Buscar

William Harvey e o Sistema Circulatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

WILLIAM HARVEY E A CIRCULAÇÃO DO SANGUE
Quem veio antes dele? Luta pela primasia acaba fazendo com que alguns nomes sejam esquecidos pela história. Harvey descobriu muita coisa, porém montou um quebra- cabeças
Pré-Harvey - Vesalius, Servet, Colombo,... 
GALENO (300) 
Vivissecções, abria animais vivos e mortos. Animais e humanos: semelhança. Não violava corpos, não significando que outros homens deixavam de violar. Na antiguidade era comum o embalçamento. 
O coração era uma câmara de combustão que reproduzia calor para o organismo. Não era uma bomba e sim um órgao que produzia calor. Quilo via dos intestinos com todos os nutrientes que absorviamos dos alimentos, ia pela veia porta ao fígado que se transformava em espíritos. Tais espeírios iam oara o coração, quando o sangue chega, vai para o pulmão. Expiração elimina vapores negatuvos e inspiração traz vitaliadad ao coração. Sangue da expiração está liberando fluidos tóxicos (lado direito), sangue da ispiração era da vitalidade - fluido vital presente na atmosfera (lado esquerdo).
Sangue sai pela aorta pelo VE, sobe para o cérebro e ia para o corpo todo. Não via como uma bomba e sim um órgão que esquentava. Nos septos existiam poros não visíveis fazia comunicação. 
ANDREAS VESALIUS (1514-1564 D.C.) 
Colaborou para Harvey quando deu liberdade para abrir o corpo humano, fundou a cadeira de anatomia em Pádua (Harvey estudou em Pádua). 
Disse que o septo que separa os ventrículos não tinha poros. O sangue não passa de um lado para o outro. 
MIGUEL DE SERVET (1511-1553) 
Espanhol. A circulação pulmonar - VD>longos vasos>pulmões>VE. Escreveu um texto condenando a santidade. Condenado à fogueira por João Calvino (1553). Christianismi Restitutio (1559) - publicação póstuma. 
REALDO COLOMBO (1516-1559)
Sucessor de Vesalius em Pádua. Vivissecção de animais para observação anato-fisiológica permitiu concluir que a veia pulmonar não transporta ar junto ao sangue (crença que prevalecia). Publicação: De re anatomica (1559). Descobriu as válvulas nos vasos que partem e chegam aos ventrículos e o seu papel na circulação p percebeu que o sangue tinha caminho único (unidirecional). Pois acreditava-se antes que o sangue fluia como a maré (vai e volta). Descreveu a sístole e a diástole. Manteve-se fiel a Galeno. A circulação até aqui não é fechada e o fígado é o produtor de sangue - não sabiam o papel real do coração e do fígado. 
Quando abriam o corpo as artérias não tinham sangue a veia tinha. Só percebeu-se com a vivissecção. 
ANDREA CESALPINO 
Descobriu as válvulas. A obstrução temporária de uma veia é seguida da distensão dela abaixo da obstrução. Entretanto, ele não entendeu o significado desse fenômeno. A veia cava, ao desembocar no coração possui diâmetro maior do que ao sair do fígado. 
GIROLAMO FABRICI 
Professor do Harvey. Descreveu pela primeira vez as válvulas das veias humanas.
Entre as publicações de Vesalius e de Harvey passaram-se apenas 85 anos de conflitos. 
WILLIAM HARVEY (1578-1657)
Estudo da embriologia para continuar com a vivissecção. Observação da serpente e sua circulação sanguínea - obstrução na aorta inchava de sangue e o coração também. Perceve que o coração bombeava e fazia força, percebeu também que artérias saiam do coração e chegavam pelas veias. Calculou quanto sangue passaria no coração ao longo de um dia e concluiu que a circulação era fechada. Reproduziu as observações a cerca do fluxo de sangue e montou o quebra-cabeças. Matemática na fisiologia - coração de um cachorro e calculou o volume de sangue que o VE tinha e o quanto bombeava durante um dia: A circulação é fechada por que não ha como produzir tanto sangue se não tiver matéria prima para isso. É uma questão de matéria. O débito multiplicado pelo volume em 24h mostrava que não existia uma produção constante. Viu que o sangue vinha das extremidades para o coração, entendeu o sentido do sangue. 
Viu que a artéria contraia para o sangue saia dela e vá pelas veias... Passando por poros invisíveis nos tecidos (já dito por Galeno). 
Era médico de famosos (reis e príncipes). Sua obra foi totalent eaceita depois que Descartes a incluiu na quinta parte do discurso do método (1637). Harvey fez muitas exibições para publicar sua obra De Motu Cordis. 
E o fígado? Qual seu papel? - Não respondeu. 
RECOMENDAÇÕES 
LIVROS - "A assustadora história da medicina" e "As 10 maiores descobertas da medicina".

Outros materiais