Buscar

TRABALHO DE REDES LOCAIS E COMUTAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Trabalho – Design de Redes 
Objetivo
Explicar a necessidade de projetar uma rede hierárquica.
Cenário
Seu empregador está abrindo uma nova filial.Você foi designado para o local como administrador de rede e seu trabalho será projetar e manter a rede da nova filial.
Os administradores de rede nas outras filiais usaram o modelo hierárquico de três  camadas para desenvolver suas redes. Você decide usar a mesma abordagem. 
Para ter uma ideia do que o uso do modelo hierárquico você deve realizar estudos sobre o assunto.
Etapa 1: Use a Internet para encontrar informações e fazer anotações sobre o modelo
hierárquico de três camadas. Sua pesquisa deve incluir informações sobre:
Camada de acesso:
A camada de acesso faz conexão com dispositivos finais, como computares, impressoras e telefones VOIP entre outros.
Podemos encontrar na camada de acesso, equipamentos presentes, tais como, roteadores, switches, brigdes, hubs e pontos de acesso wireless (AP).
Além de ser um meio de conectar dispositivos à rede, tem como objetivo controlar quais possuem permissão de comunicação.
 Camada de distribuição:
A camada de distribuição faz a ligação da camada núcleo com a camada de acesso. Agrega os dados recebidos dos equipamentos da camada de acesso antes de serem transmitidos para a camada núcleo.
Através de políticas e domínios de broadcast, a camada de distribuição controla o fluxo do tráfego da rede. As redes locais virtuais (VLANs) são definidas na camada de acesso e permitem segmentar o tráfego de um switch em sub-redes separadas. Com isso, é na camada de distribuição que ocorre o roteamento entre VLANs.
Para assegurar a confiabilidade, os switches da camada de distribuição costumam ser equipamentos de alto desempenho e disponibilidade.
 c. Camada de núcleo:
A camada núcleo é o backbone da rede no design hierárquico e pode se conectar a recursos de internet. Com isso, é importante que o núcleo tenha equipamentos robustos e ofereça redundância e disponibilidade. Ela também é essencial para interconectividade entre dispositivos da camada de distribuição.
O núcleo agrega o tráfego de todos os dispositivos da camada de distribuição. Com isso, ele deve ser capaz de encaminhar grandes quantidades de dados rapidamente.
Etapa 2: Pesquisa também os sequintes tópicos:
Princípios de um projeto hierárquico:
Cada camada oferece recursos e funcionalidades diferentes para a rede. Dependendo das características do local da implantação, você precisará de uma, duas ou três camadas. Por exemplo, um local que ocupe um único prédio pode precisar somente das camadas de acesso e distribuição. Mas, se a empresa for grande o suficiente, a rede pode precisar das camadas de acesso, distribuição e central, mesmo estando em um único prédio. Um campus com vários prédios normalmente requer as três camadas.
Benefícios de um projeto hierárquico para a rede da empresa:
Existem diversos benefícios associados aos designs de rede hierárquica como: Escalabilidade, Redundância, Desempenho, Segurança, Gerenciabilidade, Sustentabilidade. Os diversos benefícios citados mostram que uma rede organizada facilita muito o trabalho dos administradores de rede. As redes hierárquicas por natureza, ajudam na escalabilidade, fazendo com que novos equipamentos possam ser implementados sem dificuldade, facilitando a gerenciabilidade da rede. Vimos que, nas redes hierárquicas podemos economizar equipamentos de alto desempenho, por se tratar de um modelo onde as funções dos switches são diferentes em cada camada. Podemos evitar problemas futuros e resolve-los com mais facilidade, sempre que a rede for organizada e tiver o modelo hierárquico aplicado corretamente.
c. Recursos de dispositivo de rede necessários em cada camada do prejoto para sua empresa:
Plataformas da camada de acesso:
• Cisco Catalyst 2960-S Series Switches • Switches Cisco Catalyst 2960-X Series • Switches Cisco Catalyst da série 3560-X • Switches Cisco Catalyst 3750-X Series • Switches Cisco Catalyst 3650 Series • Switches Cisco Catalyst 3850 Series • Switches Cisco Catalyst Série 4500E
Plataformas da camada de distribuição:
• Switches Cisco Catalyst 6500 Series com mecanismo de supervisão 2T • Switches Cisco Catalyst 6880-X Series • Switches Cisco Catalyst 4500-X Series • Switches Cisco Catalyst 4507R+E Series • Switches Cisco Catalyst 3750-X Series
Plataformas da camada central 
• Switches Cisco Catalyst 6807-XL com mecanismo de supervisão 2T do Cisco Catalyst 6500 • Switches Cisco Catalyst 6500 Series com mecanismo de supervisão 2T do Cisco Catalyst 6500
Sugestão de sites para a pesquisa:
Design de LAN CISCO (redes com e sem fio) e no LAN Design

Outros materiais