Buscar

aula 3 História, Ética e Legislação de Enfermage

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História, Ética e Legislação de Enfermage
Profª Enfª Luziane Costa
Lei da Criação do COFEN/COREN
Lei nº 5.905/73 
Dispõe sobre a criação..
3
Cofen Coren vão CONSTITUIR em seu conjunto uma autarquia e vão estar VINCULADOS ao ministério do ....
Autarquia quer dizer que possui poder absoluto, comandar, que possui autonomia administrativa e financeira
A sede vai ser na
JURISDIÇÃO FEDERAL
Os membro tem que ser PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR
Os membros eles são ELEITOS por maioria de votos em uma assembleia chamada ASSEMBLEIA DE DELEGADOS REGIONAIS
4
ASSEMBLEIA DOS DELEGADOS REGIONAIS
Cofen Coren vão CONSTITUIR em seu conjunto uma autarquia e vão estar VINCULADOS ao ministerio do ....
Autarquia quer dizer que possui poder absoluto, comandar, que possui autonomia administrativa e financeira
A sede vai ser na
JURISDIÇÃO FEDERAL
Os membro tem que ser PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR
Os membros eles são ELEITOS por maiorioria de votos em uma assembleia chamada ASSEMBLEIA DE DELEGADOS REGIONAIS
5
8
9
1-A
25
2-e
26
2-e
27
3 - b
28
4 c
29
4 c
30
5- c
31
6-d
32
7-d
33
8 c
34
9-b
35
9-b
36
10 -b
37
Processo Saúde-Doença
Processo Saúde-Doença
O ser humano relaciona-se constantemente com o meio externo e está exposto a vários tipos de situações que podem leva-lo a lesões ou doenças, em seu cotidiano. Portanto, é importante entendamos o que é homeostasia e a relação saúde-doença.
Saúde 
 Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.  (OMS)
Após essa definição temos que entender  a situação da saúde não só com a ausência da doença em si, mas, também como ausência dos males sociais que muitas vezes afligem nossa sociedade moderna, como falta de saneamento, meios de cultura adequados, enfim, toda uma qualidade de vida que necessitamos para ter uma boa saúde.
Durante muito tempo, predominou o entendimento de que saúde era sinônimo de ausência de doenças físicas e mentais. Com isso os serviços de saúde privilegiavam na sua organização a atenção médica curativa.
40
DIREITO À SAÚDE
 LEI Nº 8080, de 1990 
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
§ 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
Essa lei veio para se fazer cumprir oque nós temos na constituição federal relacionado a proteção e defesa da saúde
42
 § 2º O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade. Art. 3o Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais
Parágrafo único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.
Doença
A doença é o termo que define condição patológica( mal funcionamento de um órgão ou sistema), vem do latim dolentia, padecimento. 
Pode ser causada por fatores externos, como outros organismos (infecção), ou por disfunções ou mal funções internas, como as doenças autoimunes. 
A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas, pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece
A patologia é a ciência que estuda as doenças e procura entendê-las.
Doença
Resulta de consciência da perda da
 homeostasia de um organismo vivo, total
ou parcial, 
Capacidade das funções fisiológicas em 
manter o equilíbrio interno.
Um organismo é dito em homeostase quando seu meio interno contém:a concentração apropriada de substâncias químicas, mantém a temperatura e a pressão adequadas. Quando a homeostase é perturbada, pode resultar a doença. Se os fluidos corporais não forem trazidos de volta à homeostase, pode ocorrer a morte.
O corpo humano é composto de vários sistemas e órgãos, cada um consistindo de milhões de células. Estas células necessitam de condições relativamente estáveis para funcionar efetivamente e contribuir para a sobrevivência do corpo como um todo. A manutenção de condições estáveis para suas células é uma função essencial do corpo humano, a qual os fisiologistas chamam de homeostase.A homeostase (homeo = igual; stasis = ficar parado) é uma condição na qual o meio interno do corpo permanece dentro de certos limites fisiológicos. O meio interno refere-se ao fluido entre as células, chamado de líquido intersticial (intercelular).Um organismo é dito em homeostase quando seu meio interno contém:a concentração apropriada de substâncias químicas, mantém a temperatura e a pressão adequadas. Quando a homeostase é perturbada, pode resultar a doença. Se os fluidos corporais não forem trazidos de volta à homeostase, pode ocorrer a morte.
