Buscar

SIMULADO GESTÃO DA TECNOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação 
1- A inovação nasce de um esforço interdisciplinar porque requer a competência, os saberes e a capacidade criativa de vários setores da empresa. Via de regra, as áreas conflitam entre si buscando mais poder e capacidade de mando nas organizações conservadoras.
Pensando nessa linha, porque é mais vantajoso para que as áreas colaborem entre si para a inovação, uma vez que temos grandes barreiras culturais a serem vencidas? 
As diferentes áreas de uma empresa, quando integradas, identificam com maior facilidade temas que representam potencial de inovações.
Ainda nos dias atuais, encontramos dentro do contexto brasileiro diversos gargalos de conhecimento básico, de desenvolvimento tecnológico e de desenvolvimento institucional. Isso afeta diretamente os setores de inovação do país.
Para que as empresas possam identificar interfaces e linhas integradas prioritárias de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia, elas devem priorizar aspectos multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares da questão, apenas assim a inovação faz sentido no contexto de inovação integrada.
Os setores de uma organização funcionam em cadeia, tudo é interligado, portanto, podemos considerar que os setores existentes dentro de uma mesma empresa se tornam seus próprios clientes e fornecedores internos, por exemplo na prestação de um serviço qualquer que reflete diretamente nas atividades de outra área. 
Sem a sinergia necessária entre os setores, o processo de Gestão da Tecnologia e da Inovação não ocorre da forma mais satisfatória possível, uma vez que as competências necessárias não interagem na busca dos melhores resultados.
Sendo assim, é recomendado a realização de um plano diretor de pesquisas com a participação de diferentes segmentos organizacionais relacionados à inovação almejada. Quando todos os setores estão alinhados em um objetivo comum, as barreiras culturais dentro da esfera profissional são reduzidas, os problemas são resolvidos com mais eficácia, gera-se conhecimento compartilhado e há esforços motivadores oriundos dos diferentes setores, tornando-se mais vantajoso trabalhar com um projeto inovador nessas condições.
Questão 2/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação 
Ser criativo e inventivo não é a mesma coisa que ser inovador. Qual a diferença entre esses conceitos? 
Criatividade é sobre libertar o potencial da mente para conceber novas ideias. Esses conceitos podem se manifestar de várias maneiras, mas na maioria das vezes, eles se tornam algo que podemos ver, ouvir, cheirar, tocar ou sentir. Contudo, as ideias criativas também podem ser experiências pensadas dentro da mente de uma pessoa", afirma Marshall no artigo no Business Insider.
A criatividade, por ser subjetiva, pode ser difícil de ser medida. A inovação, por outro lado, é completamente mensurável. O próprio termo "inovação" indica algo novo e diferente, mas a inovação não precisa, necessariamente, ser algo disruptivo. Se um processo consolidado é alterado e isso causa uma mudança positiva no produto final, que é percebida pelo consumidor, temos uma inovação. Inovação se trata de introduzir uma mudança a um sistema relativamente estável. 
Questão 3/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação 
Uma das ferramentas para trabalhar com a Inovação é o Design Thinking (DT). Como seriam os passos de trabalho utilizando o DT? 
As etapas do design thinking podem, em geral, ser resumidas pelos seguintes passos:
1- Identificar onde encontrar oportunidades de inovação
2- Descobrir a Oportunidade de Inovação
3- Desenvolver a Oportunidade de Inovação (Produto ou Serviço)
4- Testar as ideias — protótipos
5- Implementar a solução
Questão 4/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação 
Disserte sobre o funil da inovação aberta, falando de cada fase do processo. 
FUNIL DA INOVAÇÃO ABERTA 
O funil de inovação é uma forma de organizar nossas ideias em etapas de desenvolvimento.
Ideação: são ideias que podem surgir a qualquer momento, manifestando-se livremente ou oriundas de uma atividade específica com intuito de gerá-las quando estamos em vias de buscar uma solução inovadora.
Pesquisa: as ideias podem levar ao desenvolvimento continuado de novas tecnologias, conforme mencionamos acima. Trata-se de um grau mais adiantado de desenvolvimento, uma vez que saímos do âmbito da abstração para darmos os primeiros passos rumo a algo mais concreto, mais palpável.
Parcerias (desenvolvimento): bastante utilizadas para acelerar um projeto que objetiva a inovação, as parcerias servem sobretudo como forma de trazer know-how, expertises e conhecimento válido para o sucesso do empreendimento. 
Scale up e spin offs (Comercialização): nessa etapa do funil de inovação, iremos buscar escalar os produtos e serviços no mercado. Para tanto, pode-se pensar em algumas alternativas tais como a utilização de projetos pilotos ou spin offs.
Questão 5/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação 
Leia o trecho abaixo: 
Nokia processa Apple por patentes em celulares e tablets — Revista Veja 
A Nokia informou nesta quarta-feira que apresentou queixas contra a Apple na Alemanha e nos Estados Unidos, alegando que os produtos da companhia infringiram várias patentes da empresa finlandesa. Os processos foram entregues nas Cortes Regionais de Düsseldorf, Mannheim e Munique, na Alemanha, e na Corte Distrital do Texas, nos Estados Unidos. 
De acordo com a Nokia, o processo aborda 32 patentes, entre elas a tela, a interface do usuário, o software, a antena e a codificação de vídeo. 
Disponível em: <http://veja_abril_com_br/economia/nokia-processa-apple-por-patentes-em-celulares-e-tablets/>_ Acesso em 17 mar. 2017.
ENUNCIADO 
Nesse trecho de matéria que foi publicada na revista Veja vemos que há uma iniciativa de processo sobre patentes de produtos oriundos da inovação. Descreva qual a importância (proteção) de se ter uma patente, e se no caso a Nokia não ter as patentes o que poderá ocorrer nesse processo. 
Gabarito: Quando uma empresa tem o registro de uma patente a permite ter segurança sobre grandes investimentos realizados e m P&D, porque evita- se que os concorrentes venham a copiar e vender a invenção, usufruindo de todo o esforço e investimento feitos. Nesse caso, se a Nokia não tiver os registros de patente, provavelmente ela i rá perder essa ação. Rota 6, Tema

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes