Buscar

Avaliação On Line 6 (AOL 6) Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
Hisrich e Peters (2004, p.29), “empreendedorismo é um processo que possibilita a criação de algo novo, diferente e que agregue valor, que requer dedicação, tempo e a concentração de esforços necessários para sua realização.” Segundo eles o empreendedorismo requer o compromisso de “assumir riscos tanto financeiros, psicológicos e sociais, exige responsabilidade que se bem administradas e geridas geram recompensas como a satisfação econômica e pessoal do empreendedor”.
Não estaríamos falando de empreendedorismo se não citássemos a palavra inovação, a inovação é a chave para o nascimento e manutenção de um empreendimento. “A inovação é o instrumento específico do empreendedor”, é a atividade central.
Salim; Silva (2010, p. 15), contribuem que “a inovação é o centro do ambiente do empreendedor”, pois compreende as inovações e novidades tecnológicas que constituem produtos, processos, englobam a produção, venda e apresentação das ideias organizacionais. Para inovar, é preciso praticar, buscar novas maneiras de fazer as coisas já existentes, é preciso criar o hábito de imaginar soluções para determinados problemas, tornar mais eficientes técnicas e funções para que possam trazer os resultados esperados de forma mais simples, porém diferenciada. Essa percepção é uma condição para o empreendedor se tornar inovador, ou seja, criar condições de experimentação, testar suas ideias inovadoras, antes de torná-las empreendimentos.
Quando o assunto é empreendedorismo não se pode deixar de citar a utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão, onde por meio desta é possível identificar em que caminho a empresa está e qual ela deve seguir, constatar o que precisa ser modificado e melhorado para que a organização atinja seus resultados e quais os recursos disponíveis para as possíveis e necessárias mudanças. A lém destes o planejamento estratégico é um grande aliado á tomada de decisão proporcionando a ideia de um todo da organização.
O tema do presente estudo é empreendedorismo e inovação, temas os quais têm sido bastante difundidos nos últimos tempos, pois através destes dois fatores em conjunto que os empreendedores e suas organizações conquistam o seu diferencial e demonstram ao mercado seu potencial competitivo. A inovação e o empreendedorismo quando aliados proporcionam um ambiente empresarial mais profissional, onde diante de tantas mudanças rápidas torna-se muito necessário que as organizações sejam cada vez mais potencializadas para que consigam se manter no mercado e além disso elevar seus diferenciais.

Outros materiais

Outros materiais