Buscar

Mandato resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mandato
Contrato por meio do qual uma pessoa dá a outra, poderes para lhe representar e agir no seu interesse (art. 653 C.C.).
Personagens: Mandante (representado), aquele outorga poderes, e Mandatário (representante), aquele para quem os poderes são outorgados.
Normalmente a outorga de poderes se dá através de procuração, o que significa que, em regra, o contrato de mandato se realiza expressamente, mas nada impede que se aperfeiçoe tacitamente, através do comportamento das partes (arts. 656 e 659, C.C.)
O mandato presume-se gratuito quando não houver sido estipulada retribuição, salvo se o seu objeto corresponder ao daqueles que o mandatário trata por ofício ou profissão (art. 658 C.C.)
O mandato é geral quando os poderes outorgados ao mandatário disserem respeito a todos os negócios do representado, e é especial quando tiver relação com um ou mais negócios específicos do mandante (art. 660 C.C.)
O mandato outorgado em termos gerais só dá ao mandante, poderes de administração dos seus interesses e/ou bens, enquanto o mandato outorgado com poderes especiais confere ao representante, poderes que vão além da simples administração, incluindo o direito a alienação dos bens (art. 661 C.C.)
Se a procuração admitir o substabelecimento, caso o substabelecido gere algum prejuízo para o mandante, terá este o direito de exigir perdas e danos do mandatário caso este tenha agido com culpa na escolha do primeiro (art. 667, parágrafo segundo, C.C.). Se a procuração proibir expressamente e ainda assim o mandatário o fizer, responderá objetivamente pelos prejuízos decorrentes da gestão do substituto, ainda que resultante de fortuito ou força maior, a não ser que consiga provar que os danos ocorreriam de qualquer maneira ainda que não tivesse substabelecido (art.667, parágrafo primeiro, C.C.), e por fim, se a procuração nada diz a respeito, o mandante será responsável se o substabelecido agir culposamente (art.667, último parágrafo, C.C.).
O mandatário deve zelar pelos interesses do mandante como se fossem seus e deve indenizar qualquer prejuízo causado por culpa (art. 667, caput, C.C.) 
Caso o mandatário exceda os poderes do mandato deixa de obrigar o mandatário (art.662 C.C.)
Uma das principais características do mandato está na possibilidade de sua revogação ou renúncia a qualquer tempo, sem a necessidade de anuência da outra parte (art.682, inciso I, C.C.), salvo quando o mandato for outorgado em causa própria (art.685 C.C.). Ex: lhe outorgo procuração conferindo poderes para alienar meu imóvel pelo valor x, estipulando que você (mandatário) será o comprador.
A morte de uma das partes extingue o contrato de mandato (art. 682, II, C.C.)

Outros materiais