Buscar

Avaliação On Line 6 (AOL 6) Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
Objetivos:
1) Reconhecer que há uma diversidade de fontes de energia. Entender as diferenças entre recursos renováveis e não-renováveis. Identificar os combustíveis fósseis:
2) Conhecer as características dos principais tipos de energia utilizados atualmente no mundo, como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a energia elétrica (hidrelétricas, termelétricas e termonucleares):
3) Observar que os combustíveis fósseis, cuja queima contribui para o aumento do efeito estufa e também para a poluição atmosférica, são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje:
4) Identificar as áreas no mundo onde se encontram as maiores reservas de combustíveis fósseis:
5) Identificar as áreas no mundo onde se encontram as maiores reservas de combustíveis fósseisCompreender como cada usina geradora opera para a obtenção da energia elétrica, utilizando as diferentes fontes de energia estudadas:
6) Conhecer as vantagens e desvantagens, em relação ao impacto social e ambiental, de cada forma de obtenção de energia elétrica:
Ponto de partida Leitura do texto "Fontes de energia"
Estratégias
1) Uma boa forma de dar início a uma discussão sobre fontes de energia e produção de energia elétrica é questionar os alunos quanto à simplicidade do ato de acender uma lâmpada: basta mexer em um botão e a lâmpada acende, alimentada pela energia elétrica. Onde essa energia é produzida? Qual fonte/recurso energético foi utilizado para a produção dessa energia? Nesse início, o mais importante é garantir uma idéia básica: existem diversas fontes de energia que podem ser utilizadas e há várias formas de se obter energia elétrica.
2) Pergunte aos alunos sobre as diversas fontes de energia existentes no planeta, e que podem ser utilizadas para a geração de energia elétrica. Sistematize as respostas na lousa. Em seguida, faça um quadro com duas colunas. Na primeira coluna escreva "energias renováveis" - e na outra, "energias não-renováveis". Nesse momento, explique as diferenças entre elas e peça aos alunos que indiquem - mediante as respostas dadas anteriormente - quais fontes de energia eles consideram como renováveis e não-renováveis. Preencha a tabela e faça, se necessário, alguma correção e/ou comentário
3) Essa pesquisa deverá levar em conta algumas características importantes:
- Os recursos fundamentais para a geração de energia elétrica através da fonte de energia a ser pesquisada:
- As várias transformações que a energia na sua fonte deve sofrer para se obter a energia elétrica:
- Como cada usina geradora trabalha para a geração da energia elétrica:
- Devem ser apresentadas as vantagens e desvantagens, em relação ao impacto social e ambiental, de cada forma de obtenção de energia elétrica:
4) No dia da exibição do trabalho, a apresentação deverá ser feita por todos os integrantes do grupo. Sorteie a ordem de apresentação.
5) 10) No final das apresentações, faça uma rápida revisão de cada tema e proponha uma votação: Qual a melhor fonte de energia para a obtenção de energia elétrica? Elabore uma cédula de votação contendo todas as fontes energéticas. Cada aluno deverá marcar apenas com um "X" aquela que ele julgar mais importante. Peça para colocarem os votos numa caixa de sapatos, que será a urna improvisada. Abra os votos. Convide um aluno para fazer a contagem. Divulgue o resultado final. Verifique se compreenderam o que foi passado na apresentação dos colegas, analisando o resultado da votação.
6) 12) Já na apresentação dos trabalhos para a classe, avalie a qualidade da apresentação, a desenvoltura dos alunos, a qualidade do material pesquisado e se o trabalho não fugiu do tema proposto. Observe também se o grupo estava unido e dominava o conteúdo.

Outros materiais