Buscar

PROVA AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0662_AV_ » NORMALIZAÇÕES AMBIENTAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - 
	Professor:
	LILIAN CARLA CAPISTRANO FERNANDES
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 04/06/2014 10:24:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201301260050)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual alternativa completa a frase abaixo: Na função jurídica ambiental, os titulares ao direito ecologicamente equilibrado estão na posição de sujeitos ___________deste direito e, por isso mesmo, podem exigir dos sujeitos ___________ as prestações objeto da relação jurídica em questão.
		
	
	receptivos; doativos
	
	inoperantes; operantes
	 
	ativos; passivos
	
	controladores; controlados
	
	acionistas; protagonistas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301327354)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A partir dos conteúdos estudados, comente sobre a importância do planejamento e implementação de um programa de auditoria para manutenção de um sistema de gestão ambiental.
		
	
Resposta: A importância de planejar e implementar a auditoria é que mostrará que a empresa está realmente focada em seguir as normas para uma preservação ambiental e sendo que a auditoria é uma forma de auto-regulação praticada pelas empresas, saber se tudo está dentro dos padrões exigidos.
	
Gabarito: O programa de auditoria é um planejamento que agrupa em torno de um objetivo específico a série de uma ou mais auditorias no Sistema de Gestão Ambiental. A implementação dos programas de auditoria é importante para assegurar que o Sistema de Gestão Ambiental vem se mantendo analisado criticamente em relação a sua capacidade de atender aos requisitos da NBR 14001. Além disso, por meio dos programas de auditoria a organização mantêm capacitados os técnicos que atuam como auditores internos, zelando pela sua atualização e exercício constante das práticas de auditagem. Os programas de auditoria também podem ser úteis ao planejamento de auditorias focadas na verificação da capacidade da organização de cumprir seus contratos, de atender aos requisitos ambientais de um cliente específico, ou mesmo à legislação aplicada à organização. Auditorias são instrumentos de controle e é por meio de programas de auditoria bem estruturados e profissionais capacitados para atuar nesses programas que a organização pode assegurar que seu SGA vem sendo implementado de forma satisfatória.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301417042)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nossas vidas são pautadas por normas e por regras. Disso resulta a necessidade de normalização. Em relação ao processo de surgimento da normalização no Brasil e no mundo, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	No Brasil, as normas são fruto de um processo de consenso nos diferentes fóruns do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO).
	
	A normalização traz segurança e precisão tanto para aquele que adquire um produto ou utiliza um serviço quanto para aquele que fabrica, produz ou comercializa.
	 
	Antigamente, nas sociedades, o homem utilizava métodos muito mais adequados para fazer as medições, tais como: pernas, braços, mãos, dedos etc.
	
	Com o passar do tempo, houve a necessidade de se ter independência entre as unidades de medida e as grandezas naturais. Dessa forma, passou-se a adotar um sistema de medições.
	
	Com a Revolução Industrial, a normalização passou a ser tratada de forma sistemática, surgindo a necessidade de racionalizar a produção na indústria.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301258900)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A Política Nacional de Meio Ambiente foi estabelecida originalmente pela Lei no 6.938/1981 e vem sendo modificada por outras leis federais. Dentre os Instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente estabelecidos por essa lei, estão incluídos
		
	
Resposta: Normalização ambiental, ISO ...
	
Gabarito:
a avaliação de impacto ambiental, o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental e as penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301253842)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o que estabelece a Lei N° 17.071/2004, que institui a taxa de licenciamento ambiental municipal, analise as afirmativas abaixo.
1. Serão passíveis de licenciamento ambiental as atividades mitigadoras de danos ambientais.
2. Estarão isentos de licenciamento os empreendimentos construídos para fins residenciais.
3. São considerados passíveis de licenciamento ambiental apenas os empreendimentos potencialmente poluidores relativos às pessoas jurídicas estabelecidas no município.
4. Serão passíveis de licenciamento as atividades relativas ao comércio de animais da fauna silvestre estabelecidos na área do município.
Estão incorretas
 
		
	
	2, 3 e 4, apenas.
 