46
Quando a homeostasia é corrompida, o sistema biológico entra num estado de desagregação denominado de doença. 
A capacidade do organismos recuperar da doença advém da capacidade do organismo restaurar o equilíbrio. Se por alguma razão o organismo não conseguir recuperar, o sistema encontra um fim, advindo a sua morte.
No sentido de evitar a perda de homeostasia a atividade dos órgãos é controlada e regulada, respondendo às alterações do meio interno e externo.
47
Processo Saúde-Doença
 Representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que varia nos diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade
Biológico
Econômico
Cultural
Social
Saúde
Doença.
48
A complexa interação da relação saúde-doença vai muito além apenas do fator fisiológico( funcionamento do organismo), sendo afetada em muito por fatores externo, como agentes patogênicos (causadores de doenças) e condições sociais, nos levando a pensar sobre como nosso estilo de vida e qualidade de vida afetam nosso organismo, gerando saúde ou doença no processo.
49
Homeostase:
 O Poder de Curar
A habilidade do corpo em manter a homeostase dá-lhe um tremendo poder de cura e uma notável resistência ao abuso. Mas,, boa saúde durante a vida não acontece por acaso.
 Dois fatores importantes para este equilíbrio denominado saúde são o meio ambiente e o próprio comportamento do indivíduo. 
Sua homeostase é afetada pelo ar que você respira, pela comida que você come e também pelos seus pensamentos. 
A maneira que você vive pode ajudar ou interferir com a habilidade de seu corpo em manter a homeostase e recuperar-se dos inevitáveis estresses que a vida coloca em seu caminho.
Consideremos o estresse imposto por um simples resfriado. Você está favorecendo seus processos naturais de cura quando você se cuida.Bastante repouso e ingestão de líquidos permitem que o sistema imunológico realize seu trabalho. O resfriado faz seu curso e você logo estará de pé novamente.Se, em vez de se cuidar, você continuar fumando dois maços de cigarro ao dia, não se alimentar adequadamente e passar diversas noites acordado estudando para um exame de anatomia e fisiologia, você interferirá com a habilidade do sistema imunológico em rejeitar microrganismos invasores e trazer o corpo de volta à homeostase e à boa saúde. Outras
infecções tomarão vantagem de seu estado enfraquecido, e logo o resfriado terá se transformado em uma bronquite ou pneumonia.
50
Teoria das Necessidade Humanas Básicas
Maslow afirmara que o estilo de vida ideal e suficiente resume-se na satisfação plena de 5 esferas da vida. Elas são: necessidades básicas, segurança, necessidades sociais, autoestima e auto-realização. Infelizmente o bem estar humano é mais complexo do que parece e, em poucos anos, esta teoria acabou sendo rejeitada por cientistas do mundo todo.
Triângulo de Maslow
Em meados do século XX, Abraham Maslow propôs uma teoria para explicar quais são as maiores necessidades humanas e suas importâncias. Esta teoria, simbolizada por um triângulo com 5 cores, ficou conhecida como 
51
Teoria das Necessidade Humanas Básicas
Teoria das Necessidade Humanas Básicas
Teorias
TEORIA MÍSTICA:
Doença como fenômeno sobrenatural. Além da compreensão de mundo.
TEORIA AMBIENTAL:
Doença em decorrência das alterações ambientais do meio físico
(Teoria Miasmática
TEORIA DA UNICAUSALIDADE:
Doença causada por um agente etiológico (1822-1895) 
L. Pasteur (Micróbios)
(Teoria Miasmática Explicava o surgimento das doenças a partir da emanação do ar de regiões insalubres. o Roma deu o primeiro importante passo na promoção da saúde quando tornou a higiene pessoal acessível através dos banhos públicos 
54
Teorias
TEORIA DA MULTICAUSALIDADE: 
incapacidade e insuficiência da unicausalidade;
várias causas atuam como determinantes da doença. 
TEORIA DA DETERMINAÇÃO SOCIAL :
relaciona a organização da sociedade com as manifestações de saúde ou de doença.
