Buscar

Questões Contabilidade

Prévia do material em texto

Questões
O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
 PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.
Permutativos, Qualitativos ou Compensativos
São fatos que acarretam uma troca (permuta) entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição qualitativa dos elementos pertencentes ao Patrimônio. Ex.: compra de uma máquina à vista - ocorre a permuta de um bem (dinheiro) por outro bem (máquina), ambos elementos do ativo.
Modificativos ou Quantitativos
São fatos que alteram a composição do Patrimônio e modificam para mais (modificativos aumentativos) ou para menos (modificativos diminutivos) a situação líquida da empresa.
Modificativos aumentativos: envolvem uma conta patrimonial e uma conta de receita, aumentando o Patrimônio Líquido (PL). Ex.: Receita de vendas, receita de aluguel, etc.
Modificativos diminutivos: envolvem uma conta patrimonial e uma conta de despesa, diminuindo o Patrimônio Líquido (PL). Ex.: pagamento de despesas em geral, etc.
Técnicas Contábeis
Escrituração: registro dos fatos patrimoniais de forma contínua e metódica, tendo como apoio a documentação relativa a estes fatos;
Demonstração: processo de prestação de informações úteis, oportunas e adequadas, conforme a necessidade do usuário
Auditoria ou revisão: é a inspeção que se realiza sobre a escrituração contábil com a finalidade de verificar a exatidão dos fatos administrativos;
Análise de Balanços: processo de transformação dos dados em informações úteis aos diversos usuários da informação contábil.
Conceitos
BENS: tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça as necessidades humanas;
Tangíveis: têm existência física, existe como coisa ou objeto. Ex.: Dinheiro, mercadoria p/ revenda, imóveis, máquinas, veículos, móveis, equipamentos, etc.
Intangíveis: Exs.: Marcas e patentes, ações ou Quotas de Capital.
DIREITOS:são bens de nossa propriedade que se encontram em poder de terceiros. (valores a receber).
OBRIGAÇÕES: são bens de propriedade de terceiros que se encontram em nosso poder. (valores a pagar).
Ativo Circulante: valores convertidos em moedas ou já são moedas.
Ativo não Circulante: estão os valores que ainda possuem prazo de resgate maior.
Passivo Circulante: Estão as dívidas que deverão serem pagas em até 360 dias.
Passivo não Circulante: ficam dívidas com prazo superior a 360 dias.
Balancete de duas colunas: balancete sintético.
Balancete de quatro colunas: balancete analíticos.
Balancete de seis colunas: balancete complexo.
1ª Fórmula: Um D para cada C/ 2ª Fórmula: Um D e vários C./ 3ª Fórmula: Vários D e um C. / 4ª Fórmula: Vários D e vários C.
1- Conceitua-se _____________ qualquer pessoa física ou jurídica detentora de um patrimônio.
R: Empresa ou entidade.
2- O Princípio de Contabilidade que determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
R: Princípio da Prudência.
3- O departamento de contabilidade da empresa VIP Confecções Ltda., recebeu uma nota fiscal de aquisição de móveis para o escritório de compras no valor de R$ 30.000,00 em 30/03/14, conforme nota fiscal nº 123 - NIPON Móveis Ltda., de 15/01/14. A auxiliar de contabilidade lançou a referida aquisição no mês de março/14 como sendo desta época. Com base nos princípios de contabilidade, qual destes estaria sendo desconsiderado pela referida funcionária da contabilidade?
R: Da Competência.
4- O objetivo fundamental da Contabilidade é:
R: Prover os usuários das demonstrações contábeis com informações que os ajudem a tomar decisões.
5- Escolha a opção que contenha o conceito de Partidas Dobradas:
R: O montante de débitos devem corresponder a um montante de créditos de igual valor.
6- O objeto de estudo da contabilidade é:
R: O patrimônio.
7- Dentre os Princípios Fundamentais da Contabilidade aplicados em custos, temos aquele que ¿Havendo mais de uma forma de registro do mesmo evento, deve-se adotar um único critério sempre, evitando mudá-lo a cada período, pois interferem diretamente nos resultados..¿ A qual princípio /convenção o trecho destacado se refere:
R: Uniformidade.
8- Faça a correlação entre a coluna da direita com a coluna da esquerda, de forma CORRETA: ( 1 ) Princípio da Entidade; ( 2 ) Princípio da Prudência ; ( 3 ) Princípio da Oportunidade; ( 4 ) Princípio da Competência - ( ) Os eventos devem ser reconhecidos de forma tempestiva afim de garantir a integridade da informação contábil e relevância da mesma. ( ) Entre duas possibilidades igualmente válidas deve ser registrado o maior valor para o passivo e o menor valor para o ativo. ( ) As receitas e as despesas devem ser reconhecidas no período em que ocorrerem, independentemente de recebimento e pagamento. ( ) O patrimônio dos sócios não se confunde com o patrimônio da organização.
R: 3, 2, 4 e 1 Respectivamente.
