Buscar

07 Impacto ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Impacto ambiental: Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas de um ambiente, que direta ou indiretamente afetem:
Saúde da população;
Atividades sociais e econômicas;
A biota;
As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
Qualidade dos recursos ambientais;
Impacto Ambiental X Poluição
Impacto ambiental é um conceito mais amplo do que poluição. Poluição se refere geralmente a uma conotação negativa, enquanto impacto ambiental pode possuir conotação positiva ou negativa. Várias ações humanas causam impacto ambiental sem que estejam ligados a emissão de poluentes a exemplo de hidrelétricas e etc. A poluição é uma das causas do impacto ambiental, mas o mesmo pode ter outras causas. Toda poluição causa impacto ambiental, mas nem todo impacto ambiental é causado por poluição.
O Impacto ambiental pode ser causado por:
Supressão de certos elementos do ambiente;
Inserção de certos elementos no ambiente;
Sobrecarga do ambiente pela introdução de fatores de estresse que vão além da capacidade de suporte do meio;
Aspecto ambiental: É o mecanismo por meio do qual uma ação humana causa um impacto ambiental. Poluentes e geração de resíduos são aspectos ambientais.
Efeito ambiental: Processo que decorre de uma ação humana que produza impacto ambiental.
Licenciamento ambiental: Procedimento administrativo destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetivo ou potencialmente poluidores, que, de alguma forma, possam causar degradação ambiental.
A construção de instalações ou empreendimentos que possam causar degradação ambiental dependem de prévio licenciamento de órgão estadual competente, integrante do IBAMA e do SISNAMA.
Etapas do Licenciamento Ambiental
Licença prévia (LP): Possui validade de 3 anos e deve ser solicitada ao IBAMA na fase de planejamento de um empreendimento. Ela serve para aprovar a viabilidade ambiental do projeto, autorizando sua localização e concepção tecnológica.
Licença de instalação (LI): Autoriza o início da obra ou instalação do empreendimento. Validade de 5 anos.
Licença de operação (LO): Deve ser solicitada ao fim da construção e antes do empreendimento entrar em operação, pois é ela que autoriza o início do funcionamento da obra ou empreendimento. Sua validade deve ser superior a 4 anos e inferior a 10 anos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais