Buscar

paulo freire

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Paulo Freire nasceu 1921 em Recife, filho de Joaquim Temístocles Freire um capitão da policia militar e Edeltrudes Neves Freire.
Mudou-se com a familia para Jaboatão e anos depois voltaram para o Recife onde estudou no colégio Osvaldo Cruz, e aos 22 anos cursou direito,casou-se com Elza Maria costa Oliveira com quem teve 5 filhos.
Professor de lingua portuguesa.
Em 1947 assume o cargo de diretor e em seguida de superintendente do setor de educação e cultura do Sesi, onde teve contato com a educação de adultos e trabalhadores e sentiu o quanto era necessário.
Em 1958 firmou-se como educador progressista.
Em 1959 escreve a educação e atualidade brasileira, tese de concurso para universidade de Recife como professor de história e filosofia.
Em 1960 foi um dos fundadores do movimento de cultura popular (MCP).
A educação popular aliada ao método Freire tinha um papel fundamental na sociedade brasileira, momento em que a população se encontrava tão carente de conhecimento e prestes a se libertar para o mundo. As práticas pedagógicas usadas segundo a fala por Freire o sujeito deveria ser educado de dentro para fora e isto era sinal da libertação do homem. Mas a nova prática de aprendizagem-leitura dava ao sujeito liberdade para ler e escrever, porém para que esta escrita fizesse sentido maior deveria ter um caráter crítico e socializador que analisasse o contexto político, social e individual de cada um.
Freire aplicou seu método no estado do Recife pela primeira vez. Ele pegou 5 alunos 03 aprenderam a ler e escrever em 30 horas e os outros 02 desistiram antes de terminar o curso. No prazo de 45 dias alfabetizaram-se 300 trabalhadores, João Goulart, presidente na época, chamou Paulo Freire para organizar uma Campanha Nacional de Alfabetização. Essa campanha tinha como objetivo alfabetizar 2 milhões de pessoas, em 20.000 círculos de cultura popular, e já contava com a participação da comunidade. Mas com o Golpe de 64 toda essa mobilização social foi reprimida, Paulo Freire foi considerado subversivo, foi preso e depois exilado no Chile.
Em 1969 Paulo vai para os EUA trabalhar como professor convidada na universidade de Harvard.
Em 1970 tornou-se consultor especial do departamento de educação do conselho mundial das igrejas em Genebra na suíça onde atuou por 10 anos. Nesse período viajou muito por países de terceiro mundo, principalmente no continente africano. Com este trabalho, ele e sua equipe ajudaram os países que tinham conquistado sua independência política a sistematizarem seus planos de educação. Na suíça também foi professor na faculdade de educação da universidade de Genebra.
Em 1980 com a abertura política, retorna ao Brasil após 16 anos de exílio.
Com a volta ao Brasil, passa a lesionar na universidade estadual de campinas (UNICAMP) e na pontifícia universidade católica em São Paulo. 6 anos após seu retorno no Brasil, morre sua esposa Elza Freire.
Quando o Partido dos Trabalhadores assumiu a prefeitura de São Paulo, tornou-se o secretario de educação do município. Empenhou-se na implementação de movimentos de alfabetização de revisão curricular e na recuperação salarial dos professores. 
Em 1993 é um dos nomes indicados a receber o prêmio Nobel da paz. Sendo que em 1986 ele já havia recebido da UNESCO o premio educação para a paz.
Paulo Freire possui mais de 40 títulos de doutor em instituições espalhadas por todo o mundo. Também o título de professor emérito e presidente honorário que foi concedido nacional e internacionalmente. Seu nome batiza algumas instituições educativas e inúmeros são centros de pesquisas, documentação, informação e divulgação criados para fomentar o estudo de sua obra.
Paulo Freire amou as pessoas sem distinção de raça ou nação como poucos amaram. Talvez por isso tenha se surpreendido no mundo com inusitadas homenagens.
Paulo Freire faleceu no dia 2 de maio de 1997 e deixou para o mundo um legado de ideias e um sonho de liberdade.

Outros materiais