9- O mundo inteiro se utiliza de um método de contabilidade para escriturar os fatos contábeis. Assinale a alternativa que contém esse método.
R: Das Partidas Dobradas
10- O objetivo da contabilidade é o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando o fornecimento de informações para tomada de decisões. O usuário que utiliza a informação contábil para conhecer a capacidade de pagamento de empréstimos e financiamentos de bens é o:
R: Banco.
11- É o conjunto de elementos necessários à existência de uma entidade:
R: Patrimônio.
12- Bens materiais .também são chamados de:
R: Tangíveis.
13- As contas são classificadas em dois grupos:
R: Patrimonial e de resultado.
14- A Demonstração é o processo de prestação de informações úteis, oportunas e adequadas, conforme a necessidade do usuário.
15- No ativo é onde reside:
R: Os bens e direitos ou aplicações de recursos.
16- Qual técnica contável que é o processo de transformação dos dados em informações úteis aos diversos usuários da informação contábil?
R: Análise de balanço.
17- Um empréstimo bancário contratado com prazo de vencimento de 5 anos, a contar da data de entrada do recurso, será classificado no:
R: Exigível a Longo Prazo.
18- Qual técnica contável que consiste no processo de prestação de informações úteis, oportunas e adequadas, conforme a necessidade do usuário?
R: A demonstração.
19- As contas Caixa, Banco, Clientes, Estoques, Veículos têm origem:
R: Ativa/Devedora.
20- A técnica contábil que faz a análise da consistência e qualidade dos lançamentos e das demonstrações contábeis é conhecida como:
R: Auditoria.
21- Qual técnica contável consiste em registrar os fatos patrimoniais de forma contínua e metódica, tendo como apoio a documentação relativa a estes fatos?
R: A escrituração.
22- São contas que apresentam saldo credor:
R: Adiantamento de clientes, fornecedores e capital social.
23- De acordo com a representação do patrimônio por um gráfico em forma de T, convencionalmente lado esquerdo deverão estar registrados:
R: Bens e direitos.
24- Os acontecimentos que ocorrem na empresa e que não provocamalterações no patrimônio são denominados:
R: Atos Administrativos.
25- O conceito mais correto para conta é:
R: O agrupamento de transações de natureza semelhante.
26- Segundo a métodologia de débito e crédito, a conta Fornecedores:
R: Aumento toda vez que recebe um crédito.
27- O Balanço Patrimonial é um relatório contábil que mostra:
R: Os bens, obrigações, os direitos e o Patrimônio Líquido da entidade em determinado momento.
28- Capital Próprio ou Recursos Próprios é igual que.
R: Obrigações.
29- Para o registro das informações contábeis é necessário que sejam utilizados livros específicos que variam de acordo com a forma jurídica, o porte e também o ramo de atividade em que a empresa atua. Dentre estes livros, podemos destacar aquele que apresenta o registro de cada conta em uma folha separada, contendo os valores a débito e a crédito, sendo possível ver o saldo da conta a qualquer momento. Este conceito refere-se:
R: O livro da razão.
30- Os Fatos Administrativos que representam trocas entre elementos ativos, passivos ou entre ambos simultaneamente, sem provocar variações no Patrimônio Líquido são chamados:
R: Fatos Permutativos.
31-Quanto aos livros contábeis , temos vários, mas em relação a legislação temos dois, que são considerados obrigatórios , quais são ?
R: Diário e Razão.
32- Qual Técnica Contábil consiste em registrar, em livros próprios, todos os fatos administrativos, bem como os atos administrativos relevantes que ocorrem no dia-a-dia da empresa?
R: Escrituração.
33- O Livro onde são lançados com individuação, clareza e indicação do documento comprobatório, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações no Patrimônio (fatos administrativos), bem como aqueles que possam vir a modificar futuramente o Patrimônio (atos administrativos) é chamado:
R: Livro Diário.
34- Uma das técnicas contábeis é a escrituração, esta técnica registra os fatos patrimoniais de forma contínua e metódica, tendo como apoio ________________ relativa a estes fatos.
R: A documentação.
35- Os livros Diário, Razão, Caixa e Contas Correntes são considerados os quatros principais livros utilizados pela contabilidade. O razonete, também denominado de conta T, é uma versão simplificada do:
R: Livro da razão.
36- Sobre o Balancete de verificação podemos afirmar que:
R: Mostram os saldos de todas as contas patrimoniais e de resultado.
37- A situação Líquida de uma instituição é nula quando?
R: Os bens e direitos são iguais ao Passivo.
38- A conta patrimonial Dividendos a Pagar referente ao resultado positivo da empresa ADM foi paga aos acionistas. Assinale a alternativa correta para este tipo de registro.
R: Débito da conta Dividendos a Pagar e crédito da conta Bancos c/ Movimento.

Continue navegando