Buscar

CONSTITUCIONAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702108309)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
(Questão 62 - Exame 28 - OAB-RJ) - Complete as seguintes orações com as alternativas correspondentes: A nova ordem constitucional (1) a anterior, sem necessidade de sua nova produção legislativa infraconstitucional, em decorrência do fenômeno denominado de (2), mediante o qual pode ocorrer, por exemplo, que uma lei ordinária venha a se tornar lei complementar. Quando a nova norma constitucional vier a regular diferentemente a matéria versada pela anterior no todo, ou em parte, há, respectivamente, (3) e (4). Uma lei ordinária, que já perdeu eficácia ante uma Constituição, não pode readquiri-la pelo surgimento de nova Constituição. Essa restauração eficacial, juridicamente condenável, chama-se (5). A (6), inadmitida por parte da doutrina, significa que os preceitos da Constituição precedente que não conflitarem com a nova Constituição são por ela recebidos como leis ordinárias.
		
	
	 
(1) ab-roga; (2) constitucionalização; (3) ab-rogação; (4) revogação; (5) disjunção normativa; (6) repristinação
	
	(1) derroga; (2) repristinação; (3) revogação; (4) ab-rogação; (5) constitucionalização; (6) desconstitucionalização.
	
	 
(1) torna ineficaz; (2) acomodação; (3) derrogação; (4) ab-rogação; (5) desconstitucionalização; (6) repristinação
	 
	 
(1) revoga; (2) recepção; (3) ab-rogação; (4) derrogação; (5) repristinação; (6) desconstitucionalização
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702947660)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ESAF/PFN/Procurador/2012) Sobre os direitos políticos previstos na Constituição, é correto afirmar:
		
	
	que a soberania popular será exercida, independentemente de qualquer disposição legislativa infraconstitucional, mediante plebiscito ou referendo.
	
	que, nos termos da lei, é condição de elegibilidade, dentre outras, a nacionalidade brasileira nata.
	
	que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos funcionais.
	
	é vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará havendo condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem os seus efeitos.
	 
	que o militar alistável é elegível, atendida, dentre outras, a condição de que, se contar com menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702108299)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
(Questão 90 - Exame 30 - OAB-RJ) - O Artigo 170 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, traça os princípios da Ordem Econômica, caracterizados em alguns aspectos pela noção de Estado Mínimo, não intervencionista, o que é fruto do Estado Liberal. A partir da análise do artigo mencionado, podemos afirmar que a Constituição de 1988 pode ser classificada quanto ao critério ideológico, como:
		
	
	Semântica, porque o processo político não é conformado pela ordem constitucional, de sorte que não há consonância entre as normas constitucionais e a realidade política;
	
	Ortodoxa, porque é formada por uma ideologia, tal como ocorreu com a Constituição soviética;
	
	Sintética, porque estabelece de forma concisa a estrutura fundamental do Estado e sociedade, pelo instrumento de normas materialmente constitucionais, mormente quanto à ideologia do Estado Liberal;
	 
	Compromissória, porque o texto constitucional é dialético, sem predomínio absoluto de uma única tendência política, buscando um equilíbrio entre os interesses do capital e do trabalho.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702108301)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
(Questão 01 - Exame 117 - Tipo 1 - OAB-SP) Constituição rígida é a que:
		
	
	 
tem um núcleo imodificável e outro núcleo que pode ser alterado da mesma forma exigida para a elaboração das outras espécies normativas.
	
	 
possui regras que podem ser alteradas pelo processo legislativo ordinário e outras regras que apenas podem ser modificadas através de processo legislativo especial.
	 
	 
pode ser alterada por um processo legislativo mais solene e complexo que o exigido para a edição das outras espécies normativas.
	
	 
não admite qualquer tipo de alteração
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702108384)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
(Questão 03 - Exame 119  Tipo 1 - OAB-SP) - A norma constitucional cuja aplicação dependa de regulamentação por norma infraconstitucional é considerada de eficácia
		
	
	concorrente
	 
	limitada
	
	contida.
	
	plena

Outros materiais