	 
	1, 2, 3 e 4.
	
	1, 3 e 4, apenas.
 
	
	1, 2 e 4, apenas.
 
	
	 1 e 3, apenas.
 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301417077)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Antigamente, a visão tradicional do empresário dizia que a organização era apenas uma instituição econômica, que buscava somente a maximização dos lucros e a minimização dos custos, ou seja, a melhor empresa era aquela que dava mais lucro. Hoje o cenário é bem diferente, pois as empresas passaram por um processo de transformação ao longo do tempo. Relativo a esse processo de evolução das empresas, podemos afirmar, EXCETO:
		
	
	As boas práticas sociais e ambientais das empresas resultam em melhora da qualidade de vida e se somam aos objetivos financeiros dessas mesmas empresas.
	 
	A empresa deve ter ciência que a proteção ao meio ambiente impacta negativamente no desempenho financeiro, mesmo criando mudanças internas que transformem o que ameaça o ambiente em oportunidade de negócios.
	
	Muitas organizações passaram a desenvolver sistemas sustentáveis e verificaram que as despesas realizadas com a proteção ambiental podiam transformar-se em vantagem competitiva.
	
	Essa nova visão de como a empresa se relaciona com seus aspectos ambientais é o resultado de uma mudança no governo, nas Políticas Públicas e no pensamento sobre as necessidades da sociedade.
	
	O processo determinou o surgimento das certificações, como a da família ISO 14000, que atesta a execução das atividades com base nos preceitos da gestão ambiental.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301293177)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a certificação ambiental marque a alternativa incorreta:
		
	
	A certificação é importante pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca
	 
	Para conseguir a certificação ISO 14000, a empresa precisa apenas elaborar uma política ambiental;
	
	Para a empresa conseguir a certificação deve também elaborar documentação dos procedimentos com base nas normas da ISo
	
	se submeter a auditorias periódicas é um dos requisitos para se alcançar a certificação
	
	A primeira empresa brasileira a receber a certificação ISO 14001 foi a Phillips do Brasil, em 13 de agosto de 1998.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301416561)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A atividade da organização ISO visa elaborar, desenvolver e promover normas, testes e padrões mundiais nas mais diversas áreas da sociedade, exceto no campo do setor eletroeletrônico. É composta por 163 membros que são divididos em três categorias. Com relação a tais categorias, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	O que determina em qual grupo o país participante vai estar é a sua categoria econômica junto ao Banco Mundial e ao FMI.
	
	Os "membros assinantes" são países com grande expressão econômica global, como EUA e Inglaterra.
	
	Todos os países pertencentes a ONU são considerados "membros correspondentes" e possuemigual peso em todas as votações da instituição.
	
	Os "organismos membros" são representados pelos países de menor expressão econômica, como Antígua e Barbuda.
	 
	Os "membros correspondentes" são países ou organismos que ainda não possuem desenvolvida uma atividade nacional de padrões.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301293173)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Associação Brasileira de Normas Técnicas, marque a alternativa correta:
		
	
	Tem compromisso com as diretrizes estratégicas do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO);
	
	No Brasil, a ISO é representada pela ABNT
	 
	Todas estão corretas
	
	É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos e de utilidade pública.
	
	A ABNT é um agente privado, de políticas públicas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301416569)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que a auditoria chegue ao final atendendo aos requisitos e parâmetros da norma, é importante observar alguns princípios, a fim de que estes sejam alcançados com eficiência, qualidade e responsabilidade. Marque a alternativa ERRADA em relação aos princípios das auditorias ambientais.
		
	
	Ser verdadeiro em suas declarações e nos relatórios, além de demonstrar a conclusão da auditoria com precisão ¿ de forma clara e exata.
	 
	Agir de forma fiscalizatória, aplicando as devidas sanções legais quando em situações de emergência ambiental.
	
	Ser profissional e agir com ética.
	
	Ser imparcial na realização da auditoria.
	
	Ser competente, aplicando a norma em todas as situações apresentadas.

Outros materiais