Buscar

AULA 3 - PODER CONSTITUINTE ORIGIÁNRIO - ALUNO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciência Política e TGE II						AULA 3
CONSTITUIÇÃO
 Poder Constituinte Originário - é o poder reunido pelos constituintes eleitos pelo povo ( é o legislativo).
SAHID MALUF - O Poder Constituinte é uma função da soberania nacional. É o poder de constituir e reconstituir ou reformular a ordem jurídica estatal.
As Constituintes, ao contrário, não têm limitação: a elas se devolvem a totalidade do poder de soberania, com apenas o dever de respeito aos imperativos das leis de direito natural.
O Poder Constituinte originário, portanto, é um poder ilimitado, em regra. Só a própria Assembléia Constituinte, em deliberação preliminar, atenta aos princípios de direito natural e histórico, ou a um eventual condicionamento estabelecido na eleição dos seus componentes, poderá limitar o seu procedimento.
Quanto ao assunto o poder constituinte originário é ilimitado. Para chamar o Constituinte para mudar a Constituição a forma tem de ser a que consta na própria Constituição.
Características: 
Poder inicial – uma vez que inaugura a nova ordem jurídica e revoga a Constituição anterior e toda a legislação incompatível. 
Autônomo – somente ao exercente desse poder pode determinar os termos da nova constituição;
Ilimitado – de modo que não se reporta a ordem jurídica anterior, sendo um novo arcabouço jurídico
Incondicionado – não se submete a nenhum processo predeterminado para sua elaboração
Poder Constituinte Derivado (ou poder reformador ou secundário) - Os poderes constituídos conservam, permanentemente, uma parcela do Poder Constituinte para reformas ou emendas da Constituição, no curso das legislaturas, dentro dos limites estabelecidos no próprio texto. 
Consiste na competência para reformar parcialmente ou emendar parcialmente ou emendar a Constituição, que não é um código estático, devendo acompanhar a evolução da realidade social, econômica e ético-jurídica.
Poder Constituinte permanente só se verifica na Inglaterra, país de Constituição inorgânica, onde o Parlamento edita normas de direito constitucional pelos mesmos trâmites das normas de direito ordinário.
CARACTERISTICAS
Limitação – pois a constituição impõe limites a sua alteração, criando determinadas áreas imutáveis. São as chamadas clausulas pétreas- que não aceitam modificação, salvo se novo poder constituinte originários for criado.
Condicionalidade – para que haja modificação da Constituição deve-se obedecer ao Processo determinado para sua alteração – processo de emenda.
Limitações.
A estrutura básica da ordem constitucional, não pode ser atingida pelo poder reformador, como no sistema brasileiro, por exemplo, são inalteráveis a forma federativa do Estado, a forma republicana do governo e a ordem democrática na sua essência.
Temporais - Determina um prazo, um lapso temporal para alterar a Constituição. (o art. 3° ADCT não é proibição), a nossa não tem.
Circunstanciais - impossibilitam emendas em determinadas circunstâncias. Exemplo; estado de guerra. Art. 60 § 1° CF. A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou estado de sítio.
Materiais - O Poder Constituinte originário determina as matérias que não podem ser emendadas; Art. 60 § 4°,I ao IV da CF - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

Outros materiais