(Teoria Miasmática Explicava o surgimento das doenças a partir da emanação do ar de regiões insalubres. o Roma deu o primeiro importante passo na promoção da saúde quando tornou a higiene pessoal acessível através dos banhos públicos 
55
O Hospital
 O termo hospital origina-se do latim hospitium, que quer dizer local onde se hospedam pessoas, cuja finalidade era prover cuidados a doentes e oferecer abrigo a viajantes e peregrinos. 
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde):
“Hospital é a parte integrante de um sistema coordenado de saúde, cuja função é dispensar à comunidade completa assistência à saúde, preventiva e curativa, incluindo serviços extensivos para os que trabalham no campo da saúde e para pesquisas biosociais.”
Hospital
Objetivos do hospital:
Diagnosticar e restaurar a saúde. 
Grande parte da assistência hospitalar está voltada à recuperação da saúde. A partir do atendimento ambulatorial, onde os diagnósticos vão sendo elucidados até o tratamento clínico e cirúrgico.
Educar - ensino e treinamento de pessoal.
Ex.: hospitais-escolas, ficam envolvidos com elementos que recebem educação: funcionários de todos os níveis, estudantes de medicina, residentes, enfermeiros e obstetrizes, farmacêuticos, e estudantes de farmácia, de enfermagem, nutrição, serviço social, administradores etc.
Classificação dos Hospitais
CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO O NÚMERO DE LEITOS
Pequeno porte: Capacidade normal até 50 leitos.
Médio porte: capacidade normal de 50 a 150 leitos. 
Grande porte: capacidade normal de 150 a 500 leitos. 
Extra: capacidade de acima de 500 leitos. 
Classificação dos Hospitais
SEGUNDO A CONSTRUÇÃO 
Monobloco: um bloco. 
Ex: Hospital das Clínicas em SP, primeiro da America Latina. 
Pavilhonar: Em forma de pavilhões. 
Ex: Santa Casa
Serviços concentrados em único edificio
Serviços distribuidos por edificações isoladas de pequeno porte que podem ou não estar interligadas
62
Serviços concentrados em único edificio
Serviços distribuidos por edificações isoladas de pequeno porte que podem ou não estar interligadas
63
Serviços concentrados em único edificio
Serviços distribuidos por edificações isoladas de pequeno porte que podem ou não estar interligadas
64
Classificação dos Hospitais
SÃO GENERICAMENTE CLASSIFICADOS EM:
HOSPITAL GERAL – é aquele que dá assistência a pacientes de várias especialidades clínicas e cirúrgicas podendo ser limitado a um grupo etário (hospital infantil), grupo de comunidade (hospital militar) ou que tenha uma finalidade específica (hospital ensino).
HOSPITAL ESPECIALIZADO – é aquele que assiste, na sua predominância, pacientes portadores de uma patologia específica.
Ex.: hospital psiquiátrico.
Classificação dos Hospitais
QUANTO À ADMINISTRAÇÃO: 
HOSPITAL PÚBLICO : 
É aquele pertencente a órgãos oficiais da administração direta ou indireta, quer sejam federais, estaduais e municipais.
HOSPITAL PARTICULAR ou PRIVADO: 
Trata-se de hospital pertencente a pessoa jurídica de direito privado.
Classificação dos Hospitais
QUANTO AO ASPECTO FINANCEIRO:
HOSPITAL NÃO LUCRATIVO:
Não tem propósito de obter lucro: os indivíduos que o administram (a pessoa jurídica) não são remunerados, não há distribuição de benefícios a qualquer título; todo lucro é revertido para manutenção e desenvolvimento dos objetivos sociais; no caso de ser extinto, o seu patrimônio líquido será doado a outra instituição que tenha o mesmo objetivo social.
Classificação dos Hospitais
QUANTO AO ASPECTO FINANCEIRO:
HOSPITAL FILANTRÓPICO:
É um hospital particular não lucrativo, que desloca um percentual de sua lotação para assistir, gratuitamente, pacientes desprovidos de qualquer cobertura de saúde e de recursos.
HOSPITAL BENIFICENTE:
Refere-se a um hospital particular não lucrativo; destinado a atender grupos específicos de pessoas; é mantido pela contribuição de seus associados e pela clientela que o utiliza.
Classificação dos Hospitais
QUANTO AO ASPECTO FINANCEIRO:
HOSPITAL LUCRATIVO:
É um hospital particular, que objetiva lucro, compensando o emprego de seu capital com distribuição de dividendos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais