Buscar

2 lição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Sobre o processo decisório, vimos em aula, que as decisões tomadas diariamente dentro das organizações são a base do funcionamento de qualquer empresa. Vimos também que o processo decisório é complexo e repleto de nuances a serem observadas para a sua concretização.
 Desta forma, e a partir dos conteúdos vistos em aula, leia e analise as afirmativas a seguir: Tomar uma decisão significa escolher um caminho em determinada situação, de forma que este processo deve ser realizado sempre que houver mais que uma possibilidade de ação para cada situação. 
Justificativa: Conforme Eleutério (2015, p. 48), “tomar decisão significa escolher o que deve ser feito em determinada situação, e essa ação deve ocorrer sempre que houver mais de uma alternativa para resolver um problema ou alterar uma situação”. Por outro lado, quando falamos em decisão, não existe decisão perfeita, mas sim decisões mais adequadas para cada situação. Desta forma, a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
As ferramentas de tecnologias da informação desempenham papel fundamental no processo decisório dentro das organizações. Por meio delas é possível agilizar os processos de coleta, processamento, armazenamento e utilização de dados e informações, tornando os processos decisórios mais ágeis e efetivos a ferramenta que é utilizada na gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerenciais: Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) os SIG são ferramentas que se destinam à gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerencias.
 
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Pensando no processo decisório dentro das organizações e considerando tanto os tipos de decisões como a necessidade de informações para que o processo seja satisfatório, leia as afirmativas.
* A utilização de informações de qualidade é elemento fundamental em todas as etapas do processo decisório, desde a fase de inteligência até a revisão das alternativas selecionadas.
* Embora o processo decisório seja uma atividade complexa, dentro das empresas é possível delimitar metodologias para que sejam buscadas as melhores alternativas para responder de maneira satisfatória as situações empresariais. O processo decisório proposto por Simon (1979) possui quatro etapas em sequência: Inteligência, Concepção, Seleção e Revisão. (ELEUTÉRIO, 2015, p. 52-54). Desta forma, a afirmativa I está incorreta, assim como a IV está incorreta porque a formulação completa do problema é atividade da etapa de Inteligência. Já as afirmativas II e III estão corretas porque falam da necessidade de informações de qualidade em todas as etapas do processo e também na existência de metodologias para a tomada de decisão que podem facilitar este processo. 
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
"Convidar jornalistas e influenciadores para um evento é algo que muita empresa precisa, mas nem sempre sabe exatamente como fazer". É afirmativo dizer
* É um recurso utilizado em momentos estratégicos, por exemplo: quando da ocorrência de acontecimentos relevantes, no lançamento de um produto ou serviço.
* Em uma coletiva de imprensa é fundamental que o porta-voz esteja munido de dados, pesquisas e indicadores que corroborem a sua fala.
* Em uma coletiva de imprensa abre-se espaço para os jornalistas fazerem perguntas acerca do assunto em questão.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Analise a ideia a seguir,  a qual aborda sobre comunicação mercadológica.
"A comunicação mercadológica é responsável pela divulgação publicitária de produtos ou serviços de uma instituição, com base em pesquisas e análises de mercado" (Pimentel, 2017, p. 70). Existem duas variáveis da comunicação mercadológica, as quais são: branding e brand equity. O branding gerencia o discurso da empresa ou da pessoa, gera personalidade à marca. Já o brand equity se refere a um valor intangível da marca.
Considerando a ideia acima e o livro base, analise as imagens a seguir:
As imagens se referem ao brand equity, sendo este o conjunto de ativos e passivos ligados as marcas, como: seu nome e seu símbolo ou sua ideia.
Nota: 20.0

Outros materiais

Outros materiais