Buscar

Genetica conceitos basicos est dirigido

Prévia do material em texto

��
 FOLHA DE QUESTÕES��CURSO:�DISCIPLINA:��Psicologia�Genética Básica��ASS.:�NOME:���Cristina Amorim��DATA:�Nº de ordem�GRAU:�PROVA:�TURMA�MATRÍCULA:��
___/____/____���Estudo dirigido I��2�0�1�7�2�1�0�2�0�1�3��
LEIA COM ATENÇÃO:
Primeiro estudo dirigido: valendo ponto a ser entregue no dia de nossa prova. Fazer à mão (lápis ou caneta).
Profa. Janaina Cavalcante
Questões de Genética Básica – Parte I- conceitos básicos em genética 
Estudo dirigido I
Defina os termos:
Gene – informação codificada do DNA, responsável pela hereditariedade. b) genoma – conjunto de DNA de uma espécie, com (gene) e sem codificação. c) diplóide e haplóide – ploidia é o número básico de cromossomos. O primeiro com dois e o segundo com um só. d) cromossomos – estrutura constituída de DNA, que contém a sequência linear de genes. e) cromatina – substância da qual se constitui o cromossomo. f) autossomo – são cromossomos somáticos, presentes em células femininas e masculinas. g) fenótipo e genótipo – o genótipo é o conjunto de características que são transmitidas pelos pais. Enquanto o fenótipo é a expressão dessas características mais a interação com o ambiente. h) DNA e RNA – Ambos são constituídos de uma molécula de fosfato, uma de açúcar e uma base nitrogenada. O DNA é o ácido desoxirribonucleico; tem na sua constituição o açúcar desoxirribose e é responsável por codificar a sequência de proteínas que será transcrita pelo RNA. Já o RNA é ácido ribonucleico, responsável por traduzir a informação transmitida pelo DNA que vai modelar as proteínas – substância que é fundamental em diversas funções em organismos. 
De que maneira os genes determinam o fenótipo de um organismo? Os genes transmitem as características de pais para filhos. Entretanto, em função dos alelos serem dominantes ou recessivos, essas características podem ser expressas fisicamente ou não. Quando expressas, são chamadas de fenótipos. Os fenótipos podem ser alterados também com a interação com o meio ambiente. 
Como podemos diferenciar a estrutura do material genético presente nos organismos procariontes e eucariontes? As células de organismos procariontes não possuem núcleo diferenciado. E suas organelas também não possuem membranas. Nos eucariontes, há essa diferenciação do núcleo, bem como a presença de membranas nas organelas. 
Quais os tipos de organismos procariontes? Exemplifique. São organismos unicelulares, como as bactérias e clamídias.
Os vírus podem ser considerados seres vivos? Justifique sua resposta. Pelo material didático desta matéria, até então, os vírus não são considerados seres vivos porque não podem se reproduzir sozinhos (precisam de um hospedeiro e não têm metabolismo próprio (não geram proteínas a partir de seu material genético). Entretanto, novas descobertas e pesquisas têm apontado o contrário. Ver link assim que fala de um vírus gigante: o mimivírus.
https://super.abril.com.br/ciencia/estudo-aponta-que-virus-sao-seres-vivos-sim-senhor/
Vale ressaltar que os vírus possuem duas importantes e complexas habilidades dos seres vivos: presença de material genético (RNA e/ou DNA), que permite a transmissão de suas características aos seus descendentes; e a capacidade de evoluir (aliás, de uma forma muito mais eficaz que a maioria das espécies, já que o fazem com tamanha rapidez que, muitas vezes, não se consegue driblá-lo com vacinas, por exemplo. Ao contrário, ele dribla o sistema imunológico de seus hospedeiros e causa-lhes doenças.)
Explique quais os componentes químicos da molécula de DNA. Esquematize a estrutura do DNA.
O DNA é composto de nucleotídeos que se diferenciam um dos outros por suas bases nitrogenadas: adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T). 
Tanto o DNA quanto o RNA são compostos de nucleotídeos. Que moléculas se combinam para formar um nucleotídeo? 
Uma molécula de fosfato, uma de açúcar (pentose) e uma base nitrogenada.
Quais são as bases presentes no DNA? Quais são as bases presentes no RNA? Quais são os açúcares presentes em cada um desses ácidos nucleicos?
No DNA são Adenina, Citosina, Guanina e Timina e no RNA, Adenina, Citosina, Guanina e Uracila.
No DNA, o açúcar é desoxirribose. No RNA, ribose. 
