Buscar

RELATORIO PRINCIPIO DE PASCAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
CÂMPUS CARAÚBAS
CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
EVERTON DINIZ JALES
MECÂNICA DOS FLUIDOS – PRINCIPIO DE PASCAL
CARAÚBAS - RN
2018
RESUMO
Quando vamos a uma oficina concertar o carro, o mecânico eleva o carro em um elevador hidráulico, utilizando um principio físico já descoberto há muito tempo. O Princípio de Pascal é o princípio físico elaborado pelo físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662), esse principio de é utilizado para facilitar o uso de força em varias áreas, as prensas hidráulicas, os elevadores hidráulicos, travões, direção hidráulica, amortecedores, caixas de agua e barragem sal algumas das utilizações desse principio.
Introdução
Quando giramos a direção de um carro, se essa for uma direção hidráulica será preciso utilizar uma força bem menor que a força utilizada em direções normais isso porque o principio físico de Pascal reduz a força que utilizamos, o principio de pascal é um conceito importante no estudo da hidrostática, que é a parte da física que estudar os líquidos em repouso.
Utilizando o principio de pascal é possível, mover um objeto sem tocar nele ou ate mesmo levantar coisas muito pesada utilizando pouca força, o principio diz que uma força aplicada em um ponto de determinado fluido esse é transmitida em todos os outros pontos desse fluido. 
OBJETIVO
Estudar os efeitos da mudança de pressão em um fluido confinado.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
MECÂNICA DOS FLUIDOS
 A mecânica dos fluidos é o ramo da mecânica que estuda o comportamento físico dos fluidos e suas propriedades. Suas principais aplicações são destinadas ao estudo de escoamentos de líquidos e gases, máquinas hidráulicas, aplicações de pneumática e hidráulica industrial, sistemas de ventilação e ar condicionado além de diversas aplicações na área de aerodinâmica voltada para a indústria aeroespacial.
O estudo da mecânica dos fluidos é dividido basicamente em dois ramos, a estática dos fluidos e a dinâmica dos fluidos. A estática dos fluidos trata das propriedades e leis físicas que regem o comportamento dos fluidos livre da ação de forças externas, ou seja, nesta situação o fluido se encontra em repouso ou então com deslocamento em velocidade constante, já a dinâmica dos fluidos é responsável pelo estudo e comportamento dos fluidos. 
Em regime de movimento acelerado no qual se faz presente a ação de forças externas responsáveis pelo transporte de massa.
FLUIDOS 
Um fluido é caracterizado como uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e. A principal característica dos fluidos está relacionada à propriedade de não resistir à deformação e apresentam a capacidade de fluir, ou seja, possuem a habilidade de tomar a forma de seus recipientes.
PRESSÃO HIDROSTÁTICA
É a força que as moléculas de fluidos exercem umas sobre as outras devido à atração gravitacional da Terra. Essa força ocorre quando um líquido está em movimento ou em completa paralisação.
+ ρ.g.h
Onde:
 = é a pressão dentro d a água;
 = é a pressão atmosférica, ρ é a densidade do fluido;
g = é a gravidade;
h = é a profundidade;
PRESSÃO MONOMÉTRICA
 É a medição da pressão em relação à pressão atmosférica existente no local, podendo ser positiva ou negativa.
PRINCIPIO DE PASCAL
O principio de pascal diz que “quando um ponto de um líquido em equilíbrio sofre uma variação de pressão, todos os outros pontos também sofrem a mesma variação”.
Onde:
F = força 
A = Área 
MATERIAIS UTILIZADOS
Painel hidrostático incluindo um tampão;
Seringa com prolongador;
Escala de imersão;
Becker contendo agua;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 
MEDINDO A PRESSÃO EM UM PONTO DE EQUILÍBRIO DE UM LIQUIDO 
Antes de começar, observe que a parte superior do sistema que segue para a sonda de imersão, existe um tampão. Sem o tampão, coloque toda a escala de submersão dentro do Becker sem agua, deixa a escala 1,0cm acima do fundo do Becker. Adicione agua lentamente ate que o nível chegue ao zero da escala. As duas colunas de agua do monômetro devem estar no mesmo nível. Coloque o tampão na parte superior. 
Para adicionar agua no Becker utilize a seringa com prolongador, ou ate mesmo um recipiente menor. 
Adicione agua lentamente, meça a diferença entre os níveis de agua do monômetro.
Meça também a diferença entre os níveis de agua dentro do béquer.
PRINCIPIO DE PASCAL
Utilizar o painel hidrostático 
A agua deve esta inserida nos monômetros e na mangueira, caso contrario injete agua com a seringa com prolongado.
Meça os níveis de agua nos monômetros e na mangueira principal.
Em seguida com a seringa e seu prolongador, adicione 1,0 ml de agua na mangueira principal e meça os novos níveis de agua novamente. 
Calcule a variação de cada nível de agua. 
resultados 
Os resultados dos experimentos seguem nas tabelas abaixo em cada tabela dados do seu respectivo experimento, foi possível comprovar através desses experimentos o principio de pascal, e medir a pressão em um ponto de equilíbrio de um liquido.
 
Medindo a pressão de um ponto de equilíbrio em um liquido
	
H(m)
	DADOS MANOMÉTRICOS
	
	P man (N/)
	Y1(m)
	Y2(m)
	∆y(m)
	H1 = 0,005
	49
	0,038
	0,044
	0,006
	H2 = 0,01
	98
	0,036
	0,046
	0,01
	H3 = 0,015
	147
	0,034
	0,048
	0,014
	H4 = 0,020
	196
	0,033
	0,049
	0,016
	H5 = 0,025
	245
	0,032
	0,050
	0,018
	Tabela 01
Principio de pascal
	NÍVEIS DE AGUA
	Mangueira principal
	Monômetro 1
	Monômetro 2
	Antes
	Depois
	Antes
	Depois
	Antes
	Depois
	0,3
	0,265
	0,034
	0,068
	0,034
	0,066
	Variação = -0,035m
	Variação = 0,034m
	Variação = 0,032m
	Tabela 2
referências
YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A... Física II: Termodinâmica e ondas. 12 ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008.
HALLIDAY, D. ; RESNICK, R.; WALKER, J.. Fundamentos de Física. 4 ed. v. I. Rio de Janeiro: LTC, 1995.
http://www.engbrasil.eng.br/pp/mf/mef.pdf
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/fluidos.htm

Outros materiais