políticas e crenças religiosas. Suas principais obras foram: Artigos reunidos de teoria da ciência: Economia e Sociedade (obra póstuma) e A ética protestante e o espírito do capitalismo.
11 - O termo burocracia criado por Weber não possui a mesma conotação que utilizamos nos dias atuais, ou seja, papelório e ineficiência. Para o sociólogo alemão ela significava toda uma estrutura técnica administrativa, com profissionais especializados, selecionados racionalmente e que seriam os responsáveis por todo o funcionamento social
12 -

Outros materiais