A sequência de um filamento de DNA é ATTGCCGTC. Se esse filamento servir de molde para a síntese de DNA, qual será a sequência do filamento recém-sintetizado?
TAACGGCTG
 Um gene contém 141 códons. Quantos nucleotídeos estão presentes na sequência codificadora do gene? Quantos aminoácidos devem estar presentes no polipeptídio codificado por esse gene? 423 nucleotídeos e 141 aminoácidos
 Qual é a diferença entre transcrição e tradução? A transcrição ocorre quando a informação passa do DNA para o RNA que se transforma no RNA mensageiro (mRNA). A formação de nova fita com a informação carregada pelo RNA é tradução.
 A síntese de RNA usa como molde o DNA. Alguma vez há síntese de DNA usando o RNA como molde? Explique. 
Sim, na transcrição reversa. Isso ocorre com os vírus que é formado de RNA e se utiliza da célula hospedeira para gerar um DNA com seu material genético e passar esse material adiante, garantindo a reprodução de sua espécie. 
 A doença falciforme é causada por mutação de um dos códons no gene da β-globina; por causa dessa mutação, o sexto aminoácido no polipeptídio β-globina é a valina em vez do ácido glutâmico. Uma doença menos grave é causada por mutação que troca esse mesmo códon por outro específico de lisina como o sexto aminoácido no polipeptídio β-globina. Que palavra é usada para descrever as duas formas mutantes desse gene? Você acredita que um indivíduo que tenha essas duas formas mutantes do gene da β-globina teria anemia? Explique. (fonte: Livro Fundamentos de Genética- Sunstad)
Sobre a estrutura do DNA, marque a alternativa incorreta:
a) O DNA carrega as informações genéticas do indivíduo.
b) Os cromossomos são formados principalmente por DNA.
c) O DNA, assim como o RNA, é formado por nucleotídeos, que são constituídos por um fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada.
d) Os nucleotídeos que formam o DNA diferenciam-se do RNA por apresentarem uma ribose e a base timina
 Para que possa ocorrer a síntese de proteínas, devem ocorrer em ordem os seguintes eventos:
A) replicação, transcrição e tradução. B) transcrição, replicação e tradução.
C) transcrição e tradução. D) tradução, transcrição e replicação.
E) replicação e transcrição.
 O segmento de DNA humano que contém informação para a síntese da enzima pepsina é um:
a) cariótipo. b) cromossomo. c) códon. d) genoma. e) gene.
17) Sobre ácidos nucleicos, assinale a alternativa incorreta:
a) O DNA existe obrigatoriamente em todas as células.
b) O DNA existe em quase todos os seres vivos com exceção de alguns vírus.
c) Nos procariontes, o DNA está espalhado no citoplasma.
d) Nos eucariontes, o DNA está limitado ao núcleo.
e) Nos eucariontes, o DNA, quando no citoplasma, está limitado dentro de organelas que se autoduplicam, como cloroplastos e mitocôndrias.
18) Explique o que são: 
a) Mutações gênicas 
São alterações na cadeia de DNA de natureza pontual que podem ser adição, perda ou substituição de base nitrogenada. 
b) Mutações cromossômicas
Ocorrem em partes inteiras do cromossomo, alterando uma sequência de genes ou o número de cromossomos. 
19) Em relação à questão anterior, cite exemplos, na espécie humana, destes dois tipos de mutações.
Anemia falciforme e albinismo são causados por mutação gênica.
As consequências de mutação cromossômica são muito mais graves: síndromes diversas como a de Down, câncer, infertilidade etc. 
20) Quais os tipos de mutações gênicas? 
Por adição, subtração ou substituição. 
21) Quais os tipos de mutações cromossômicas?
Estrutural ou numérica.
22) Qual a possível causa de uma mutação?Explique e exemplifique.
Mutações ocorrem quando há erro na replicação do DNA, o que, em condições normais, costuma ser raro. E mesmo quando ocorrem, podem ser corrigidas por enzimas que têm exclusivamente essa função. Podem ser causadas por agentes físicos ou químicos, como radioatividade, raio X, radiação ultravioleta, substâncias presentes no fumo, metanol, entre outros. 
23) Cite e explique 3 propriedades do código genético.
- Tem em sua formação uma trinca de bases (nucleotídeos) que é chamada de códon.
- Universalidade – em, praticamente, todos os seres vivos o significado de cada códon é o mesmo.
- Não há sobreposição, pois cada nucleotídeo pertence somente a um códon. 
Muita atenção e bons estudos!!!!

Outros materiais