Buscar

Plano de Atividades Rítmicas e Expressivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
BLOCO IV	
FAIXA ETÁRIA: 10 A 12 ANOS 
ACADÊMICOS: RICHARD ROBERT, CLARICE ANNIE, JACQUELINNE LARISSA e IASMIN OLIVEIRA
AULA N° 1 – DURAÇÃO DA AULA: 30 MINUTOS
PLANO DE AULA
Objetivos: Compreender o corpo forma de linguagem, como possibilidade de expressão. Desenvolver a aquisição das atividades motoras, cognitivas e sócio-afetivas.
Conteúdo: Atividades rítmicas e expressivas.
Procedimentos Metodológicos: 
Alongamento e aquecimento: Iniciando-se a atividade de aquecimento a partir da música Aquecendo da Xuxa, onde os alunos deverão fazer os movimentos indicados pela música com a ajuda dos professores.
Aula propriamente dita:
Jogo dos bichos: Os alunos se reúnem no chão, onde formarão duas equipes. Os professores escolherão um aluno de cada equipe e lhe dirá o animal no qual o aluno irá executar as mímicas, vence a equipe que acertar mais mímicas.
Ritmo das palmas: Todos os alunos formam um grande círculo, no qual será iniciada uma dinâmica com a utilização das palmas sincronizadas e com o mesmo ritmo.
 Caçador de números: Os alunos receberão um número qualquer, que ficará escondido de forma que ninguém possa vê-lo, e se espalharão pela quadra. Serão escolhidos dois queimadores, um em cada extremidade do campo, que tentarão acertar a bola nos companheiros. Aquele que for atingido pelo queimador deverá mostrar o seu número e deixar a partida. Vence a equipe que fizer mais pontos.
Passeio do bambolê: Os alunos se dividem em duas equipes, onde cada equipe formará um círculo. Será entregue um bambolê para cada equipe, os alunos deverão estar de mãos dadas para que o bambolê passe pela cabeça do aluno e em seguida sair pelos pés, lembrando que o bambolê não pode se soltar da roda. Caso o bambolê saia da roda o mesmo deverá voltar para o primeiro aluno e refazer a atividade. Vence a equipe que o bambolê chegar primeiro no último aluno da roda
Volta à calma: Bola dançante: Os alunos sentam no chão onde ficarão em círculo, onde irão receber uma bola. Eles deverão passar essa bola entre si, no qual neste momento uma música está sendo tocada, no momento em que a música parar o aluno que estiver com a bola na mão irá responder algumas perguntas feitas pelos professores.
Recursos: Bolas, bambolês
Avaliação: Ao final da aula acontecerá uma breve discussão com os alunos sobre as atividades realizadas, reconhecendo as dificuldades e o êxito na realização das mesmas.

Outros materiais