A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
SLIDE   PIM I

Pré-visualização | Página 1 de 2

Universidade paulista – unip
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
RESUMO
No Projeto Integrado Multidisciplinar I, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial será relatado uma série de informações referentes ao ramo de atuação e métodos de trabalho através de visita a empresa “Grupo Moto Minas”, que se localiza na rua Major Gote - nº 1818, Patos de Minas – MG. A mesma atua na área de vendas e pós-vendas (manutenções especializadas de veículos), da marca alemã Volkswagen. Este trabalho será desenvolvido através de uma junção das informações colhidas na empresa com as matérias propostas nesse trabalho. Será pesquisado sobre as características administrativas da empresa, seus meios de comunicação internos e externos e sobre o seu sistema de informatização e tecnologias utilizadas.
INTRODUÇÃO
Em visita a empresa “Grupo Moto Minas” foi possível desenvolver de maneira dinâmica a pesquisa sobre as matérias relacionadas para desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar I. Esse tipo de contato é de fundamental importância para o desenvolvimento e expansão dos conhecimentos e para uma melhor visualização da estrutura, realização do trabalho e da empresa como um todo.
Os dados apresentados neste Projeto foram obtidos através de entrevista com o Diretor Geral Sr.Euris, onde foi realizado uma série de perguntas relacionadas as formas de administrar, os meios de comunicação interna e externa e quais os métodos usados no emprego de tecnologia da informatização na empresa. “As novas tecnologias da informação não são simplesmente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos” (CASTELLS, 2000, p. 51). Em um segundo instante fui convidado a conhecer também a estrutura física da empresa, observando e coletando assim o maior número de informações possíveis para poder ter maior conhecimento sobre como é formada toda uma empresa.
A empresa acima citada foi escolhida para o desenvolvimento deste trabalho, pois atua no ramo de vendas e manutenções especializada de veículos, e em conjunto também trabalha no desenvolvimento de seus produtos e serviços oferecidos. Dessa maneira fica evidente a importância do conhecimento em novas técnicas de informatização, como se comunicar corretamente com seus cliente e funcionários e como administrar bem de forma saudável.
Ao final da execução deste Projeto espero além de ampliar meus conhecimentos, transmitir de forma clara e objetiva ao leitor as particularidades da empresa descrita relacionando-as com as matérias propostas. 
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
CONCEITOS:
Administrar vem do latim, composta por: ad, que significa tendência para, direção para; e minister, que significa subordinação ou obediência, ou aquele que realiza- uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que cumpre uma obrigação de trabalho a outro.
Com base nos conceitos apresentados, foi concebida uma definição de administração: “consiste em tomar decisões relativas” ao estabelecimento de objetivos estratégicos, táticos e operacionais, elaboração de estratégias de curto, médio e longo prazo e criação de sinergia entre as partes organizacionais, visando atingir os objetivos organizacionais. As estratégias consistem na alocação dos recursos necessários: recursos humanos, materiais e tecnológicos, que serão comandados por pessoas de forma a atingir a eficácia, alcance dos objetivos, por meio da eficiência, aplicação racional dos recursos.
O administrador no exercício da sua profissão – e em função dos diversos tipos de organização – definirá as estratégias, elaborará pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização. Além destes procedimentos, realizará pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como: administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, além de outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos. Estas atividades são abrangidas legalmente pelo administrador profissional. “(UNIP, Fundamentos da Administração, p. 14 e p. 25, Prof. Livaldo dos Santos)”.
Formas de gestão da empresa:
O setor administrativo da empresa é composto por três funcionários, que são designados a funções variadas, distribuídas no setor administrativo, financeiro, funções técnicas e comerciais, dentre outras funções inerentes à profissão.
Dados e fatos da origem da organização:
O Grupo Moto Minas faz história desde 1972, começando seus primeiros investimentos com a (concessionária, revenda Volkswagen), em Patrocínio. A Moto Minas cresceu e ampliou suas áreas de interesse, fundando concessionárias em Patos de Minas e Unaí. Desde então o grupo trabalha no desenvolvimento de seus produtos e serviços oferecidos em toda região. Hoje é uma concessionária autorizada Volkswagen, que vem se destacando como um completo centro automotivo, oferecendo diversos serviços.
Natureza e ramo de atuação:
O Grupo Moto Minas atua no ramo de vendas de automóveis, peças e manutenção especializada de veículos. 
Concorrência do mercado:
O mercado automobilístico e pós-venda cresce a cada dia e com ele também os seus concorrentes. O Grupo Moto Minas possui diversos concorrentes diretos e indiretos. Como relatado na visita a empresa pelo Gerente, se tem no mercado atual outras montadoras de veículos como: Fiat, Hyundai, Chevrolet, Toyota e etc., esses que de fato são concorrentes diretos da empresa, por trabalhar no mesmo seguimento de vendas de automóveis e ter varias concessionarias representantes das marcar nas cidades que se oferecem os seus serviços. Outro fator é de vendas de peças, outro seguimento que a empresa possui, e que cresce de forma rápida. Existe no mercado atual uma demanda grande por produtos (peças), mas também a um crescimento de lojas de peças e oficinas o que eleva a disputa de mercado.
Sustentabilidade:
A empresa realiza suas atividades de uma forma ecologicamente sustentável, prioriza por equipamentos e normas que visam a redução de consumo e poluição ao meio ambiente, baseada nos princípios da sustentabilidade. Busca materiais alternativos que geram economia financeira e diminuição de impactos ambientais. Possui um sistema adequado de descarte apropriado para lixo e resíduos, dessa forma contribui para a não contaminação do meio ambiente e ajuda o sistema de coleta e reciclagem da cidade.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Comunicação empresarial é a relação da empresa com seu público interno e externo, é um somatório de todas as atividades de comunicação da empresa.
A comunicação empresarial é uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo assessoria de imprensa jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda, promoções, pesquisa, endomarketing e marketing. (PIMENTA, 2006).
Comunicação interna:
O meios de comunicação interna da empresa está embasado no emprego da linguagem formal. Neste âmbito o gestor da empresa oferece disposição total para todos os seus funcionários, de forma a esclarecimento de dúvidas, sugestões, reclamações, dentre outros assuntos relevantes ao trabalho. As formas de comunicação interna mais utilizadas pela empresa são:
 
Verbal: telefone, conversas, reuniões, entrevistas e videoconferência.
Escrita: e-mail, quadro de avisos, instruções escritas, orçamentos, relatórios, fax.
Comunicação externa:
Essa comunicação é feita de forma estratégica, pois representa para o público externo e para a sociedade a imagem e credibilidade da empresa pelos serviços oferecidos pela mesma.
 
As ferramentas utilizadas pela empresa para comunicação externa são:
E-mail
Telefonia 
Rádio
Panfletos
Comunicação interpessoal:
 
O domínio desse recurso é de extrema importância para a

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.