Buscar

Portfólio Reportagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O USO DA TV COMO AUXÍLIO NO ENSINO
	Atualmente as novas tecnologias tem sido uma grande ajuda para os professores, quando se trata de ensinar.
Maria Eduarda dos Santos - 1176359
Campo Magro
Devido à grande disseminação da tecnologia nos últimos tempos, até mesmo no meio da educação, pode-se perceber um grande aumento do uso de computadores, celulares, notebooks entre outros materiais. Estes, são grandes auxiliadores na propagação de novos conhecimentos, pois facilitam a troca de informações a qualquer momento e em qualquer lugar.
Televisor em uma sala de aula.
Um exemplo de tecnologias educacionais, são as Tv Multimídias, a qual pode ser adaptada em plano de aula, onde o professor poderá reforçar seus conteúdos e até mesmo complementá-lo, tornando sua aula mais dinâmica e interessante no ensino aprendizagem.
Sua jornada começou no segundo semestre de 2009, fazendo parte de um projeto do Governo do Estado do Paraná, que aderiu televisores de 29 polegadas com entradas de VHS, DVD, cartão de memória e pen-drive, ainda possui saídas para caixas de som e projetor multimídia. 
Com estes recursos que a Tv multimídia possui, possibilita e facilita o fácil acesso do Professor para demonstrar, ilustrar e levar aos alunos a reflexão sobre o tema estudado. Ainda, o mesmo pode estabelecer objetivos educacionais conforme o tema, para ser discutido dentro da sala de aula.
Contudo, mesmo sendo uma tecnologia educacional de fácil manuseio, os professores devem estudar sobre o material, fazer pesquisas e preparar-se para o uso do instrumento.
Apresentação de imagens por meio da televisão
O uso da Tv Multimídia, ainda pode aproximar o aluno dos professores, aumentando o diálogo, a troca de conhecimentos sobre o tema proposto, além de incentivar a participação dos alunos, onde se é possível analisar e conhecer o nível de conhecimento dos mesmos e até mesmo seu ponto de vista. Televisores como recurso pedagógico.
Outro ponto positivo do uso dessa tecnologia educacional, é que pode-se estabelecer a relação do tema estudado com a vivência do aluno e trabalhar os problemas sociais, históricos, políticos e éticos... 
Quando se usado essa mídia em sala de aula, o professor deve elaborar vídeos, slides com tempo necessário para que os alunos compreendam o que está sendo proposto, ainda deve ser reprisado diversas vezes de modo que os mesmos consigam compreender, pois assim pode-se conseguir fazer anotações, comentário e reflexões acerca do tema.
Todavia, a criação da televisão seja ela nas escolas ou no dia a dia em nossas casas foi uma grande revolução para humanidade, como conseguimos ver as notícias e ficar “antenados” no que acontece ao redor do mundo, dentro da sala de aula podemos aprender e ensinar melhorando nossa comunicação e conhecimento.

Outros materiais

Perguntas Recentes